Quem acompanha o blog há um tempo sabe o quanto eu sonho com o dia que terminarei de ler um livro em inglês. Eu já comprei meia dúzia de livros físicos (que eu já li em português e até livros que nunca nem ouvi falar) apenas para me motivar a terminar pelo menos um e superar logo esse obstáculo. Mas eu sempre desisto em algum momento e isso é extremamente frustrante.

Mas surgiu agora a oportunidade para que eu lesse vários (vários, mesmo!) livros em inglês. E o mais legal de tudo é que são histórias incríveis que dificilmente serão lançadas no Brasil em breve. Ou seja, eu só tenho a opção de ler ou não ler.

E, para me motivar de verdade, eu pensei em fazer como um diário de leitura aqui, compartilhando não somente as minhas dificuldades, mas especialmente como estou superando elas - quais dicas estou recebendo, quais conteúdos tem me ajudado e como eu tenho me impulsionado a conquistar isso.

 

Por que é tão difícil ler em inglês?

Eu sempre tive uma relação difícil com inglês. E acho que isso se deve muito a minha criação - eu só fui ouvir músicas em inglês, por exemplo, na adolescência. E eu sempre me senti muito constrangida por ser a úncia a não conseguir acompanhar as letras ou não saber diferenças simples de palavras em inglês. Mas quando eu comecei assistir séries em inglês e me deparei com uma que não tinha dublagem, apenas em legenda eu me vi no meu primeiro obstáculo com essa língua: comecei a assistir sem entender nada.

O início foi um sacrifício. Eu tinha que voltar várias e várias vezes as mesmas cenas para ler de verdade, pois eu não entendia uma palavra. Até que comecei a perceber que as atuações eram muito melhores quando se assistia com a voz original dos atores, sem dublar. E desde então tem uns 8 anos que eu não assisto mais nada sem ser na língua original e com legendas.

E é assim com a leitura hoje em dia. Eu tento ler em inglês, mas é frustrante ter que parar tanto para pesquisar palavras, confirmar significados que eu sabia (mas que não tinha certeza total que estava certo) e fora que parece que eu gasto o triplo de energia para conseguir ler. Além disso, tem a dificuldade de não ter um vocabulário muito vasto e, bom, livros com 200/300 páginas vai ter BASTANTE vocabulário.


Aprendendo como ler livros em inglês: PROJETO

Sim, eu estou fazendo isso de um projeto.

Primeiro, porque eu quero muito poder finalmente tirar isso da minha lista de coisas que eu quero conquistar. Segundo, estamos em um momento de quarentena, e se eu não fizer isso agora, não sei mais quando poderei me dedicar tanto assim. Terceiro, eu quero MUITO ler todos os livros que tenho aqui em inglês. Quarto, eu quero compartilhar essa experiência com vocês. 

Para começar, eu escolhi o livro Only When It's Us, pois é um livro com uma história que me interessa, a autora escreve bem e eu consigo ler a maior parte das coisas. O único lado negativo é que eu considero um livro grande, pois tem 347 páginas. Até o momento eu li apenas 15 páginas e, sinceramente, foi muito difícil. Mas eu percebi que existem duas formas de ler:

  • me estressando pela grande quantidade de palavras que eu não sei e pelo tempo a mais que demoro para ler em inglês;
  • ignorando palavras que não afetam o entendimento máximo do enredo e lendo de forma mais descontraída, sabendo que muita coisa vai passar despercebido e que tudo bem, pois é o primeiro livro em inglês que estou lendo - e o lado positivo é que, quanto mais eu encaro de forma descontraída, mais rápido eu vou lendo.

Conteúdos para aprender a ler em inglês

Para ajudar, eu acredito que é interessante, enquanto eu leio o livro, eu estar estudando com outros meios. Um dos que eu uso e AMO é o DUOLINGO, especialmente a parte de histórias que ajuda muito nesse projeto de ler livros em inglês. Além disso, eu estou montando uma pasta no Pinterest para isso, se quiser seguir também clique aqui.

Eu também achei esse vídeo do Mairo que explica de uma forma muito melhor do que eu expliquei sobre como ler livros em inglês e a questão de você pular as partes que não entende, focando só no que você sabe:



Além disso, estou pensando em montar um cronograma de estudos - mas isso fica para a próxima parte desse post, quando eu decidir exatamente o que vou fazer.


E aí? Você lê em inglês? Se sim, qual dica você dá? E, se não, qual a sua maior dificuldade? Comenta aqui embaixo!

7 Comentários

  1. eu lia inglês quando fazia aulas. Os livros subiam de nível assim que avançava cada módulo. Apesar das histórias não serem as minhas favoritas. Tive dificuldade no começo, mas insisti e fui melhorando. Eu gosto bastante de ler site de fofoca em inglês pq o vocabulário é bem a nossa língua do dia a dia e isso facilita o entendimento. Música e entrevistas em vídeo sem legenda, me ajudaram a melhorar o inglês tbm.

    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post, eu sempre vejo filmes legendados para ter uma noção melhor do inglês, mas quero muito aprender o inglês por completo! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, ALéxia!
    Eu acho super legal você tentar ler livros em inglês. Eu fiz 6 anos de inglês mas não sei falar quase nada, porque fiquei muito tempo sem treinar, então preciso ter muita paciência e cuidado quando tento ler um livro nessa língua. Quase não acontece KKKKKKK Já tentei ler O conde de monte cristo, mas meu Deus, que preguiça!
    Mesmo assim, boa sorte!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Aléxia.
    Eu queria muito ler em inglês. Até porque tem tantos livros que começam a publicar por aqui e como não vende muito deixam a história pela metade. Desejo sucesso no seu projeto. Daqui a pouco você já vai estar lendo eles sem nenhuma dificuldade.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá, Aléxia

    Bom, eu fiz curso há uns dez anos e na época o professor incentivou a fazer a mesma coisa... assistir séries no idioma original, ouvir música e tentar entender. Pelo que eu entendi você está aprendendo sozinha, né? Então a dica que eu te dou é investir em textos curtos, ler com um dicionário do lado é contraproducente e cansativo. Ou, se você puder investir em um kindle, por exemplo, seria uma boa, pois o dispositivo já vem com um dicionário e basta você clicar na palavra para aparecer uma caixinha com o significado inglês/inglês ou inglês/português.
    Ler livros que você já leu em português também é uma boa, pois seu subconsciente vai te lembrando e você vai pegando o contexto. E vai acumulando vocabulário, mas não faça listas. Idioma não se aprende memorizando, se aprende falando, praticando. Torço por você! ;)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Alexia,

    Está aí um objetivo que tenho, mas sempre deixo de lado. Eu ultimamente leio livros em espanhol para não perder o estudo que tive. Mas em inglês infelizmente não consigo ainda.
    Preciso me organizar mais e praticar. Vou acompanhar suas postagens com certeza, quem sabe me ajuda.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Essa forma que está fazendo achei bem interessante! Eu tenho dificuldades no idioma e por isso nunca li um livro em inglês. Mas vou adotar seu método agora. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir