11 Livros Cristãos Infantis: Para Bebês e Crianças

Livros cristãos para crianças

Pais e mães cristãos sabem do quanto é importante ensinar a Bíblia às crianças desde cedo. Os livros cristãos infantis desempenham um papel significativo no desenvolvimento das crianças, proporcionando uma base sólida para sua fé, que já pode começar a crescer desde os primeiros anos de vida.

Através de bons livros cristãos, as crianças podem aprender sobre Deus, Jesus, histórias bíblicas e o significado da fé de uma maneira adaptada à sua compreensão, sendo um excelente apoio para o ensino da Bíblia.

Isso tudo ajuda as crianças também a desenvolverem um senso de certo e errado, promovendo valores como bondade, honestidade, perdão e compaixão. Além disso, existem muitos livros cristão infantis com histórias específicas, que podem ajudar os pais em situações delicadas da vida, como o luto, por exemplo.

Ou seja, oferecer bons livros cristãos infantis aos seus filhos é essencial e você pode começar desde quando eles ainda são bebês. Aqui, preparei uma lista com os livros que eu mesma comprei para meu filho, de modo que você possa também começar a nutrir a fé dos seus pequenos.

1. Enquanto Ana Espera

Uma coisa é certa: todos nós temos dificuldade em esperar. E esse é um problema que se torna cada vez pior, visto que sempre queremos tudo o mais rápido possível.

Ensinar as crianças a esperar é um desafio extremamente necessário. Afinal, a caminhada de todo cristão exige muita paciência e, por diversas vezes, passamos por longos períodos de espera. Nutrir a mente e o coração da criança com a importância de esperar com paciência e confiar na bondade de Deus quando não recebemos ainda o que queremos é essencial.

E o livro Enquanto Ana Espera conta justamente isso. Escrito pela Fernanda Witwytzky e com belíssimas ilustrações, esse livro nos conta a história da raposinha Ana, que vive uma vida feliz em sua toca, com tudo o que precisa. No entanto, Ana deseja muito provar o famoso fruto da Grande Árvore e, assim, ela embarca em uma jornada onde aprenderá sobre paciência, gratidão e a importância de valiosas amizades.

2. De Quem é a Coroa?

De Quem é a Coroa? é um livro cristão para bebês e crianças super fofo que traz um ensinamento valioso sobre o lugar de Jesus em nossas vidas.

Nessa história, acompanhamos uma menina que encontra uma coroa e se pergunta de quem ela é. Muitos experimentam a coroa, mas ela não cabe em ninguém. O livro tem o intuito de mostrar qual é o lugar que Jesus deve ocupar nos nossos corações.

O livro tem apenas 48 páginas e toda a história é contada em frases bem pequenas e simples, além de possui ilustrações lindas e grandes, o que facilita a leitura em voz alta para bebês e crianças menores.

3. Quando Meu Sorvete Cai

Julia, uma jovem talentosa e exemplar em todas as áreas de sua vida, vê sua autoconfiança abalada quando não é escolhida como protagonista no musical da escola.

É assim que Julia começa a questionar se Deus a ama verdadeiramente e por que nem sempre consegue o que deseja. Nesse momento crucial, o tio Bibo, pai de sua melhor amiga Milena, entra em cena, ensinando-lhe uma valiosa lição sobre humildade e o verdadeiro significado do amor divino.

Quando Meu Sorvete Cai é uma história infantil cativante que explora as complexidades da busca pela perfeição e as importantes lições que a vida e a fé podem proporcionar.

Recomendo o livro especialmente para fazer leitura em voz alta, mostrando para a criança as ilustrações, ou até mesmo para crianças que estão começando agora a ler.

O livro traz mensagens profundas de forma bem simples, ensinando a criança que está tudo bem se sentir triste quando as coisas não acontecem como gostaríamos, mas que podemos sempre nos lembrar que Deus nos ama e Ele pode transformar todo mal em bem.

4. Pequenas Orações para Dias Ordinários

Uma das melhores coisas que pais cristãos podem fazer por seus filhos desde cedo é ensinar orações. Nesse livro, você encontra diversas orações comuns, para os mais diversos momentos do dia, seja no caminho para a escola, ao se olhar no espelho, quando for escovar os dentes ou antes de brincar.

Um excelente recurso para cultivar desde cedo no coração dos pequenos o desejo de falar com Deus e entregar a Ele todos os seus pensamentos.

5. Deus Fez Tudo em Mim

Deus Fez Tudo em Mim é um livro muito importante que tem o objetivo de ensinar às crianças, à luz da Bíblia, como protegerem seus corpos.

Se você se preocupa com a prevenção do abuso sexual infantil e deseja ensinar as crianças desde pequenas a buscar a ajuda dos pais e a se protegerem se situações potencialmente perigosas, vale muito a pena comprar esse livro!

Narrado de forma simples, o livro tem ilustrações e uma linguagem clara para crianças de dois até oito anos.

6. Samuca e Seu Pastor

Em Samuca e Seu Pastor, somos apresentados ao Salmo 23 com uma exposição das doutrinas a respeito do Bom Pastor, Jesus Cristo, e de sua graça salvadora. 

O livro contem ilustrações belíssimas e um texto com linguagem simples, que permite que as crianças acompanhem com facilidade a leitura. Para quem deseja um livro para ensinar às crianças sobre quem é Jesus, essa é uma excelente opção.

Embora seja um livro que você possa ler em voz alta para bebês, também pode (e deve!) ser trabalhado com crianças mais velhas, levando em consideração que ao final da obra há uma série de perguntas para estudo bíblico com as crianças.

7. Vai Dar Tudo Certo

Imagine um livro que ensine a sua criança a confiar em Deus e no plano Dele, deixando de lado os pensamentos ruins e a ansiedade?

Em Vai Dar Tudo Certo, conhecemos a história da Sementinha e da Raposinha, que vivem uma jornada de medo e mudanças, mas precisam aprender a confiar no Bom Fazendeiro.

É uma história para mostrar as crianças que Deus estará sempre com elas, mesmo diante de circunstâncias novas e assustadoras, quando mais nos sentimos sozinhos.

Uma das coisas que mais gostei desse livro, além da linguagem simples e ilustrações bem chamativas (do jeito que as crianças gostam!), é o recurso de versículos para memorizar com as crianças, todos relacionados com a história!

8. A Jornada do Peregrino

O Peregrino, de John Bunyan, é um dos maiores clássicos cristãos de todos os tempos. E, agora, ele ganhou uma versão infantil ilustrada, permitindo que as crianças conheçam mais profundamente essa história fantástica por meio de uma narrativa mais simples, mas igualmente profunda.

Nessa história, acompanhamos Cristão e sua jornada de redenção em busca da cidade celestial, enfrentando os perigos do mundo, fazendo amigos pelo caminho e se desviando de grandes armadilhas que tentando fazê-lo se desviar do caminho.

Para quem deseja ter bons livros cristãos infantis para fazer leitura em voz alta com bebês e crianças pequenas, essa história é perfeita. Mas também o livro pode ser lido facilmente por crianças a partir dos seis anos de idade!

9. O Grande Erro de Henrique

A Editora Fiel tem uma série incrível de livros cristãos infantis, chamada Boas Novas aos Coraçãozinhos, cada livro traz uma história diferente com o mesmo grupo de personagens, ensinando virtudes e valores importantes para as crianças.

Em O Grande Erro de Henrique, acompanhamos a história de Henrique que, um dia, acaba provocando sua irmã Sofia na frente de seus amigos. Henrique logo fica com uma sensação incômoda ao perceber que magoou Sofia. Assim, ele tenta ser legal com ela, mas isso não o ajuda em nada.

É somente ao aprender com a srta. Beatriz sobre culpa e o que Deus quer que façamos quando pecamos, que Henrique ganha coragem para pedir perdão a Deus e à Sofia.

O grande erro de Henrique ajuda as crianças a aprenderem que confessar seus pecados a Deus é a única maneira de fazer desaparecer o sentimento de culpa.

Conheça os outros livros da série Boas Novas aos Coraçõezinhos:

10. O Jumentinho que Carregou um Rei

Girico é um jumentinho que sempre foi desprezado, nunca tendo sido escolhido para nada. Mas um dia tudo muda: ele é o responsável por carregar o Rei. Depois de tamanha honra, o orgulho tomou conta do seu coração – até que viu o que o próprio Rei teve que carregar.

R. C. Sproul, um dos grande teólogos das últimas décadas, oferece através dessa história uma visão clara da paixão de Jesus Cristo, a fim de ensinar aos pequeninos a mensagem essencial do evangelho – que o Senhor suportou os nossos pecados quando foi ao Calvário.

Com lindas ilustrações e uma escrita delicada e simples, é aquela história que fica na memória e que, com certeza, as crianças vão querer ouvir e reler muitas vezes.

11. Um Gatinho Corajoso

Todo mundo sabe que as crianças possuem muitos medos e dificuldade de lidar com eles. Nesse livro, Um Gatinho Corajoso, elas encontram a história de um gatinho medroso que se depara com seus piores medos. Mas, para cada um dos medos, o gatinho tem uma valiosa lição do versículo de Filipenses 4:6-9: Deus, você é bom. Deus, você está comigo. Deus, você está aqui!

Sem dúvidas, um livro excelente para trabalhar a confiança em Deus nas mais diversas circunstâncias!

You Might Also Like

One Comment

  1. Carol Daixum

    Que livros fofos! ♥ É muito legal quando autores e editoras pensam na melhor forma de ensinar as crianças.
    De todos, acho que levaria esse “Vai dar tudo certo”. Ainda não sou mãe, mas quando for, acho que pode ser uma ótima leitura. Fora que ensina não só os pequenos, como os adultos também, né? 🙂

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

Leave a Reply