harry potter e a pedra filosofal

Aos 21 anos de idade, eu decidi ler pela primeira vez Harry Potter. Eu sempre gostei dos filmes, mas o interesse pelos livros só veio anos depois e, ansiosa e apreensiva, eu resolvi embarcar nessa leitura.

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 263
Ano: 2000
Nota: 5/5

Ao completar 11 anos, a vida de Harry Potter muda completamente. Tudo que o menino sabia até então sobre si mesmo era que era órfão e seus pais haviam morrido em um acidente de carro. Por isso ele fora criado pelos seus tios, sempre sendo maltratado, dormindo embaixo da escada, usando as roupas velhas do seu primo... Até que, ao completar 11 anos, tudo muda.

Harry descobre que é um bruxo - e que é muito famoso! Além disso, ele foi convidado para Hogwarts, a escola de bruxaria na qual ele vai aprender tudo que precisa saber sobre magia e esse mundo ao qual ele pertence, assim como descobrir a verdade sobre seus pais!

Ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido, nos confere uma proteção eterna. 

Eu tinha alguns medos em começar a ler Harry Potter já adulta e tantos anos depois da fama do livro. Entre meus medos, o principal era se eu iria gostar de uma história que conquistou crianças - que era o público-alvo do livro. Mas logo na primeira página esse medo já foi derrotado! A escrita é muito madura, com bastante detalhes, mas não ao ponto de ficar cansativa, a J. K. Rowling é uma autora que consegue cativar a atenção do leitor e fazer ele imaginar com facilidade as cenas descritas.

Mesmo que Harry Potter não tenha sido um livro que fez parte da minha infância e adolescência, eu consegui me sentir acolhida na história, como se fosse criança de novo, sonhando com Hogwarts e todo aquele universo fantástico que você deseja imediatamente conhecer.

Mas o que mais me chamou atenção foi a qualidade da construção da história. É um livro que conta com muitos detalhes - muitos personagens secundários e pequenas informações que no primeiro momento que são apresentadas parecem não ter nem tanta importância, mas cada detalhe pode ser útil em algum momento da história. E, sinceramente, como leitora eu acho isso fascinante!


Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se.

 

Harry Potter e a Pedra Filosofal tem essa escrita leve, divertida, rica. O universo criado continua a ser encantador e criativo, despertando a curiosidade para você se envolver cada vez mais profundamente com a história. Os personagens são muito bem construídos e o livro traz muitas lições de encher seus olhos com lágrimas. É uma história que conta com aventura, sensibilidade, diversão e magia. E, com certeza, eu não vejo a hora de ler todos os outros livros.

Ler Harry Potter pela primeira vez aos 21 anos fez com que eu me sentisse uma criança de novo, maravilhada com um mundo mágico. 

Se você quiser ler essa história, aproveite que o livro está disponível no Kindle Unlimited ou compre um exemplar:




11 Comentários

  1. Há uns 10 dias, eu realizei o meu sonho de ter meu box de Harry Potter. Mesmo já tendo lido todos os livros, eu nunca tive um livro meu. E agora tenho rs
    Não vejo a hora de mergulhar nesse universo do bruxinho novamente, hoje estando bem mais velha e podendo ver a história por um ângulo diferente!!!!
    Sei que vou me emocionar!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou uma pessoa muito de ler fantasia, então assim como você, eu também assisti os filmes primeiros, e demorei na verdade, acho que só vi quando eu tinha uns 20 anos, e daí fui ler todos os livros. Quando eu era mais nova, minha vizinha me deu de presente o segundo livro, então desde criança eu já li ele umas 4 vezes kkk mas até então não tinha visto todo esse universo.
    Não sei se você acompanha o site oficial, mas eles lançaram um projeto "Harry Potter em casa" e várias pessoas famosas leram capítulos do primeiro livro, tanto que o próprio Harry foi o contador do primeiro capítulo :) Eu amei a proposta e acompanhei todos os capítulos ouvindo em inglês e lendo em português. Espero muito que eles lancem o segundo livro.

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Eu estou com um projetinho pessoal de reler HP. Finalizei A Ordem da Fênix hoje e já estou com o coração partido de ter só mais 2 livros.
    Essa série é totalmente incrível e é bem interessante ver as informações que a autora deixa e que só fazem sentido depois.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho essa edição uma graça! Quando eu era mais nova era doida para ter um box de HP, hoje aos 20, ainda tenho essa vontade, mas mais por nunca ter lido todos os livros, do que para tê-los na minha estante mesmo. Adoro esse universo que a JK criou, sempre muito gostoso voltar à ele (no meu caso, através dos filmes). Espero um dia poder ler a série toda e sentir todas essas emoções.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Tenho minhas edições antigas em brochura, capa simples e edição econômica.
    Quero ainda ter um box ou comprar os de capa dura.
    Fico feliz que tenha gostado desse universo que sou apaixonada. Quero reler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Lex!
    Eu já passei dos 21 há um tempão e ainda não li...
    Tem fases que me interesso e vou atrás, aí vejo os preços e desisto, não curto ler em celular ou kindle. E tem fases, como agora, que pego ranço da JK e quero distância.
    Por enquanto fico nos filmes mesmo

    ResponderExcluir
  7. Eu li Harry Potter mais nova, mas também já não era mais criança... Mas me senti exatamente como você, principalmente porque quando eu li, nem todos os filmes tinham sido lançados ainda. E sim miga, você tá certa quanto aos detalhes... Pode ter certeza que você vai "precisar" deles mais pra frente, rs.
    Ah, Pedra Filosofal provavelmente foi o livro que mais reli na vida, sabe? Sempre gosto de ler quando não tô muito legal ou quando tô de ressaca.

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu me apeguei rapidinho a essa leitura e adorei que tenha poucas páginas. Já sinto saudades dos personagens e da história <3

    Abraço


    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Eu só li o primeiro livro e lembro que a escrita da autora é super facil de ler .voce le rapidinho .
    Tenho que pegar os outros para ler .
    Que bom que gostou da leitura

    ResponderExcluir
  10. Assisti aos filmes de Harry Potter, mas não senti toda a emoção. Gostei, mas assisti apenas porque estava no alge. Tentei ler o livro, mas desisti na metade. Faço parte dos poucos que acham Harry Potter legal, mas sem vira fã.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que nem os filmes eu assisti por que bruxaria e outros assuntos sobrenaturais não me surtem curiosidade. Mas, eu fico feliz que a sua experiência tenha sido boa, é ótimo quando o enredo do livro é bem construído, principalmente quando se fala em fantasia.
    Ahh, e a minha irmã tem 22 anos e agora que ela começou a ler a Saga do Harry Potter também, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir