Tão Ontem, de Scott Westerfeld | Resenha #30
Embora seja muito conhecido, nunca havia lido nada do Westerfeld. E ao encontrar Tão Ontem, eu não consegui resistir à capa curiosa e divertida e a promessa de uma boa e deliciosa aventura, um tanto diferente da minha zona de conforto literária.
Autor: Scott WesterfeldEditora: Galera RecordPáginas: 316Ano: 2007
A história é narrada por Hunter, um garoto de 17 anos que tem um emprego secreto um tanto peculiar: ele é um caçador de tendências. Hunter tem a tarefa de encontrar as coisas mais legais que podem se tornar uma febre na moda. Sua tarefa é observar. Porém, ao conhecer Jen, uma Inovadora, aquela que lança as tendências, Hunter começa se envolver mais do que deveria.
Então algo assustador acontece: Mandy, sua chefe, combina uma reunião com Hunter e Jen, porém ela não aparece. Seu celular é encontrado pela dupla de adolescentes em um galpão e então se inicia toda a aventura para descobrir o que aconteceu com Mandy e o que um par dos tênis mais incríveis já vistos tem a ver com a história.
A escrita de Westerfeld é envolvente, e isso faz com que a leitura flua muito rápido. Os capítulos curtos ajudam muito com que as páginas passem rapidamente e o mistério no fim de cada um deles faz o leitor se sentir motivado a continuar a história. A narrativa simples feita pelo nosso protagonista não tem nada demais, mas ainda assim é deliciosa e divertida de ler. Hunter é um rapaz comum, do qual dá vontade de ser amigo e Jen é uma garota diferente, divertida e aventureira.
A história é bem trabalhada, enquanto os personagens de fato não são tão bem trabalhados assim. Os acontecimentos tomam a cena e o mistério é o que me motivou muito a ler rapidamente a história, despertando sempre minha curiosidade.
Uma característica legal é que dá para perceber que a história tem um bom plano, segue um roteiro e isso acaba dando um bom desenvolvimento, nenhuma ponta fica perdida e não restam interrogações ao fim da história, também não há muita enrolação no meio do livro, o que é excelente.
Eu confesso que não fazia ideia do que esperar do final, por isso apenas me surpreendi. Scott fez uma obra tão bem planejada que eu nunca conseguia acompanhar o suficiente para criar teorias, minha criatividade foi bem limitada e isso não é algo ruim.
Porém, o livro é bem simples. Os personagens são simples e a história se baseia basicamente nessa rápida aventura, dando espaço há uma leve química e um pré-romance que não chega a ser abordado no livro. O ponto alto mesmo é que, com todo esse mistério adolescente, o livro também consegue ser divertido e me fez dar umas risadas bobas enquanto eu lia.
É leve, descontraído, cheio de aventuras e aborda um tema diferente, a indústria da moda vista de uma forma curiosa e irreverente através de pirâmides onde no topo se encontram os inovadores e logo abaixo os caçadores de tendências. Vale muito a pena ler, principalmente se você busca uma história para se distrair e rir um pouco. Se fosse um filme, daria uma bela sessão da tarde.
Nota: 4/5
Entenda as notas: 1 – Ruim, péssimo; 2 – Médio, regular; 3 – Bom, legal; 4 – Muito bom; 5 – Ótimo, incrível; ♥ – É um dos meus preferidos
Miriã Mikaely
Oi, Aléxia
Eu nunca tinha ouvido falar do livro mas parece ser uma história bem legal, eu acho que gostaria de ler, só achei essa capa bem batidona, poderia ser mais bonita né.
Beijo
http://www.capitulotreze.com.br/
Unknown
Oi,
fiquei bem interessada, a história pelo jeito é bem envolvente
Beijos
https://oneoffjulia.blogspot.com/
Carol Cristina
Oi Lex!
Eu nunca li nada desse autor tbm, os livros nunca me chamaram muito a atenção…
Então confesso que a trama de "Tão ontem" não me despertou meu interesse para ler. Mas que bom q foi uma boa leitura pra vc!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Book Obsession
Olá!
Parece ser uma história divertida e bem envolvente. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a personagem e aonde ela foi parar.
Adorei a resenha!
Beijos!
Camila de Moraes
theonethattravels
Great post.
xx
https://theonethattravels.wordpress.com/
Lia Christo
Oi Aléxia.
Não conhecia o livro, mas vou deixar a dica anotada pois gostei do plot. Bjus
Doces Letras
Canal News Fallen Books
muito lindo o blog, a resenha esta muito fofa, cheia de pontos legais que me fazem querer ler o livro parabéns
Blog :https://www.newsfallenbooks.com/
Yana Sofia
Oi Lex, nunca tinha ouvido falar desse livro antes. Gosto de livros rápidos, no entanto sinto falta de aprofundamento dos personagens se não houver, acredito que aprofundar seus ideais e sonhos, suas personalidades e outros pontos complexos sejam muito importantes. Ainda assim, fiquei curiosa porque uma boa aventura me prende também. Ótima dica!
Beijos da Yana,
Marshmallow Com Café