pessoas normais

Pessoas Normais foi um livro que me gerou muito interesse. A começar pela super indicação da Pam Gonçalves, logo depois vi que a Taylor Swift também indicou o romance, e que o livro também faz parte da lista de melhores livros do Barack Obama e em seguida vi que saiu uma série pela Hulu. Ou seja, eu estava muito animada para ler e muito feliz que a Companhia das Letras disponibilizou o e-book para o time de leitores. Infelizmente, a leitura foi a maior decepção.

pessoas normais

Título: Pessoas Normais
Autor: Sally Rooney
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 264
Ano: 2019
Nota: 1/5 


Connell e Marianne vivem em mundos diferentes. Ela é uma garota rica e excluída na escola, sem amigos e que causa repulsa em todos. Connell é o garoto popular, que joga no time de futebol da escola e sua mãe trabalha como diarista na casa de Marianne. Apesar de serem tão opostos, uma conexão estranha surge entre eles, o que os faz começar um tipo de relacionamento (no qual ninguém chama de relacionamento) do qual Marianne não pode contar para ninguém, e Connell quer esconder de todos seus amigos.

O livro vai narrando ao longo dos anos as mudanças no relacionamento dos dois, especialmente após eles saírem da pequena cidade em que vivem para estudar em Dublin e os papeis se invertem: Marianne passa a encontrar-se na vida, construindo novas amizades e desenvolvendo sua personalidade, enquanto Connell se sente à margem, inseguro, tímido e incapaz de se relacionar com outras pessoas.

Marianne tinha a sensação de que sua vida real acontecia em outro lugar, bem distante dali, acontecia sem ela, e não sabia se um dia descobriria onde era e se seria parte dela.

Quando comecei a ler a história, eu tinha em mente que seria algo totalmente diferente. A escrita da autora me deixou bem desconfortável, a história é construída ao longo de alguns anos, mas dentro desses anos ela conta narrativas que vai e vem no tempo, sendo um pouco difícil se situar na ordem dos acontecimentos - e para completar a leitura é lenta. Mas quem me dera que essa fosse a única coisa que me incomodou no livro!

Os personagens são extremamente esquisitos para mim, Marianne vive se inferiorizando, se colocando em situações da qual não gosta, não se sente bem e não sabe nem mesmo se quer estar ali. Connell é insuportável, não sabendo o que quer e mesmo quando sabe, não tem coragem de dizer. Juntos, eles se tornam impossíveis - são incapazes de se comunicar e nem mesmo entendem um ao outro e nem a si mesmos.

Assista ao trailer da série Pesosas Normais:


Logo nos primeiros capítulos percebi que não gostaria dos personagens por eles terem essa personalidade quase blasé, metidos a cult. E em nenhum momento eu conseguir me identificar com nenhum personagem, nem mesmo consegui me colocar no lugar deles e isso incomodou muito ao longo da leitura.


O pior de tudo é que o livro segue em um ritmo totalmente linear, sem nenhuma reviravolta, sem nenhuma surpresa, apenas os anos passando enquanto Connell e Marianne se separam e voltam, se separam e namoram outras pessoas, aí voltam a ter um relacionamento-que-não-chamam-de-relacionamento e enquanto isso Connell nem mesmo consegue se decidir sobre o que sente por Marianne, e ela, sempre se coloca nas situações mais desconfortáveis o possível.

Seria de fato capaz de fazer as coisas pavorosas que faz com ela e ao mesmo tempo acreditar que está agindo por amor? Seria o mundo um lugar tão perverso a ponto de o amor ser indistinguível das formas mais baixas e mais abusivas de violência?


Sinceramente, para mim Pessoas Normais foi um dos livros mais estranhos que li, no qual não consegui entender nem um pouco nenhum dos personagens, suas escolhas, seus pensamentos, seus sentimentos... Nada. E, além disso, a história conta com vários gatilhos (como violência doméstica, bullying, suicídio...).

