Glória da Manhã, de LaVyrle Spencer | Resenha

Sabe aquelas histórias que trazem conforto ao coração? É uma história tão aconchegante quanto um sábado à tarde chuvoso, sentindo o cheiro de um bolo assando no forno enquanto você está assiste à chuva cair pela janela segurando uma xícara de café. Esta foi a sensação de ler Glória da Manhã, minha primeira leitura de LaVyrle Spencer.
Título: Glória da Manhã
Autora: LaVyrle Spencer
Editora: Pedrazul
Páginas: 358
Leia no Kindle Unlimited
Em 1941, a vida de Eleanor e Will Parker se cruzam de um jeito inusitado: ele está vivendo de cidade em cidade buscando emprego e sempre sendo demitido quando descobrem que acabou de cumprir uma pena de anos na prisão por assassinato; ela é uma viúva grávida que já tem duas crianças pequenas para cuidar e uma propriedade para administrar.
Will precisa de uma chance. Eleanor precisa de um marido. E é assim que eles se conhecem: quando Will encontra um anúncio incomum no jornal com o título “procura-se um marido” e Eleanor encontra, pela primeira vez, alguém que esteja disposto a cuidar da propriedade e mantê-la funcionando.
O que era, à princípio, para ser apenas um acordo em que ambos sairiam ganhando, acaba se tornando algo mais. Com o jeito reservado de Will, mas sua força de vontade e disposição para trabalhar, Elly acaba sendo conquistada. Por sua vez, apesar de esconder grandes medos e de rolarem boatos na cidade que Elly é louca, ela acaba conquistando o Will pelo seu cuidado e o amor que demonstra aos filhos, os tratando com carinho e dedicação ímpar.
Ele tinha uma família agora; sua vida, de repente, importava muito, quando nunca antes importou.
Glória da Manhã
Eu esperava muito dessa história, preciso confessar. Tanto que comprei o livro físico mesmo sabendo que poderia lê-lo no Kindle Unlimited. E, mesmo com tanta expectativa, a história conseguiu me surpreender.
A autora narra toda a história em terceira pessoa, então acompanhamos os sentimentos, pensamentos e desejos dos protagonistas. A narrativa é muito fluída, com um ritmo excelente. Ao mesmo tempo em que você lê rapidamente e sente as páginas avançarem, você também mergulha nos lugares – na casa estilo rural, nas flores do campo, na biblioteca da cidade… É como se você estivesse vivendo dentro daquela história.

Os personagens também são muito bem construídos, com camadas que vamos conhecendo (e nos apegando) aos poucos. Will é um homem que, no começo, é cheio de segredos e mistérios (ele foi preso por assassinar uma mulher, afinal), mas é quieto e tranquilo, trabalhador e disposto a fazer seu melhor. Elly é uma mãe dedicada, mas que esconde cicatrizes e dores muito antigas, além de diversos medos que a limitam de viver plenamente.
O que mais me emocionou no livro foi justamente como Elly e Will foram feitos um para o outro. E a autora soube tratar muito bem os temas de solidão, a importância de encontrar o amor na vida e sentir verdadeiramente amado, além disso, ela traz reflexões sobre como é bom se sacrificar por aqueles que você ama e sobre cuidar de quem mais importa.
Uma biblioteca? Ora, um dos lugares mais maravilhosos do mundo! Cheio de livros de todos os tipos. Livros de figuras, livros de histórias, livros para todos.
Glória da Manhã
A história começa bem tranquila e você vai se apegando aos personagens e torcendo muito para que Will e Elly se acertem, conheçam melhor um ao outro e se permitam se apaixonar. Mas, logo antes da metade do livro, reviravoltas começam a acontecer. No contexto da história – em 1941 – está a iminência da 2ª Guerra Mundial e a autora traz esse cenário para o enredo. Afinal, Will é um ex-presidiário e, portanto, espera-se que ele seja um dos primeiros convocados à guerra.
Confesso que isso deixou a história – que já estava ótima – ainda mais emocionante para mim. Apesar de ser muito sofrido, eu gosto de enredos que envolvem romance e guerra.
E neste livro sentimos tudo com máxima intensidade. As narrações dos sentimentos dos personagens, suas dores, seus anseios, suas esperanças e os problemas são tão realistas que é impossível não se encher de empatia, se alegrando e sofrendo em cada momento.
Você só tem que saber, Olhos Verdes, que você é a melhor coisa que já apareceu em toda a minha vida, e nem o amor, e nem a guerra podem mudar isso.
Glória da Manhã
Quase no final do livro, outra reviravolta se apresenta, fechando algumas pontas que eu até mesmo estava suspeitando que ficariam soltas. Mas, apesar do grande drama, tudo se encerra muito bem.
Um ponto negativo da leitura de Glória da Manhã foram algumas cenas quase hot. Foram cenas muito curtas (pulei as páginas com facilidade) e foram 2 ou 3 cenas, no máximo. Para mim, que não gosto desse tipo de cenas nas histórias, não se tornou um demérito para a leitura do livro e, definitivamente, não é nada que me deixaria de recomendar a leitura, que foi tão prazerosa. Mas, claramente, isso vai de cada pessoa.
Glória da Manhã conquistou um lugar especial no meu coração. Eu me apaixonei pelos temas abordados no livro, pela construção de uma família de forma tão incomum, por um casamento por conveniência. Aqueceu meu coração ver dois personagens que possuíam tantos medos e traumas encontrando segurança e conforto um no outro.
Por isso, recomendo essa história, que se tornou um dos meus romances favoritos.
Leia Glória da Manhã no Kindle Unlimited:
Denise Crivelli
Oi
nem conhecia a história, mais depois de ler a resenha já fui adicionar no skoob como desejado antes de vir aqui, gosto de histórias que aquecem o coração, pena que estou sem o K.U para ler essa história. Que bom que gostou da leitura.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Monique larentis
Parece aquele tipo de história que vai nos ensinar algo, que nos faz refletir. Gostei da indicação.
Brenda
Oii Lex,
Eu acho essas capas da editora Pedra Azul tão lindas ♥
Que bom que gostou da leitura, ainda não conhecia o livro mas fiquei curiosa. Até salvei aqui no KU.
Obrigada pela indicação 🙂
Beijos
Kelen de Oliveira Vasconcelos Martins
Oi Aléxia,
Eu já vi vc falar desse livro lá no IG e estou bem curiosa em conferir a história. Eu não me importo sobre cenas hot, o que não gosto é quando um livro passa de hot para pornografia aí foge do meu interesse. Esse livro tem tudo para eu curtir ^^
Bjos
Kelen Vasconcelos
https://www.kelenvasconcelos.com.br/