Para todos os garotos que já amei, de Jenny Han | Resenha

Imagina só: você passou a sua vida inteira escrevendo cartas para os garotos de quem você já gostou, esconde bem essas cartas e um belo dia descobre que todas elas – misteriosamente – foram enviadas para seus remetentes. Sem a sua permissão! É exatamente isso que ocorre com Lara Jean em Para Todos os Garotos que Já Amei.

Título: Para todos os garotos que já amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Para Todos os Garotos que já Amei: A História
Em Para Todos os Garotos que já Amei, conhecemos Lara Jean, a irmã do meio das Irmãs Song. Desde que sua mãe morreu, quando Kitty, a irmã caçula, ainda era um bebê, Lara Jean tem vivido na sombra de Margot, a sua irmã mais velha. Margot é sua heroína e é a pessoa que ela mais admira no mundo. Mas isso não impede Lara Jean de ter sentimentos reprimidos por Josh, o namorado de Margot. Tudo bem que Lara Jean foi a primeira a gostar dele, mas ninguém sabia disso e logo depois Josh começou a namorar Margot, se infiltrando na sua família completamente até o ponto de que o próprio pai das meninas adorasse ele.
O problema é que agora Margot está se mudando para a Escócia, para fazer faculdade. E poucos dias antes ela termina com Josh. A última coisa que Lara Jean quer, no entanto, é se envolver com ele. Ela seria incapaz de magoar a sua irmã de tal forma. Mas o destino acaba pregando uma grande peça em Lara Jean e as cartas que ela escreveu a vida toda para quem já amou, são entregues. E isso inclui Josh. O ex da Margot. Seu vizinho. Seu amigo. Objeto de sua paixão dos últimos anos.
Para se livrar da situação estranha que se forma entre eles, ela resolve inventar que está namorando Peter Kavinsky. O menino mais popular da escola que curiosamente era seu melhor amigo no fundamental e sua paixonite daquela época. Peter acaba topando a ideia e eles engatam nesse relacionamento de mentira cheio de verdades.
O que achei do livro