Pessoas Normais foi uma leitura extremamente desconfortável e confesso que não consigo entender o que as pessoas veem de tão lindo, incrível (o que me fez ficar perguntando para mim mesma: será que li esse livro da forma errada?). Creio eu que se fosse escrito de uma forma diferente, poderia até ter me envolvido mais, mas ainda assim não sei se conseguiria compreender os personagens e criar uma conexão com eles. 

Se quiser ler Pessoas Normais, compre aqui:



Se inscreva na newsletter e receba conteúdo exclusivo

21 Comentários

  1. Oi Aléxia,
    Eu estou com esse e-book no kindle para ler, mas não consegui ter aquela empolgada para começar. Já ouvi pessoas elogiando muito e pessoas como você, dizendo que 'leram errado'. Tenho medo do que vou encontrar, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A resenha começou super confiante com algumas pessoas famosas indicando o livro, mas leitura é relativa né? O que funciona pra um leitor, pode não funcionar pra outro.
    Não sei se eu leria esse livro por que não tenho a mínima paciência para histórias lineares e sem grandes acontecimentos. E eu acho que você não leu é errado, o livro só não funcionou pra você, e também não tem nada de errado nisso.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aléxia

    Eu estou com o livro no Kindle e apesar das suas ressalvas eu ainda estou animada para ler. Eu não tenho problemas com narrativas que alternam muito a linha do tempo e também gosto de personagens esquisitos, provavelmente serão características que me farão curtir ainda mais a trama. Mas é uma pena que com você o livro não tenha funcionado. E não tem essa de ler errado, todo mundo lê certo, mas às vezes a história funciona com a gente e às vezes não. Tipo eu com Teto Para Dois. Todo mundo ama e eu não poderia achar mais entediante e irresponsável, o que não significa que li errado. hahahahaha Você ler certo, fica tranquila. hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Recentemente assisti um vídeo da Pam Gonçalves falando sobre esse livro e fiquei mega entusiasmada pra ler, inclusive, até coloquei na listinha de desejados, porém, ao ler sua resenha fiquei com o pé atrás, pois, suas ressalvas são coisas que costumam me irritar muito nos livros. Por exemplo, não curto livros que ficam muito parados sem nenhuma reviravolta... Você me desanimou a ler hehehe...
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Li algumas resenhas desse livro e pude perceber que não é uma leitura fácil para algumas pessoas, porque é mais lento, não tem grandes reviravoltas.
    Mas penso que é uma leitura válida se for ler sem expectativas, os temas que aborda na vida dos personagens.
    Se tiver oportunidade lerei, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, bom saber que isso acontece no livro. Eu coloquei ele pra ler por causa da série, mas ainda não tinha visto nenhuma resenha sobre ele. Já vou com beeeem menos expectativas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  7. eu ainda estou curiosa com esse livro, deve ser bem desafiador ler e é isso que me dá mais vontade

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente: Taylor Swift é tudo pra mim hahah e estranhamente não havia visto nada sobre ela recomendando. Que triste que um livro tão bem recomendado não tenha atendido suas expectativas, da uma sensação de tempo perdido lendo, né? Não li o livro ainda, mas já senti empatia pela Marianne, infelizmente me identifiquei um pouco hahah (rindo de nervoso), o mesmo vale para o Connel. É bom ver que se trata realmente, assim como o título do livro, de pessoas normais com relações e personalidades confusas e imperfeitas. Também não gosto de leituras lentas e talvez esse "vai e vem no tempo" torne a história um pouco confusa mesmo, o que pode ser um problema, mas ainda assim fiquei com vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que balde de água fria amiga. A capa desse livro grita CHATO! Juro, quando vi disponível nem quis pedir porque imaginei que fosse ser sem graça até a tampa. O fato da leitura não ter nada de interessante, reviravolta, sei lá, isso só deixa todo o enredo fraco, ainda por cima entrega personagens esquisitos e que tornam a nossa paciência? É, não é pra mim! Que pena que não rolou pra você, ninguém merece quando isso acontece.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii Alkéxia

    Só pela resenha já sei que esse livro não é para mim, narrativas lineares me cansam, preciso de pelo menos uma surpresa na trama, senão desanimo total. Acei tudo esquisito também, essa narrativa que vai e vem é complicada e essa personalidade blasé dos personagens, acho que tb não conectaria com eles não.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. A pior coisa de ler um livro que todo mundo tá falando bem é isso, né? A gente vai com muita expectativa e expectativa demais sempre gera o famoso tombo.
    A Alessandra, minha amiga e uma das colunistas do blog, teve essa mesma confusão que você nessa questão da passagem de tempo da história, então não se preocupe porque você não está sozinha.
    Ultimamente eu tenho lido muitos livros sem reviravoltas na trama, mas nem é isso que me incomoda de fato, até porque tem muita narrativa que se sustenta muito bem assim... O que me deixa bolada é os personagens serem chatos, como no caso de Pessoas Normais.
    Ai miga, coragem viu. kkkkkkkkkkkkkk

    Bjs!
    https://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não aguento com livros com essa narrativa e relacionamentos estranhos, por isso passo essa leitura, não consigo romantizar isso.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Aléxia.
    Eu nem peguei esse livro para ler quando a editora disponibilizou ele. Não me chamou muito a atenção. E não sabia desse hype todo em cima dele. É uma pena que não tenha sido uma leitura satisfatória. Já aconteceu comigo isso também de ler um livro que todo mundo amou e não gostar e eu fiquei me sentindo a estranha hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oi, Aléxia!
    Eu gosto de resenhas sinceronas assim. Ainda não li o livro, mas fico pensando que, talvez, o objetivo da autora seja justamente causar o estranhamento, não?

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse título! Vou ler mais sobre! ♥

    ResponderExcluir
  16. Nossa Alexia que chato ir com tanta expectativa assim e o livro náo ter conseguido te cativar .Eu tambem náo gosto de livros assim alternando tempos
    Gosto de livros em que o romance flui naturalmente .
    Ainda acho que uma escrita simples bem melhor .

    ResponderExcluir
  17. Essa é uma prova de que nem todo livro funciona para todo mundo. Já aconteceu comigo de eu me decepcionar com uma obra que era querida por muitas pessoas que eu conhecia e fiquei meio perdida. É uma coisa bem ruim.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  18. Ingrid Figueiredo19 de julho de 2020 02:32

    Esse livro mostra o que a gente pode chamar de relacionamento tóxico, eu também não gostei do livro principalmente por causa dos personagens, eles não faziam bem um pro outro e não senti nenhum desenvolvimento deles. Esperava que ao final ela entendesse mais o conceito de amor-próprio e ele... bem, fosse menos chatinho. Embora na parte da universidade foi o único momento que eu me identifiquei kkkk aquele momento de perdido, sem perspectivas, ansioso...
    Enfim, senti que foi uma história com potencial... desperdiçado em grande parte

    ResponderExcluir
  19. Aquele tipo de livro que a gente vai correndo ler, pois todo mundo começa a ler ao mesmo tempo e? Não funciona!
    Eu ainda não o li,mas algumas resenhas bem ruins sim rs o que me fez perder totalmente a vontade conferir o enredo, que sim, tinha tudo para ter funcionado se os personagens tivessem sido melhor aproveitados!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  20. Olá Lex!
    Ok! Fiquei confusa agora, muitas pessoas falaram tanto desse livro ser bom e tal, agora vejo uma resenha negativa, fiquei bastante receosa porque tinha curiosidade em ler, em conhecer a trama. Espero ler em algum momento!

    blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  21. Oi, Lex
    Menina, tu foi corajosa!
    Um livro chato assim eu teria abandonado logo no começo kkkk
    Parece que os personagens são arrogantes e sem graças, chatos mesmo. E se a narrativa segue sem grandes desenvolvimentos, ai muito cansativo. Não vou querer ler não kkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir