5 Dicas para tornar a leitura em voz alta envolvente para crianças

leitura em voz alta dicas

A leitura em voz alta oferece uma série de benefícios importantes para desenvolvimento cognitivo, emocional, social e linguístico das crianças. Além disso, promover a leitura em voz alta na vida das crianças é o primeiro passo para gerar o interesse pela literatura.

No entanto, são poucos os adultos que realmente sabem como ler em voz alta de forma envolvente.

E uma coisa é certa: se a leitura em voz alta não for expressiva o suficiente, a criança dificilmente se interessará em ouvi-la. Portanto, aprender como ler em voz alta é muito importante para quem deseja promover tais benefícios e, além disso, incentivar as crianças no mundo da literatura.

Separamos uma série de dicas que podem te ajudar a vencer essa barreira e tornar a leitura em voz alta mais envolvente, sendo um momento muito prazeroso tanto para a criança, quanto para você.

1. Escolha livros adequados e interessantes

Opte por livros que sejam apropriados para a idade e interesses da criança. Afinal, de nada adianta você ler livros que são complexos demais para crianças pequenas, que não vão compreender aquela história com facilidade, por exemplo, ou livros muito simples para crianças mais velhas, que facilmente ficarão entediadas com o enredo.

Para escolher o livro certo, considere temas, personagens e histórias que despertem sua curiosidade e imaginação daquela criança. Livros ilustrados coloridos e com uma narrativa envolvente são geralmente muito eficazes. Além disso, observe sempre a faixa etária recomendada.

2. Use expressões vocais e entonação variada

Interpretações para leitura em voz alta

Ao ler em voz alta é essencial que você dê vida aos personagens e situações usando diferentes tons de voz, expressões faciais e entonações. Ou seja, nada daquela leitura monótona. Essas interpretações são justamente o que ganha a atenção da criança, gerando interesse pela história e fazendo-a se divertir nesse momento.

Nesse momento, é importante perder bastante a inibição. Faça vozes de acordo com as características (físicas e de personalidade) dos personagens.

As expressões vocais e entoações de acordo com o que a história pede ajuda a criar uma experiência mais dinâmica e cativante, tornando a história mais emocionante e fácil de acompanhar.

3. Interaja durante a leitura

Se sua dificuldade com a leitura em voz alta é manter a atenção da criança, uma dica muito válida é promover a interação durante a leitura.

Faça perguntas, convide a criança a fazer previsões sobre o que acontecerá em seguida na história e discuta seus pensamentos e sentimentos sobre os personagens e eventos. Mas atenção! Não precisa fazer perguntas muito complexas ou esperar respostas grandes. Faça perguntas simples, sempre mantendo a entoação, de modo que desperte a curiosidade da criança.

Além disso, é importante estar preparado também para ouvir as mesmas perguntas das crianças várias e várias vezes, a cada vez que a história for relida.

Essa interação não apenas mantém a criança engajada, mas também promove a compreensão e o pensamento crítico.

4. Encoraje a participação ativa

Incentive também a criança a participar da leitura, seja fazendo sons de efeitos especiais, repetindo frases-chave ou até mesmo fazendo a leitura de partes do texto.

Se for uma história que você já leu várias vezes antes, comece a deixar a criança completar as frases mais marcantes, de modo que ela memorize com mais facilidade os livros.

Isso não somente torna a experiência mais interativa e divertida, como também ajuda a fortalecer suas habilidades linguísticas e de expressão.

5. Crie um ambiente acolhedor e confortável

Por fim, mas não menos importante: escolha um local confortável e livre de distrações para o momento da leitura em voz alta. Certifique-se de que a criança esteja relaxada e confortável, pronta para aquele momento.

Você pode tornar o ambiente ainda mais agradável adicionando almofadas, cobertores ou até mesmo uma xícara de chocolate quente para tornar o momento ainda mais especial.

Uma dica muito legal é optar por realizar esse momento antes de dormir, fazendo disso parte da rotina da criança. Afinal, quanto mais você fizer a leitura em voz alta, melhor se tonará nisso. A repetição é chave do sucesso!

A leitura em voz alta promove diversos benefícios para o desenvolvimento da criança, como o aprimoramento das habilidades de escuta e concentração, o desenvolvimento da linguagem, estímulo à imaginação e criatividade, desenvolvimento da alfabetização e até mesmo o fortalecimento do vínculo emocional entre pais e/ou a família da criança.

Ou seja, sem dúvidas esta é uma atividade na qual vale a pena se dedicar um pouco e buscar um aprimoramento, tendo em vista que faz muito bem para que a criança se desenvolva!

Aplicando estas dicas, você já é capaz de fazer uma excelente leitura em voz alta, que envolve e entretém a criança.

You Might Also Like

Leave a Reply