Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta, de Noemi Nicoletti | Resenha

Uma das coisas que mais me deixa feliz é encontrar lançamentos de ficção cristã por grandes editoras. Quando soube que o livro da Noemi, Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta foi lançado pela Thomas Nelson Brasil e Pilgrim, fiquei super animada e já desconfiava que iria amar a história.

Título: Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta
Autora: Noemi Nicoletti
Editora: Thomas Nelson Brasil e Pilgrim
Páginas: 320
Compre na Amazon.
Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta: a história
Neste livro de título icônico, vamos acompanhar Liesel, uma menina de 17 anos que enfrenta grandes problemas familiares, como o luto pela perda do pai, a convivência com sua mãe, que sofre com o transtorno de personalidade borderline, e o afastamento de sua irmã.
A única coisa que dá sentido à vida de Liesel e a motiva todos os dias é Leo Adrian, o cantor que ela idolatra e tem o sonho de conhecer. É assim que a sua vida dá uma reviravolta: quando ela descobre que Leo Adrian está vindo para o Brasil pela primeira vez.
Liesel embarca na missão de encontrar uma forma de conhecer Leo e chamar a sua atenção. O que ela não imagina é que está iniciando uma jornada intensa de seu próprio amadurecimento.
O que achei do livro
Eu amo livros que conseguem falar de assuntos sérios e importantes (como luto, solidão, saúde mental) de forma leve. E talvez seja por isso que eu gostei tanto de Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta.
Noemi Nicoletti conseguiu unir diversos temas em um equilíbrio perfeito nessa história, escrevendo em uma narrativa tão fluida que mal senti as páginas passarem.
Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta é todo narrado em primeira pessoa, pela visão da Liesel, então enfrentamos com a protagonista todas as suas dores, dúvidas e desejos. É como se Liesel se tornasse, de repente, uma melhor amiga. Eu me identifiquei muito com diversos dilemas que a protagonista enfrenta e me emocionei profundamente com o seu luto e a dificuldade em conviver com a sua mãe, que sofre de um transtorno tão difícil.
No entanto, Liesel não é aquela personagem perfeita, que nem parece real. Ela é como toda adolescente que tem que enfrentar problemas sérios demais, cedo demais. Lisel faz muita coisa errada, trocando os pés pelas mãos, agindo impulsivamente, mas ela também aprende muito sobre arrependimento e recomeço.
Acho que quando você tem o mundo todo ao alcance das suas mãos e descobre que, ainda assim, só existe um lugar que o atrai, é quando você se dá conta de que encontrou algo pelo qual vale a pena lutar.
Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta
Eu gostei bastante da forma como o romance foi abordado, especialmente por conta de toda a idolatria que Liesel tem pelo Leo Adrian, imaginando que ele seria seu príncipe encantado no cavalado branco, idealizando uma vida perfeita após encontrá-lo. Se você foi uma adolescente que se apaixonou por algum artista, você vai se identificar muito!
No entanto, a Noemi soube construir uma pequena reviravolta que me conquistou bastante. Não falarei mais, pois caio no risco de dar spoiler. Mas, apesar de ter gostado muito do desenvolvimento do romance, o que me conquistou mesmo foi o foco que a autora deu para o próprio amadurecimento da protagonista e sua jornada de perdoar e aprender a lidar com as próprias emoções.
Também gostei muito de como a fé foi abordada no livro, através da conversão da Liesel e a mensagem de que, mesmo em meio a uma profunda solidão, podemos encontrar o pertencimento verdadeiro quando sabemos que somos amadas, cuidadas e protegidas pelo Criador.
Embora eu não ache que a estética de um livro seja um fator tão importante para influenciar uma leitura, não posso deixar de enfatizar isto na resenha. O livro tem diversas ilustrações coloridas por dentro, com imagens lindíssimas que nos ajuda a mergulhar ainda mais fundo na história. Também tem recursos visuais ilustrados como mensagens trocadas, bilhetes, manchetes de jornais e etc.
Para completar com chave de ouro, Noemi não apenas escreveu uma história linda, como também compôs canções autorais para o enredo do livro. E você pode ouvir essas músicas no Youtube e Spotify:
Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta tem aquele gostinho de leitura adolescente que nos faz rir em vários momentos, nos emocionar em outros e querer brigar com a protagonista na mesma proporção em que queremos abraçá-la e dizer que vai ficar tudo bem.
No final, fiquei com aquele gostinho de quero mais.
Recomendo a leitura para meninas acima de 14 anos.
Tay Ribeiro
Amei a resenha. Nada melhor que um livro leve que aborda temas importantes e é bem imersivo.
Já quero ler
Beijos
lulu
Alécia,
Ainda não conhecia essa obra, mas achei a temática bem interessante.
big beijos
http://www.luluonthesky.com
Alessandra Salvia
Oi Lex, tudo bom?
Não conhecia o livro, mas gostei da proposta!
Com certeza, é um tipo que eu leria, vou anotar aqui na lista da amazon!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Cida
Oi Lex! Eu gosto deste tipo de história que aborda temas complicados, de maneira delicada . Eu fiquei bastante curiosa sobre a história. E que nome diferente do livro, não é?
Bjos!! Cida
Moonlight Books
Emi
Eu gostei muito da sua resenha e do que o livro traz, vou
querer ler sim, espero ter a oportunidade. Acho que a temática do luto e
saúde mental são temas muito importantes e que merecem bastante
destaque.
beijos
Priih
Oi Lex, tudo bem?
Achei incrível que a playlist tenha sido composta pela autora e esteja disponível no Spotify, muito talentosa ela!
Sua resenha ficou ótima e deu pra sentir todas as emoções em torno da jornada de amadurecimento da protagonista. Gosto quando os romances não são instalove perfeitos, especialmente nesse caso, em que ela idealizava seu artista favorito – que na vida real é alguém de carne e osso, com qualidades e defeitos.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Livia
to precisando mesmo de novas indicações de leituras, tudo meio parado por aqui, adorei conhecer esse
http://www.tofucolorido.com.br
https://www.instagram.com/liviaalli/
Kelen Vasconcelos
Oi Aléxia,
Eu acho lindo quando um livro consegue trabalhar assuntos pesados de forma positiva. Infelizmente já vi muitas pessoas indicando este tipo de livro (os negativos) e dizendo que é maravilhoso… o que me deixa muito triste. Mas sabendo que tem opções tão boas assim que vai trazer sentimentos tão bons, fico bem mais feliz. Obrigada pela indicação ^^
Bjos
Kelen Vasconcelos
https://www.kelenvasconcelos.com.br/
Denise Crivelli
Oi
que bom que curtiu a leitura, eu não conhecia o livro, mas legal que ele aborda temas como o luto.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Juliana Ferreira
Achei bastante interessante a proposta e fiquei com muita vontade de ler, a resenha foi maravilhosa
Beijos
http://www.pimentadeacucar.com