Os Bons Segredos, de Sarah Dessen | Resenha

Sarah Dessen é a autora que consegue fazer mágica acontecer em suas histórias, sempre misturando de dramas familiares, com amizades e romance, tudo dosado na medida certa para conquistar o coração dos leitores. Em Os Bons Segredos isso se mostrou perfeitamente!

Título: Os Bons Segredos
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 408
Compre na Amazon
História de Os Bons Segredos
Sydney sempre viveu na sombra de Peyton, seu irmão mais velho. Antes, por ele ser sempre o mais bonito e carismático. Agora, porque Peyton acaba de ser preso por dirigir bêbedo e atropelar um rapaz, deixando-o paralítico. As atenções de seus pais estão todas voltadas para Peyton e é quando Sydney decide mudar de escola, tudo que ela quer é começar a se descobrir fora da sombra do seu irmão problemático.
Nessa mudança de escola, Sydney acaba conhecendo Layla, uma garota bem diferente dela, e de quebra conhece toda a família Chatham. Uma família agitada, acolhedora e amorosa, tão diferente da sua, mas com problemas até mesmo semelhantes. Aos poucos, Sydney vai se descobrindo como alguém diferente do que sempre achou que era e vai percebendo que não precisa ser definida pelo que seu irmão é.
O que achei do livro

Eu estava mega ansiosa para ler Os Bons Segredos desde que vi seu lançamento. Li, anos atrás, dois livros da Sarah Dessen e me apaixonei completamente pela escrita e construção de enredo da autora. Eu adoro como a ela consegue criar tramas que mesclam diversos assuntos, especialmente dramas familiares + romance. São poucos escritores que eu vejo que conseguem fazer isso tão bem.
Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto. Eu não era radiante e encantadora como meu irmão, linda e graciosa como a minha mãe, ou inteligente e dinâmica como minhas amigas. Mas essa é a questão. Você sempre acha que quer ser notada. Até ser notada.
Os Bons Segredos
Os Bons Segredos é narrado em primeira pessoa pela Sydney e a história começa a partir do momento em que Peyton recebe a sua sentença de prisão. Vamos conhecendo um pouco de como foi a infância de Sydney com seu irmão mais velho, que era sempre o centro das atenções. Como em sua antiga escola, ela era sempre definida e olhada pelo reflexo de Peyton e como até mesmo os seus pais têm esse hábito.
As coisas pioram ainda mais quando Peyton é realmente preso. A mãe de Sydney não consegue aceitar bem o que acabou de acontecer com o seu filho. E seus pais não conseguem enxergar que o que Peyton fez foi realmente errado e merecia punição. Por isso Sydney acaba carregando sobre si toda a culpa e vergonha do que aconteceu com David Ibarra, o rapaz que ficou paralítico depois que Peyton o atropelou enquanto dirigia embriagado em uma madrugada.
Mas ao conhecer Layla – e de quebra toda a sua família – Sydney começa a se encontrar também. Os Chantham são donos de uma pizzaria, o irmão de Layla, Mac, faz parte de uma banda com outros amigos, incluindo um ex-namorado de Layla. E assim Sydney é envolvida em um mundo bem mais agitado, cheio de emoções e coisas novas e diferentes.
Eu sempre tinha sido a outra, a que não era Peyton. Já tinha até aceitado. Mas então finalmente conheci pessoas que me enxergavam de um jeito diferente. Agora que eu era real e estava em primeiro plano para alguém, nunca mais queria ser invisível.
Os Bons Segredos
Eu amei esse livro! A história é cheia de personagens diferentes, desde os pais de Layla, seus irmãos e amigos, até as amigas de Sydney, seu irmão, seus pais e etc. E por incrível que pareça, a autora consegue elaborar a personagem de cada um deles, lhe dando aspectos diferentes e um enredo próprio que se mistura na trama principal.
Você sente, enquanto lê, que essa história poderia ser muito, muito real. Porque os personagens são realistas. Eles têm inseguranças, medos e características com que conseguimos nos identificar com facilidade. E isso é muito bacana, pois traz uma aproximação do leitor com a história. Nos colocamos no lugar dos personagens, nos emocionamos com eles.
Eu adoraria sentir pelo menos uma vez a sensação de me deparar com uma coisa quebrada e enxergar uma saída em vez de um final.
Os Bons Segredos
A Sarah Dessen conseguiu também criar uma rede de eventos bem bacana no livro, desde a formação de Sydney como uma garota quase sem personalidade até alguém que começa a lutar para ter sua própria voz e que quer ser ouvida, desde a relação da família Chantham com seus dramas pessoais, desde o romance sutil que começa a surgir…
E, ah, o romance! Se tem uma coisa que eu amo nos livros da Sarah Dessen é como ela faz sempre surgir um romance de forma tão simples e casual. Nada acontece de forma forçada, tudo vai sempre se desenrolando devagar, mas intenso o suficiente para nos fazermos shippar bastante. Nesse livro foi exatamente assim. O romance flui no quadro geral, ele não se torna a coisa mais importante do livro de uma página para a outra!
Eu estava com muita saudade de ler um livro assim: leve, com desenrolar fácil, que abordasse problemas reais e de forma tão sutil. Sem dúvidas a história me conquistou totalmente a ponto de eu não ter nenhuma crítica para fazer a ela. Tudo que a autora começou – cada assunto que ela jogou no livro – teve o seu desfecho merecido. Sem deixar nenhum fio solto e nada sem explicação. Eu amei Os Bons Segredos!
Miriã Mikaely
Oi, Aléxia
Eu li recentemente o livro Só escute da autora e gostei muito, mas nem por isso resolvi ler Os bons segredos, livro que comprei há muito tempo atrás e até hoje está empacado na minha estante. Vou usar sua resenha pra me compelir a ler.
Beijos
http://www.suddenlythings.com/
Jennyfer Vaz
Oi, Lex!
Eu também achei esse livro incrível, é uma história muito bem estruturada! Eu adorei!
Beijos!
Flor de Outono
Kaila Garcia
Uau, ainda não tinha visto nada sobre esse livro. Fiquei bem curiosa para conhecer!
http://www.kailagarcia.com
Simone Benvindo
Ual, amei sua resenha, super bem explicada. Me pareceu um livro com uma trama super envolvente, gostei.
Charme-se
Mari Zavisch
Oi, Lex!
Essa semana eu já vi pessoas falando sobre os outros livros da autora e hoje vejo essa sua resenha. Parece que ela tem uma escrita ótima e que veio para nos emocionar. Apesar disso, ainda estou precisando de um empurrãozinho para começar essa leitura. Mas que bom que você gostou!
Beijinhos,
Galáxia dos Desejos
Espiral de Livros
Oi Aléxia, tudo bem?
Infelizmente a minha primeira experiência com um livro da Sarah Dessen não foi positiva e eu sempre tive altas expectativas em relação aos livros dela, por tantos opiniões boas que eu já li, mas confesso que esse livro que eu li me deixou com um pé atrás para outros livros dela. Espero um dia "superar" isso e ler alguma outra obra da autora.
Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com/
.lívia.
ainda nao conhecia esse livro, gostei de ver a resenha dele por aqui e fiquei curiosa pra ler
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Cida
Oi! Esse livro é mais um da autora que gosto, as histórias delas sempre me conquistam por ter uma mensagem otimista.Bjos!! Cida
Moonlight Books
Unknown
Amei a resenha, já vai pra tbr ♥📚