Muitas pessoas têm falado bem de Para Todos os Garotos que já Amei nos últimos tempos e a Editora Intrínseca lançou recentemente o último livro da trilogia. Por isso eu acabei comprando o livro para ver se realmente ele era tão bom assim. Mas confesso que não me admirei tanto com a história, vocês vão saber o porquê.
Lara Jean é uma menina que viveu sempre a sombra de sua irmã mais velha, a Margot. Ela admira a Margot mais que tudo na vida e fica sem chão quando a irmã resolve se mudar para o outro lado do mundo. Acaba que por conta dessa admiração toda, nos primeiros capítulos do livro a gente acaba conhecendo muito mais de Margot do que da Lara Jean, que é a protagonista e narradora da história.
Eu fiquei sem sentir uma conexão de leitor-personagem com a Lara Jean por muito, muito tempo durante a leitura por conta disso. A protagonista fala tanto da irmã que acabei esquecendo que a história não é exatamente sobre ela. Lara Jean é uma menina que me pareceu meio sem personalidade. E para mim foi muito difícil me identificar com ela, no final das contas. Ela tem diversas paixões, a começar pela sua família, por escrever e por alguns detalhes da vida. Mas nenhuma dessas paixões são aprofundadas. Não conhecemos as inspirações de Lara Jean, nada ao qual pude me apegar a ela.
Em uma linguagem muito simples, capítulos curtos (3 a 5 páginas!), Para Todos os Garotos que já Amei tem aquela leitura rápida, cheia de diálogos e poucas narrações descritivas. Nada disso é algo ruim em si, na minha opinião. O problema só é que a história me parecia corrida e muito superficial, por não se aprofundar tanto na protagonista. Conhecemos muito de todos que Lara Jean ama, mas pouco sobre ela mesma, além de coisas bobas e superficiais.
O começo da trama para mim foi meio chato, porém, da metade para o final o livro ganha outro desenrolar. Conhecemos mais de Lara Jean e mais de Peter, seu namorado de mentira. Os personagens começam a se desenvolver melhor, a ganhar novas camadas e a se tornarem mais reais. E foi isso que salvou a leitura para mim. Eu continuei sem me identificar com Lara Jean, mas me apaixonei pelos personagens secundários da história, principalmente por Peter, que acaba ganhando mais complexidade do que imaginei que teria e foi uma surpresa muito agradável.
Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.
Para Todos os Garotos que Já Amei
Para Todos os Garotos que já Amei conseguiu me arrancar sorrisos, alguns suspiros, algumas risadas, mas, sinceramente, não foi nada de mais. Foi um livro divertido, gostoso de ler. Mas nada aprofundado. Eu recomendo a leitura para quem quer uma história legal e fofa para ler, para passar o tempo rapidamente e ler em poucos dias.
Jessica Andrade
Oi Aléxia,
Adoro a escrita da autora, é super leve e fofa.
Li os dois primeiros livros e gostei bastante, preciso pegar o próximo.
Bjs
http://diarioelivros.blogspot.com.br
Kaila Garcia
Amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro, mas já anotei a dica. Adoro esse gênero!
http://www.kailagarcia.com
Paula Lopes
Ah! Sobre o filme Onde está Segunda? Eu aind anão assisti, mas fui ler sobre ele e está descrito como distopia. Vou assistir para saber se encaixa no gênero cyberpunk.
Paula Lopes
Eu gostei do enredo que você descreveu, pena que ele não conseguiu te fisgar por completo. Tenha um ótimo dia, beijos!
Blog Paisagem de Janela
http://www.paisagemdejanela.com
Naty Araújo
Oi, Aléxia.
Nem me senti atraída pela obra hahaha.
Ainda mais com seus comentários e a nota rs.
Sem dúvidas, esse vou deixar passar.
Tenha uma ótima semana.
Abraços,
Naty
http://www.revelandosentimentos.com.br
Wanessa Oliveira
gostei da resenha, Já tinha visto esse livro mais não sabia da história.
bj http://www.diadebrilho.com
Mari Dahrug
Apesar de não ser profundo, tem horas que precisamos de uma leitura mais leve e rápida né? Apenas para relaxar. Eu fiquei com vontade de ler!
Beijos
Mari Dahrug
https://www.rabiskos.com.br/
Clarissa Assis
Já me disseram que esse livro é só fofo e legalzinho, mas até hoje sou louca pra ler porque sou curiosa e essa capa é linda demais! Espero conseguir ler esse ano hahaha
Beijos
Próxima Primavera
Mari Zavisch
Oi, Aléxia!
Eu sempre vejo pessoas comentando sobre esse livro, mas não tenho muita curiosidade para ler não. Nem consigo te explicar o motivo, mesmo porque eu acho a premissa do livro muito legal, mas alguma coisa me diz para não tentar.
Acho que vou me ouvir e deixar esse de lado dessa vez haha
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Carolina Picasso
Oi, Lex!
Eu nunca li a trilogia mas sempre ouvi comentários tão positivos que tenho curiosidade. Confesso que o fato de ser um livro leve e para ser lido rapidamente é um bom incentivo pra mim, porque estou mais nessa pegada ultimamente hahaha
Adorei o post!
Beijos,
http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br
Ray Menezes
Eu já tinha visto uma resenha desse livro e a sua resenha só confirma o que eu tinha achado: parece um ótimo passatempo, mas não parece marcante. Eu acho que gostaria de ler, mas não investiria em comprar xD
Um beijão!
http://www.heymaria.com.br
Simone Benvindo
Parece um livro bem fofo e tranquilo de ler, gostei da dica. Acho que minha irmã mais nova iria adorar.
Charme-se
Jovem Jornalista
Pela sua resenha eu não leria esse livro. Gostei muito do ponto de vista.
Boa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Unknown
Fiquei triste de saber sobre a superficialidade do livro. Logo quando comecei a ler, já imaginei uma senhora história. É ruim saber que não foi tratada com a profundidade que merecia. Mas, espero que nos outros livros, consigam corrigir isso. No geral, eu leria o livro, já que do meio pro final ele tem mais foco na personagem principal, mas sei que esperaria mais.
Abraços!
Lysonjeada
Mayara Vieira.
Ahhh, eu amo. Daria nota máxima!! Fui correndo comprar a trilogia completa pq não consegui pensar em outra coisa sem ser a história haha Bjs
http://www.mayaravieira.com.br
Anônimo
Que bacana a sugestão desse livro. Confesso que nunca li nada dessa autora.
Dani Ramos
https://donaengenhosa.com.br/
Nana Barcellos
Oie,
Ah, eu ganhei esse livro numa promo, mas até hoje não li, sabe? Fico achando que vou ficar querendo os outros desesperadamente, então estou esperando uma oportunidade $$$ pra ter os outros dois.
Menina se isso acontecesse comigo, acho que teria um infarto kkkkkkk se bem que tem ex que eu nem ligaria se soubesse umas verdades.
Essa coisa da irmã, já sei que deve me irritar. Não gosto muito quando os personagens 'esquecem' de si.
até mais,
Nana – Canto Cultzíneo
Pathy Guarnieri
Já ouvi falar no livro, mas ainda não animei em lê-lo. 🙁
Beijo!
Cores do Vício
Caverna Literária
Oi, Aléxia!
Eu comecei a ler Para todos os garotos que já amei e também tive muita dificuldade em prosseguir a leitura, achando um pouco sem graça, por isso acabei largando a obra. Fico feliz em saber que apesar da protagonista não conquistar muito, a história em si compensa e agrada o leitor!
xx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br