O Café dos Anjos, de Max Lucado | Resenha

Chelsea acabou de se separar do seu marido, que não foi o único com dificuldade em aceitar a situação. Em meio aos atritos com seus filhos, duas crianças que não querem lidar com a separação, ela ainda tem que assumir o Café dos Anjos, um estabelecimento herdado de sua mãe, que está indo à falência.
Com grandes dívidas a serem pagas e tudo dando errado em todas as áreas de sua vida, Chelsea não percebe que, apesar de se sentir assim, ela não está sozinha. Os céus estão ao seu lado e há anjos por toda parte…
Título: O Café dos Anjos
Autor: Max Lucado
Páginas: 207
Editora: Thomas Nelson
Eu estava bem curiosa para ler esse livro por conta da premissa de anjo da guarda. Confesso que acho esse tipo de história bem interessante e quando vi que o Max Lucado escreveu uma ficção cristã assim, fiquei bem interessada em ler!
O livro é bem curtinho (com apenas 207 páginas) e facilmente pode ser lido em um dia, especialmente por ter capítulos muito curtos, ser repleto de diálogos e ter uma narrativa fluída e fácil de acompanhar. Ou seja, é aquela leitura leve que muitas vezes nós precisamos, especialmente após uma ressaca literária.
Em O Café dos Anjos, acompanhamos a vida da Chelsea, que é uma mãe com duas crianças que não lidaram bem com a separação dos pais, um ex-marido que parece bem canalha (mas que promete que quer mudar) e uma dívida surreal para ser paga em um prazo curto.
Até mesmo as perguntas mais profundas e escuras podem nos levar a uma fé mais sólida.
Sinceramente, dá desespero só de me imaginar na pele da Chelsea. Mas este livro não é focado no drama. E confesso que isso até me incomodou um pouco, pois senti que faltou aquele toque de “vida real” e aprofundamento sobre as emoções da Chelsea.
As coisas para a protagonista não estão fáceis, mas também há muitas soluções irreais que surgem na história. E, inclusive, uma dessas soluções – o Blog de Deus – foi o ponto que mais me incomodou na história.
O Blog de Deus é, basicamente, um blog que se conecta apenas no Café dos Anjos. As pessoas acessam o site ao se conectar no WI-FI da cafeteria com direito de fazer uma pergunta diretamente a Deus, que responde através do blog.
É isso que acaba fazendo com que o estabelecimento de Chelsea se torne um sucesso na cidade, pois as pessoas passam a viajar apenas para poder se conectar no Blog de Deus e ter sua maior pergunta respondida.
Além de ter achado isso teologicamente inadequado, confesso que achei uma solução muito mirabolante. Senti falta de algo mais realista, que realmente o leitor conseguiria pensar “ok, isso realmente pode acontecer“, entende? Acredito que uma solução assim teria até servido melhor ao propósito de trazer esperança a quem lê a história, pois você poderia se conectar e pensar que realmente pequenos milagres podem acontecer quando menos esperamos.
Mas, apesar dos incômodos com os acontecimentos, eu gostei da experiência de leitura justamente por trazer aquele quentinho no coração e a mensagem de que não importa o quão longe estamos do Senhor, Ele está sempre disposto a se conectar conosco. Ele se preocupa com seus filhos e, realmente, envia anjos para nos guardar (muito embora eu também não acredite que seja da forma que o livro trata, rs).
Dispensando as questões teológicas e considerando que é um livro de ficção com certa liberdade criativa, achei a leitura bem bacana e recomendo para quem procura um livro leve, com um toque de diversão e uma mensagem bonita sobre fé, esperança e o cuidado de Deus.
Você já tinha ouvido falar de O Café dos Anjos? Esse tipo de livro costuma te chamar a atenção?
Helaina
Oi Aléxia, ainda não tinha ouvido falar desse livro. Concordo com as suas ressalvas, mas a trama parece ser interessante e apesar da falta de realismo com pouco drama, tem dias que é exatamente o que eu procuro em um livro. Vou deixar a dica anotada! 😀
Abraço! Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
Hanna
Eu não conhecia esse livro, mas achei a proposta dele interessante. Apesar disso, concordo contigo, que tem algumas coisas bem mirabolantes nessa trama, as quais eu me incomodaria um pouco, confesso. Por conta disso, não acho que leria.
Bjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Priih
Oi Lex, tudo bem?
Sou agnóstica, mas entendi totalmente seus pontos em relação à falta de realismo com as questões teológicas. Parece ser um livro que você precisa “desligar um pouquinho” o senso crítico, né? Pra curtir com mais leveza. Que bom que, apesar das ressalvas, deu pra aproveitar a leitura.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Tay Ribeiro
Amei a resenha. Eu li um romance cristão uma vez e toda vez fico querendo achar outros livros similares para ver se é a mesma experiência. Vou ler esse para ver como termina tudo.
Beijos
Emi
Nossa que bacana, eu também não sabia que o Max Lucado tinha escrito uma ficção cristã. Achei interessante e espero ter a oportunidade de ler.
Achei suas ressalvas muito boa, também não gosto muito de soluções muito longe da realidade, mas acho que as vezes é legal dentro da literatura.
beijos
lulu
Ainda não conhecia esse livro, fiquei curiosa em ler.
big beijos
vanessa
Olá!
Eu gostei muito dessa capa apesar de não ser o tipo de leitura que costumo fazer. Gostei da resenha apesar das ressalvas deu para ver que o livro teve pontos bem positivos.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Valéria
Nossa que livro interessante!!!
E que coincidência, ontem mesmo aqui no trabalho estávamos falando sobre anjos, anjos da guarda.
Fiquei bem curiosa pra ler esse livro. Ótima resenha 🙂
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Kelen Vasconcelos
Oi Aléxia,
Também vi esse no seu IG =D, mas não imaginava que ele seria tão “Fantasioso” assim, me deixou um pouco decepcionada. Eu gosto bastante dos livros de leitura devocional do Max Lucado, já comprei uns dois e foram ótimas experiências de leitura. Pena que o livro não foi teologicamente aceitável. Mas achei a proposta interessante ^^
Bjos
Kelen Vasconcelos
https://www.kelenvasconcelos.com.br/