Os Sinclair são uma família tradicional e rica, muito rica. Todos os anos a família se encontra na mesma ilha, paras férias de verão e fingem ser pessoais felizes, que nunca erram, que não são carentes, que são normais. Candence - a neta mais velha e principal herdeira de tudo -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat, que sempre passa o verão com a família Sinclair, são inseparáveis desde a infância e são conhecidos como os Mentirosos.

No verão dos quinze, quando Candence faz 15 anos, ela sofre um acidente e acaba perdendo grande parte da sua memória, não conseguindo se lembrar de nada que aconteceu naquele verão e também acaba tendo fortes dores de cabeça extremamente incapacitantes. No ano seguinte, sua mãe a proíbe de passar o verão na ilha e pela primeira vez ela passa as férias sem a companhia dos Mentirosos e da família Sinclair. Somente aos 17 ela consegue voltar ao lugar onde aconteceu seu acidente - e agora ela quer respostas que ninguém quer revelar: o que aconteceu com ela? Como ela sofreu o acidente? Por que ela estava sozinha?

Título: Mentirosos
Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Ano: 2014
Nota: 5/5
SKOOB | AMAZON



Mentirosos é um YA de mistério e suspense muito envolvente. No começo do livro é tudo muito confuso, mas é justificável que seja justamente porque é narrado em primeira pessoa do ponto de vista da Candence e, após o acidente, a mente dela trabalha de forma confusa, desconexa, com lapsos em sua memória. Mas o livro é narrado de uma forma poética, rápida e extremamente fluída que faz com que você comece a ler sem muitas pretensões e acabe se envolvendo completamente.

Sinceramente quando comecei a ler eu não sabia exatamente o que esperar. Achei que seria uma daquelas histórias de famílias que fingem ser perfeitas e que escondem segredos para o mundo exterior - e realmente é isso. Mas é ainda mais. Mentirosos tem uma trama que se camufla no início através de um romance adolescente e, com isso, acaba enganando um pouco o leitor, desviando a atenção do mistério que ronda todo o enredo.

Eu fico lá deitada e espero , e me lembro repetidas vezes de que a dor não dura para sempre. De que outro dia vai chegar e, depois dele, mais um.

E o desfecho desse mistério para mim foi absolutamente impressionante, assustador e chocante. Realmente essa é a palavra que descreveria: chocante. Eu pensei em várias hipóteses sobre o que poderia ter acontecido com Candence, mas nunca me passou pela cabeça o que realmente aconteceu. E, após ser revelado isso, dá vontade de você reler o livro inteiro para enxergar as coisas de uma forma diferente, com essa nova informação.

Mentirosos é um livro muito bem escrito, confesso que eu não gostei dos personagens em si e nem do romance que se estendia entre o enredo, mas os capítulos curtos, a narrativa que mescla com um tom poético, o mistério que começa de uma forma despretensiosa e vai crescendo na trama, tudo isso me conquistou o suficiente para eu não conseguir largar o livro enquanto não terminasse - e acabar dando 5 estrelas.

Você já leu Mentirosos? Conhecia a história? Comenta aqui embaixo e me conta um livro que te surpreendeu no final também! :)


Se inscreva na newsletter e receba conteúdo exclusivo


12 Comentários

  1. Oi Lex! Eu adoro este livro. No começo achei que ia ser a história de um bando de adolescentes idiotas, mas depois a trama foi ficando intensa e teve um final incrível. Eu amei.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aléxia

    Eu simplesmente amo esse livro. Quando cheguei no final eu fiquei EMBASBACADA. Foi uma leitura que me marcou muito e tenho muita vontade de reler. Recomendo Fraude Legítima, também da autora. É outro que é excelente!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. não conhecia este livro, mas amei a abordagem da história!
    Mais um pra minha lista que nunca termina kkkkk.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho as suas resenhas tão boas aaaaaaa! E quase morri de rir do penúltimo parágrafo kkkkkk. Você tentando não revelar o final do livro e apenas falando adjetivos kkkkk. Ótimo, pelo menos spoiler não tem! HAHA.
    Beijos,

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro, amei demais a trama, me envolveu bastante e o fim foi bem legal.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    É ótimo pegar um ya e acaba me deixando bastante surpresa. Esse estou doida pra ler, essa questão do final né deixou ainda mais curiosa.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  7. Esse livro está na minha listinha. Coloquei lá depois de ler uma resenha em uma newsletter! Assim, depois da sua, eu confesso que não sei se é o tipo de história que gostaria de embarcar no momento. Porém, acho que estou precisando de algo que me prenda! Então, pode ser que depois da leitura atual, eu embarque nele! ♥ Fiquei MUITO MUITO curiosa hahaha! Preciso saber o que aconteceu com a Candence hahaha. Obrigada pela dica. ;-)
    Ah!! Amei muito o nome do seu blog. ♥♥♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  8. Amei conhecer esse livro, pela capa ele me chamou muita atenção, uma pena você não ter se conectado com os personagens, mas que bom que isso não afetou a leitura! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Wow, eu não conhecia a história, mas me deu curiosidade para saber mais sobre esse final :O
    Adorei a resenha <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  10. Fiquei bem curiosa em ler essa obra.
    Feliz Páscoa!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  11. Opa, tudo bem por aí?

    Eu fiquei interessado por essa obra há um bom tempo. Acho que o livro estava bem em alta na época, pois muitos blogs publicavam resenha acerca da história. O tempo foi passando e fui perdendo o interesse. Que bom que a leitura superou o que você esperava.

    Abraços!
    Acampamento da Leitura

    ResponderExcluir
  12. Eu fujo um pouco de YA, mas de vez em quando acabo me surpreendendo com alguns livros assim. Estava doida para ler esse livro tem tempo, mas ainda não o fiz. Prece ser uma leitura rápida, inclusive. Fiquei super curiosa para saber o que aconteceu com Candence... e por que eles são chamados de mentirosos.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir