Se Você Me Visse Agora, de Cecelia Ahern | Resenha

Resenha se você me visse agora

Entre os leitores de romances, a Cecelia Ahern já é bem conhecida por seus livros best-sellers que renderam ótimos filmes de romance, como P.S. Eu te Amo e Simplesmente Acontece.

Por isso, quando encontrei Se Você Me Visse Agora nas prateleiras da livraria e vi que foi escrito por ela, não hesitei duas vezes em pegar um livro e dar uma chance para sua escrita.

Se Você Me Visse Agora acabou se tornando uma deliciosa surpresa, um livro que foi muito além daquilo que eu esperava.

Sinopse do livro

Elizabeth Egan teve uma infância de desilusões, com uma mãe que estava sempre ausente e, depois de alguns anos, abandonou seu pai e sua pequena irmã ainda bebê para que Elizabeth cuidasse. Não é de se esperar que, agora com 34 anos, e tendo novamente cuidar de uma criança que não é sua, seu sobrinho Luke, Elizabeth busca por equilíbrio e estabilidade em todas as áreas de sua vida, tendo que controlar tudo a todo o momento e não deixando que nem uma parte de sua mente explore a imaginação e ilusões.

Apesar de ser uma designer de interiores, ela nunca vai muito além da sua paleta de cores cinzas, sua casa é sempre limpa e organizada e nem parece que há uma criança vivendo ali. Para piorar a situação. Elizabeth é incapaz de demonstrar sentimentos que passem um pouco mais de afeto.

Tudo começa a mudar, porém, quando Luke, seu sobrinho de 6 anos, começa a enxergar um amigo imaginário, o que passa a enlouquecer Elizabeth, já que tudo que ela menos quer é que o sobrinho se torne uma pessoa “no mundo da lua” como a mãe e a avô.

Mas o que Elizabeth não imagina é que ela própria passará a enxergar Ivan, mas sem se dar conta que somente ela e Luke podem vê-lo.

Ivan é um amigo imaginário e essa é sua profissão. Mas, quando ele é enviado para a casa de Luke, percebe que há algo diferente, já que o menino não tem nenhum problema do qual ele possa ajudar, ao contrário de sua tia… Porém, nunca nenhum amigo imaginário foi enviado para um adulto e nenhum adulto pode enxergá-lo.

Resenha Se Você Me Visse Agora

Confesso que minhas expectativas não estavam altas para esse livro, o que foi ótimo, já que assim me permiti ser surpreendida.

A escrita da Cecelia é um pouco arrastada, as partes de muito diálogo não compensam as muitas outras de uma narração detalhada e extensiva e, muitas vezes até mesmo repetitiva, sobre a infância de Elizabeth e detalhes de sua casa, trabalho e características dos locais. Porém, tudo isso acaba sendo compensado pela criação de personagens tão cativantes e mágicos – literalmente.

Os personagens de Se você me visse agora são muito bem construído, e dá para se sentir próximo de ambos, mesmo com a narrativa em terceira pessoa na maior parte das páginas.

São as crianças que sabem exatamente o que está acontecendo com o mundo. Elas enxergam mais que os adultos, elas acreditam mais, são honestas e sempre, sempre permitem que você saiba em que pé está.

Se Você Me Visse Agora, de Cecelia Ahern

Além disso, a autora consegue criar um clima de empatia por personagens como a Elizabeth e seu pai, emocionando em muitas partes e deixando o coração do leitor super apertado. É realmente uma leitura bastante sensível, permeada por dramas familiares.

Minha única crítica é que o livro não abriu um leque maior para os personagens secundários com pequenas participações, fazendo a história girar em torno de Elizabeth e seus dramas.

[…] não importa onde esteja, a gente sempre precisa de um amigo.

Se Você Me Visse Agora, de Cecelia Ahern

O desenvolvimento da história foi muito bem trabalhado, os acontecimentos vão sendo bem detalhados e aos poucos as coisas vão acontecendo, conseguimos acompanhar a evolução dos personagens com calma.

Ao passar das páginas, você fica se perguntando a todo instante o que vai acontecer e, às vezes, o livro se mostra uma verdadeira caixinha de surpresas. Além disso, a história nos ensina muito sobre dor, passado, traumas, infância, amor, superação, medo e todos esses temas que são universais.

A Cecelia Ahren cria uma atmosfera muito mágica e deliciosa de ler em Se você me visse agora. É aquele livro que facilmente você imagina a história em um filme da sessão da tarde.

Se você gosta de ler livros sensíveis, com uma boa dose de drama familiar, com certeza Se você me visse agora é uma excelente escolha.

Conheça esse e outros livros da Cecelia Ahren:

You Might Also Like

10 Comments

  1. Miriã Mikaely

    Oi, Aléxia!
    Eu só li um livro da Cecelia e também achei a narrativa dela meio lenta, mas eu ainda assim quero ler outras obras da autora, já que muita gente gosta. Esse nunca ouvi falar mas vou colocar na minha lista.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

  2. Mari Zavisch

    Oi, Aléxia!
    Eu não consegui terminar o livro que tenho aqui em casa da autora. A escrita dela não deu certo para mim e eu não sei compraria outro livro para tentar gostar dela. Acho que fico com os filmes baseados neles e está tudo certo hahaha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

  3. Lulu on the sky

    Ainda não li nada dessa autora, fiquei curiosa.
    big beijos,
    Lulu
    http://www.luluonthesky.com

  4. Paula Lopes

    Uma dádiva poder comprar bons títulos a um preço tao acessível! Achei as fotos lindíssimas também. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

  5. Oi, Aléxia!

    Eu não conhecia esse livro, mas achei a proposta dele bem legal e diferente. Da autora, eu só li 'Ps.: eu te amo' (e gostei bastante). Acho que esse negócio da narrativa ser arrastada e com muitos detalhes é uma característica da autora, porque em 'PS eu te amo' eu também notei isso. De qualquer forma, fiquei curiosa para saber como o amigo imaginário irá ajudar a Elizabeth.

    Beijão
    http://www.procurei-em-sonhos.com

  6. Tamires Marins

    Oi, Aléxia, tudo bom?

    Até hoje li apenas O Ano Em Que Te Conheci e também tive essa impressão da escrita dela. Ela é bem detalhista e às vezes isso deixa a narrativa bem devagar.
    Também nunca tinha ouvido falar nesse livro, nunca nem vi essa capa.
    E que bom que você foi sem expectativas e acabou curtindo.
    Vou te falar que o enredo não chamou muito minha atenção, até curto histórias com bastantes ensinamentos, mas essa realmente não despertou meu interesse.

    Beijos
    – Tami
    https://www.meuepilogo.com

  7. Na Nossa Estante

    Oi Alexia, vc é a rainha dos sebos <3 Eu nunca li nada da autora, não sabia que era um tanto arrastada, mas se o enredo se desenvolve bem, assim como os personagens, já vale a pena! Parece um livro que emociona!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

  8. Jessica Andrade

    Oi Aléxia,

    Eu só li um livro a autora e gostei da escrita dela.
    Estou com mais um na estante para ler, espero pegar em breve.
    Bjs!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

  9. Amanda Caroline

    Não conhecia essa autora, o preço bem acessível! Gostei
    Beijos

    http://www.estiilocarol.com

  10. Carolina Picasso

    Olá!
    Eu já li dois livros da autora e lembro de ter gostado das duas leituras mesmo com uma escrita um pouco mais arrastada/detalhada. Fico muito feliz que você tenha achado o livro sem querer e que ele tenha sido satisfatório! Nunca li nada relacionado a amigos imaginários dessa forma e parece ser muito interessante
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

Leave a Reply