o diário de lizzie bennet

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é aquele livro que vai conquistar toda pessoa que é apaixonada por Orgulho e Preconceito (mesmo que seja só pelo filme!). O livro é baseado na web série que foi uma grande febre vários anos atrás e como alguém que assistiu os 100 episódios em poucos dias, posso dizer que estava muito animada para essa leitura!


Título: O Diário Secreto de Lizzie Bennet
Autor: Bernie Su e Kate Rorick 
Editora: Verus 
Páginas: 364
Ano: 2014
Nota: 3/5

Aos 24 anos, Lizzie Bennet se sente um pouco perdida. Ela está terminando sua pós-graduação e precisa de um projeto de pesquisa, além disso, precisa descobrir com o que vai trabalhar para poder pagar todas suas dívidas de crédito estudantil e sair da casa seus pais, com quem mora ainda com suas duas irmãs, Jane, a mais velha, e Lydia, a caçula. Para completar, a sua mãe não a deixa esquecer em nenhum momento da necessidade que ela tem de encontrar logo um marido antes que seja tarde demais.

As coisas começam a mudar quando ela resolve fazer vlogs contando sobre a sua vida - especialmente as loucuras de sua mãe para ver suas três filhas casadas - e coincidentemente Bing Lee, um jovem lindo, rico e estudante de medicina, chega à cidade, acompanhado de sua irmã e seu melhor amigo ranziza, Darcy. A monótona vida de Lizzie, então, começa a ganhar vários acontecimentos emocionantes e os espectadores de seu vlog, um grande entretenimento.



A escrita de O Diário Secreto de Lizzie Bennet é ótima! O enredo é todo escrito em um diário (que, no caso, é o material que apoio que a Lizzie vai usar depois para escrever seus projetos), mas conta com diálogos, capítulos curtos e muito fluidos. Tem até mesmo algumas poucas ilustrações.

Mas isso é em relação à estrutura. O conteúdo é maravilhoso: bem-humorado, uma história com várias reviravoltas, personagens cativantes e divertidos, e uma trama que me envolveu bastante.

Mas, devo confessar que o fato de ter poucos meses que eu vi toda a web série com certeza afetou bastante a minha experiência de leitura. O livro ele narra exatamente as coisas que são mostradas na série  e é quase idêntico (tirando algumas partes que na série não são expostas e deixam um suspense, que é revelado aqui no "diário").

Isso foi bom, pois saciou aquele gostinho de quero mais que ficou desde que terminei de ver a história de Lizzie e Darcy do século XXI. Mas, ao mesmo tempo, não foi tão bom, pois acabou ficando cansativo de ler em alguns pontos tendo em vista que eu lembrava exatamente tudo que acontecia.

Tenho muitas ambições e sonhos em relação ao que eu quero fazer da minha vida: quero poder afetar as mudanças. Transformar, pelo menos, meu cantinho do mundo em algo melhor, de alguma forma. Inspirar e ser inspirada. 

Além disso, é uma adaptação bem fiel à história original de Jane Austen. Claro que na medida do possível, tendo em vista que no clássico romance as Bennet são 5 irmãs, e não 3. E, além disso, temos aqui várias mudanças necessárias na trama para fazer sentido no século em que estamos. Mas ainda assim, é bastante fiel e achei algumas soluções muito criativas para manter a ideia original em circunstâncias atuais. 

Então, nessa história, nós temos quase todos aqueles personagens e suas histórias que já conhecemos do clássico de Jane Austen e é simplesmente delicioso de ler, pois, para quem gosta de Orgulho e Preconceito, o livro tem um toque muito familiar, sabe? Você sabe quais reviravoltas esperar, você sente que conhece os personagens e tudo isso até poderia ser ruim, mas para mim não foi.

E, pensando sobre isso, creio que depende da expectativa que você tem com o livro. No meu caso eu queria mesmo algo familiar, uma história confortável, sabe? Leve, romântica e divertida. E foi isso que encontrei com minha experiência de leitura de O Diário Secreto de Lizzie Bennet.

Recomendo demais o livro como uma leitura despretensiosa: seja se  você viu ou não a série, leu ou não Orgulho e Preconceito. Caso queira comprar o livro, acesse pela Amazon*:





* O blog ganha uma pequena comissão a cada compra realizada pelo link. Esse dinheiro é usado para gerar mais sorteios, top comentarista e na própria manutenção do blog. ♥ Agradeço demais quem quiser contribuir comprando com o link daqui! 

