me poupe resenha

Há cerca de 2 anos eu comecei a acompanhar o Me Poupe!, canal da musa das finanças, Nathalia Arcuri, e minha vida mudou muito! Com todo esse novo conhecimento e sede de aprender mais sobre educação financeira, eu embarquei na leitura do seu livro agora em 2020, aproveitando que ele ficou gratuito logo no começo da quarentena.

E hoje eu conto tudo sobre essa leitura! Continue lendo a resenha de Me Poupe!.



Título: Me Poupe
Autor:  Nathalia Arcuri
Editora: Sextante
Páginas: 176
Ano: 2018
Nota: 3/5

A proposta do Me Poupe! é falar sobre 10 passos para nunca faltar dinheiro no seu bolso e, para isso, o livro que tem menos de 200 páginas é bem didático. Tudo começa com a Nathalia explicando algumas coisas sobre a vida dela e como ela adquiriu uma mentalidade de cuidar do seu dinheiro desde criança, mesmo que sua família nunca a tenha ensinado nada sobre educação financeira.

E ao longo de todo o livro a Nathalia vai dando as suas dicas e contando vários pontos importantes da sua trajetória pessoal - e isso é algo muito positivo, pelo menos em minha opinião. Afinal, mostra que antes de ensinar as coisas para os outros, ela vivenciou tudo aquilo em sua vida e comprovou com sua experiência.

O livro é bem fluido, com o humor clássico da Nathalia - quem conhece seu canal já sabe como é -, mas que traz informações muito importantes, como técnicas de economizar dinheiro, quanto você deve investir, como separar o dinheiro de investir e insights sobre como ganhar mais dinheiro e fazer renda extra. Uma coisa muito boa é que ela fala também bastante sobre mudança de hábitos e isso acaba motivando quem lê. Ou, pelo menos, foi assim comigo!

A Nathalia foi mostrando como ela usou coisas que estavam a seu favor para poder chegar até seus objetivos e, mesmo que você não tenha as mesmas ferramentas, acredito que pode gerar uma reflexão interessante.

Mas eu tive dois grandes motivos que me impediram de dar 5 estrelas para Me Poupe!:

  1. todo o conteúdo do livro já é um conteúdo que eu encontro no canal dela e como alguém que a acompanha há bastante tempo e já assistiu uma quantidade considerável dos seus vídeos, muitas coisas não eram novas para mim;
  2. em alguns momentos fica notória a diferença de realidade da Nathalia com a vida comum da maior parte dos brasileiros, pois claramente ela viveu uma realidade com muitos privilégios.

Eu a admiro muito e realmente é uma pessoa que me motiva, mas é inegável que as oportunidades que a Nathalia teve ainda muito jovem muitas pessoas não têm na vida toda.

E em alguns momentos da leitura eu senti falta desse esforço dela de mostrar que enxerga isso e que a dificuldade das pessoas de lidar com o dinheiro não é uma coisa unicamente pessoal, mas tem toda uma sociedade prejudicada pela desigualdade.

No fim, foi uma boa leitura, especialmente porque organizou vários conhecimentos que eu já tinha de acompanhar seu canal e para quem quer entender o básico dos investimentos e algumas técnicas práticas de como separar dinheiro para isso, vale a pena!


Você já leu Me Poupe? Gosta de livros sobre educação financeira? Comente aqui embaixo!

Compre o livro aqui:

12 Comentários

  1. Oi, Lex!

    Nunca vi nenhum vídeo dela, mas conheço porque uma amiga vê e, inclusive, tem esse livro. Mas o que disse é um fato: o que mais vejo são pessoas que ensinam sobre empreendedorismo ou até mesmo finanças (como é o caso) e claramente não começaram do zero ou sem algum empurrão. Isso é bem complicado, porque como você mesma disse, se distância (e muito!) das condições de pessoas como nós. Qualquer dia, verei os vídeos dela, apesar do que comentei, é sempre bom ter mais informações sobre o assunto, né?

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro de ter visto sobre esse livro na época do lançamento, mas nunca me interessei muito.
    Minha vida de pobre já é real rsrsrs
    Brincadeiras à parte, acho que não é muito meu foco de leitura, apesar de saber da importância sim, de dicas que nos ajudem a colocar a vida financeira nos eixos!!!
    Adorei sua opinião!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente esse estilo de livro não me chama atenção, mas conheço algumas pessoas que se agradaram bastante com a leitura e as dicas.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Eu acompanhei alguns vídeos dela e sempre achei bem legal. Porém, já de cara, eu sempre soube que ela era de uma família muito bem estruturada e que a preocupação principal não era "botar arroz na mesa". Gosto bastante de algumas dicas que ela dá, mas é igual você falou, não é a realidade, porque ela teve uma vida de privilégios.
    Beijos, tenha uma ótima semana.

    @batomdamanda
    www.batomvermelhoblog.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorava ver os videos dela, fazia maratonas (Nathflix hahah) e também tinha essa "sede de aprender" sobre o assunto. Acho ela bem didática nos videos e divertida, imaginei que o livro seria assim também, mas não me interessei tanto. Inclusive, cheguei mesmo a imaginar que o conteúdo poderia ser repetitivo, visto que nos próprios videos ela acaba falando sempre as mesmas coisas. Interessante sua resenha, ainda quero ler o livro algum dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Miga, Cadu leu esse livro e gostou muito! Eu não sabia que ele tinha esse caráter meio autobiográfico, achei bem legal ela contar as experiências pessoais dela como forma de argumento. Eu também gosto da Nathalia, mas concordo com você que muito do que ela prega não é aplicável na vida da maioria da população brasileira... Eu acho que é fácil falar sobre poupar quando você não tem que abrir mão de comer para isso, né? rs

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não é o tipo de leitura que me atrai mas acho válido mesmo assim, uma vez que muitas pessoas precisam dessas orientações.
    Como você me recomendou no ig, vou procurar o canal dela.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Não li e também não me interessei muito depois de ler sua resenha.
    Nathalia tem um canal que passa as mesmas informações de acordo com vc, então não lerei esse livro. Ela teve privilégios que a maioria dos brasileiros não tem.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não tive oportunidade de ler o livro, mas talvez veja alguns vídeos do canal da autora.
    Educação financeira é bom para todos, o único problema que nem todas as pessoas consegue aplicar (porque infelizmente no Brasil temos muitas realidades diferentes).
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Acho que esse livro deve ser bom para quem ja possui uma boa estrutura financeira ..no meu caso náo me interessa porque ja no meu dia a dia a gente ja procura economizar dentro das nossas possibilidades
    Acho que na atual situaçao em que vivemos .todos ja tem a sua forma de economizar
    Por isso acho que esse livro e para um grupo especifico .
    .é como voce disse .náo se aplica a populaçáo que náo tem os mesmos privilegios que ela

    ResponderExcluir
  11. Lex!
    Não li ainda o livro, mas achei bem interessante, mesmo sabendo que sua segunda ressalva é bem pertinente.
    Quanto a primeira, para você pode ter sido repetitivo, mas nem todo mundo segue o canal dela e a leitura do livro, pode ser bem educativo e promissor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Estou vendo cada vez mais as pessoas se interessarem por esse tema, mas ainda não consegui reunir a coragem para me informar mais. Quando for fazer isso, é uma boa sugestão de livro.

    ResponderExcluir