ensaio de fotos com livros


Você já teve a experiência de fazer um ensaio de fotos literárias?

Recentemente a Gabi, do @fotosporgabi_, me convidou para fazermos um ensaio fotográfico e, entre várias fotos, tirar algumas fotos literárias também. Eu, que nunca tinha feito algo do tipo, fiquei super empolgada e também com medo. Por isso, separei algumas dicas para vocês!

Eu sempre quis fazer um ensaio de fotos literárias. Sabe aquelas fotos que vemos no Pinterest e ficamos sonhando? Pois é!

Por isso vou uma baita realização quando a Gabi me chamou para essa experiência!

Mas, confesso que tive algumas dificuldades, como o fato de que não achei muitas inspirações de fotos antes do ensaio e estava bastante tímida no começo.

Apesar disso, teve muitos lados positivos e vou contar melhor sobre isso tudo!

Eu gravei também um vlog mostrando um pouco desse dia, como foi o "making off" das fotos, e por lá vocês conseguem conferir como foi a vibe desse momento!


Mas, depois de uns dias pensando nessa experiência, resolvi compartilhar algumas dicas que podem ajudar você que também vai ou quer fazer um ensaio nesse estilo! 

Pesquise referências

Muito provavelmente esta é a dica de ouro! Se você já tem em mente algo que deseja, vale a pena salvar no celular uma pasta com diversas referências.

Isso ajuda não somente para ter fotos do estilo que você gosta, como também não perder tempo no momento do ensaio pensando no que mais pode ser feito.

O ideal é que naquele momento tanto você quanto o/a fotógrafo/a  já tenham várias ideias para tornar o momento bem mais dinâmico.

Recomendo que vá enviando essas inspirações e referências para quem vai tirar suas fotos também, assim como deixe aberto as ideias e sugestões, seja para adaptar para o local onde vocês vão tirar as fotos, ou reproduzir.

Melhores lugares para você encontrar referências são no Pinterest e Instagram, mas também existem dois sites de fotografias que são cheios de ideias bacanas: Unsplash e Pexels!

leitora e fotos


Treine poses em casa

Comentei acima de algumas coisas que me dificultaram o ensaio, mas eu também tive alguns acertos e um deles foi justamente treinar algumas poses em casa.

Poucas horas antes, enquanto estava me maquiando, resolvi parar na frente do espelho e ir treinando poses que achava que ficaria legal.

Vendo minhas expressões, a posição do corpo, e corrigindo quando via que não iria ficar legal.

Assim, na hora do ensaio, eu apenas reproduzi tudo aquilo que já tinha praticado em casa e foi ficando mais fácil.

O papel do/a fotógrafo/a é muito importante para isso também, a Gabi me auxiliou muito (abaixa um pouco o rosto, vira para a direita, levanta o ombro - coisas assim que ajudavam a ajustar uma boa pose). 

Algo que acho válido é você também mandar algumas fotos de inspiração antes para o fotógrafo. 

leitora e fotos


Escolha roupas confortáveis

Essa foi uma dica que a Gabi me deu e realmente fez toda a diferença!

Antes do ensaio, ela me disse para escolher roupas em que eu me sentisse confortável, mas não no conforto físico apenas, mas me sentisse realmente à vontade e eu mesma com o que estava vestindo.

Todos nós temos aqueles looks que achamos lindos, mas quando vestimos ainda não nos sentimos totalmente confiantes, né? No ensaio, é melhor apostar em algo que você já vestiu e se sente cem por cento bem!

Eu escolhi duas roupas (uma nova, e uma que eu uso há bastante tempo em ocasiões especiais e amo!). O resultado foi incrível, mas o momento também foi muito bacana: estava me sentindo bem e bonita com minha roupa, o que me deu uma baita autoconfiança e fez toda a diferença no momento!

ensaio fotográfico literário


Escolha bem o local

A Gabi escolheu o Bosque dos Papagaios, aqui em Boa Vista (RR) para a gente tirar as fotos. Como sou nova na cidade, ainda não conhecia - mas chegando lá eu me apaixonei! O bosque é bem pequeno, mas possui vários lugares excelentes para cenários!

Eu que amo fotos em meio à natureza, não poderia ter ficado mais feliz!

A Gabi foi uns dias antes lá no bosque para conhecer melhor o lugar e já ter ideia de onde a gente poderia tirar as melhores fotos, o que ajudou demais!

Se você curte muito fotos no estilo de dentro de casa (eu amo!), vale a pena pensar bem no cenário, juntar todos os elementos que podem deixar o local mais interessante e até mesmo tirar umas fotos pelo celular como teste para ver se fica legal ou não.

ensaio fotográfico com livros


Abandone a timidez

Eu naturalmente sou uma pessoa tímida. Especialmente quando outras pessoas estão tirando foto de mim! Por isso, no começo do ensaio eu fiquei meio travada.

Acontece que quanto mais você consegue se soltar, melhores ficam as fotos.

Tanto por você ir se sentindo mais autoconfiante, a segurança de ir fazendo poses diferentes, a criatividade fluindo... Naturalmente tudo isso ajuda a ter melhores ideias e melhores resultados.

O que me ajudou muito foi eu e a Gabi irmos conversando, dando risada e quebrando o gelo.

ensaio de fotos literários no bosque


Você já fez um ensaio literário? Me conta como foi sua experiência!

19 Comentários

  1. Olá.
    Estou apaixonada pelo vídeo e as fotos. Treinar em casa antes de sair para fazer as fotos é fundamental.
    Amei demais as suas dicas.
    Beijos.


    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Oii Aléxia

    Amei as dicas! Nunca fiz um ensaio literário mas depois dever suas fotos fiquei mais animada com a ideia viu, deu vontade de fazer um também.
    Suas fotos ficaram lindíssimas.

    Beijos
    http://brenshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. nossa que delícia de ensaio
    já quero fazer um

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  4. Que postagem incrível! Adorei as dicas para esse tipo de ensaio fotográfico. As suas fotos ficaram muito lindas! Amei!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, estou apaixonada por essas fotos!
    Sou fotografa e amo fotos temáticas!
    Arrasou nas dicas e as fotos estão incríveis!
    Beijinhos
    Tati
    https://www.conclusoesliterarias.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Adorei!!! Nunca fiz um ensaio literário. O seu ficou lindo. Achei incrível a ideia e as dicas. Eu ficaria um pouco retraída de tirar fotos em público, sempre fico bem tímida.

    Parabéns, suas fotos ficaram ótimas!

    beijos

    https://duquesaazarada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lex, tudo bem?
    Adorei as fotos, arrasaram muito! O cenário tá lindo também, adoro parques, praças, bosques.
    Tenho salvas uma listinha de referências, espero fazer um ensaio bacana um dia. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. As fotos ficaram muito lindas! Adorei suas dicas e deu até vontade de fazer um ensaio com os meus livros favoritos também. :)

    ResponderExcluir
  9. Que fotos mais incríveis, eu amei as suas dicas.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Aléxia.
    As fotos ficaram ótimas. Eu sou péssima para fotos, sempre tiro só dos livros mesmo, nunca apareço porque sempre acho que fico horrível nelas hehe. Quanto a sua pergunta lá no blog sobre qual livro do Zafón para começar, pode começar por Marina mesmo, ou se quiser um mais fino ainda tem O príncipe da névoa que é muito bom também.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Aléxia. Tudo bem?
    Que post mais gostoso de ler e ver. Eu nunca fiz nenhum tipo de ensaio fotográfico e acho que teria as mesmas dificuldades que você. Apesar de já ser uma mulher madura, sou muito tímida com lance de fotos e vídeos. Gostei muito das dicas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    NUNCA fiz mas acho a coisa mais linda, super gostaria de fazer um inspirado nos livros que eu mais amo. Mas teria realmente que deixar a timidez de lado, porque acho que iria travar bastante, rs.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Muito lindo o ensaio literario, achei fofo.
    bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Menina, que sonho! Adorei o seu ensaio e as suas dicas. =) Eu nunca fiz um ensaio (literário ou não), mas tenho muita vontade de ser fotografada assim. Suas dicas foram de grande ajuda. Só me falta ter uma fotógrafa, haha.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  15. Eu amei as fotos. Nunca havia pensado sobre um ensaio literário e eu simplesmente amei. Na minha cabeça eu queria um bem estilo princesa lendo no jardim haha
    as dicas foram incríveis,
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Dicas e fotos incríveis <3
    amo compor com livros

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  17. Oi
    ficou muito legal as fotos do ensaio , eu fiz um uma vez e foi minha amiga que tirou as fotos, mas eu sou péssima para fazer poses para foto.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Eu tenho vontade de fazer um ensaio assim futuramente. Mas as vezes penso que não... pela timidez.
    Mas adorei as dicas, principalmente dos gestos e as roupas confortáveis. Nunca tinha parado pra pensar, pra o que a gente veste pode influenciar mesmo em alguns tipos de foto.
    Suas fotos ficaram lindas, eu amei o local. E sabia que ia ter uma foto com o livro da Anne haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  19. Quero fazer um ensaio assim da minha mãe que é apaixonada por leitura! As fotos ficaram incríveis e o pinterest é uma ótima ferramenta para inspiração de tudo, sempre uso! As fotografias ficaram magníficas, a que você está sentada no banco ficou maravilhosa. Nada mais lindo que leitura misturado a natureza ♥
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Me siga no Pinterest

    ResponderExcluir