Você já conhece essa história? Comente aqui embaixo!

16 Comentários

  1. Falou em Orgulho e Preconceito o texto já me prendeu haha ameii a resenha ♥
    Bjs,
    Blog: Dose de Estrela

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada logo no primeiro parágrafo quando citou Orgulho e Preconceito haha. Acho bem legal essas leituras que pega a gente desprevenidos e nos surpreende.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Eu só vi o filme Orgulho e Preconceito que claro, amo! O livro está aqui na estante e sim, ainda pretendo ver.
    Eu só confesso que havia espiado esse livro bem por cima, mas nunca havia lido algo sobre ele(ao menos não me recordo) e oh, nesse momento complicado que estamos passando, leituras mais leves e descontraídas precisam estar entre as nossas, quase que diariamente!!!
    Se puder, claro que lerei!!!
    E como não vi a série, minha experiência deve ser outra!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. Amiga, nunca nem assisti Orgulho e Preconceito e também nunca tive um interesse real em ler o livro. Mas eu geralmente gosto muito de releituras desses clássicos, sempre são muito divertidos. Ah, eu adoro livros em forma de diário, então acho que mesmo não tendo contado com a história original, seria um livro bem gostoso de ler para mim!

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sempre vejo o livro quando se fala em adaptações de O&P. E O Diário Secreto de Lizzie é sempre muito bem elogiado. Assim como a websérie.
    Já vi o livro disponível para troca no Skoob mas sempre quando estou pobre de créditos lá.
    Torcer para conseguir um exemplar lá

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não me interessei pelo livro orgulho e preconceito, a ponto de procurar para ler, também não assisti o filme.
    Mas o foco aqui é O diário secreto de Lizzie Bennet, não assisti a série que é inspirada no livro, mas vou assistir para poder comentar.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Aléxia.
    Dos livros desse universo de Orgulho e Preconceito esse foi o que mais gostei até o momento. Como não tinha assistido a série ainda minha experiencia foi diferente da sua. Só assisti o primeiro episódio depois que li o livro.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Tenho que tomar vergonha na minha cara, pois tenho o livro Orgulho e Preconceito há anos e sempre falo que sou curiosa para conhecer a história, mas pegar para ler mesmo, nada. Achei interessante, não sabia que esse livro era uma série também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Tenho o livro Orgulho e Preconceito, mas ainda não li porque passei um monte de livros na frente, kkk e nem vi o filme.
    Fico feliz em saber que esse livro é bem fiel ao original e tem algumas mudanças para ser adaptado aos tempos atuais, mesmo que seja com 3 irmãs apenas. Deve ser legal acompanhar a loucura da mãe para casar suas filhas.
    Obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto esse livro em diversos sites, mas nunca tinha parado pra ler sobre o que ele falava. Adorei a forma como o livro é escrito, isso acaba dando uma diferenciada na leitura. Além disso, adorei saber que o enredo é maravilhoso e que a autora tem uma escrita bem fluída e fácil de ser lida!

    ResponderExcluir
  11. Ola
    Eu assisti o filme 2vezes mas ainda náo li o livro
    Está aqui esperando para ser lido
    Esse livro que voce leu parece um romance bem fofo ainda náo conhecia e nem sabia da serie
    Vou procurar saber mais detalhes da serie .

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Amei o livro, gostei que tem essa pegada de orgulho & Preconceito moderno, já por isso fiquei bem curiosa, principalmente eu amar o clássico. Não sabia que tinha web serie, vou até procura!

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  15. Tenho vontade de ler esse livro por que ainda não assisti a websérie e nunca consegui ler Orgulho e Preconceito, então acho que eu teria uma boa experiência com essa releitura de uma obra clássica.
    Amei a resenha Lex.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  16. Oii,
    Eu amoooo Orgulho e Preconceito, é um dos meus prefes da vida.
    Onde tem essa web série é no youtube?
    Parece ser superdivertida e com todas as semelhanças com o livro, só que no mundo atual. Acho que vou gostar!
    Bjs

    ResponderExcluir