Eu sempre acho que livros é o melhor presente. Claro que o motivo real é por eu amar tanto ler. Mas não é somente isso. Presentear com livros é algo especial demais - afinal, um livro é um objeto que perdura até por gerações. E você pode escrever uma dedicatória especial na primeira página e a pessoa toda vez que pegar o livro ou apenas vê-lo na estante da sala vai se lembrar de você na hora. 

Mas, dar presentes nem sempre é uma tarefa fácil - e se a pessoa não gosta de ler, encontrar livros para presentear pode ser ainda mais complicado. Por isso eu resolvi fazer essa lista com algumas dicas muito especiais de livros que servem tanto para quem ama ler, quanto para quem não tem o hábito - e que, claro, são livros interessantes e especiais, ótimos para uma verdadeira recordação.


Série Tesouros de Famílias

Quando a mãe de Elma Van Vliet ficou doente, ela percebeu que pouco sabia sobre sua história. Quem foi seu primeiro amor? Quais eram seus sonhos? O que ela fazia na juventude? Quais são as suas memórias? E, assim, Elma criou um caderno de perguntas para a sua mãe que se tornou o livro 'Mãe, me conta sua história?'. O sucesso foi grande e deu origem à série Tesouros de Famílias, com os livros 'Pai, me conta sua história?', 'Vó, me conta sua história?' e 'Vô, me conta sua história?'.

Esse é um presente perfeito para dia das mães/pais/avôs, aniversários, Natal... A edição preparada pela Editora Sextante é lindíssima, com capa dura, tornando o livro um presente ainda mais especial. E o melhor de tudo que é um livro que cria laços, fortalece relação e, um dia, acaba voltando para você como um presente ainda mais especial. ♥ 

Se quiser presentear, aproveita aqui:

Livro de marcar livros & Livro de marcas filmes



Lançado pela Verus, esses dois livros funcionam como diário para livros e filmes - uma excelente opção de presente para quem ama ler e também para quem é cinéfilo. Assim, você pode marcar dentro dos livros suas frases preferidas, quando você leu/assistiu, suas opiniões e guardar todos esses regristros de recordação.

Listografia

Quais foram os melhores presentes que você já recebeu? Os lugares mais estranhos onde já fez sexo? As coisas que mais irritam você? Seus momentos mais embaraçosos? Os lugares que adoraria conhecer? Essas são algumas das perguntas que compõe o Listografia - uma forma diferente para qualquer pessoa escrever a sua própria biografia :)




Uma Pergunta por Dia

A posposta do livro 'Uma Pergunta por Dia' é criar um diário de recordações sobre coisas simples à profundas da vida. Cada página contem uma pergunta para cada dia do ano e 5 espaços para serem preenchidos com as respostas ao longo de 5 anos. Perguntas como "as pessoas podem mudar?" ou "o que você está lendo no momento?" e "para onde você quer fazer sua próxima viagem?" são encontradas ao longo dos 365 dias - e assim você pode criar registros sobre seus planos, sonhos, pensamentos, convicções e estar sempre refletindo sobre como mudou ao longo dos anos.

Além disso, a Intrínseca também lançou uma edição especial para mães para um registro de autoconhecimento, descobertas e crescimento que as mulheres passam ao se tornarem mães. As edições são em capa dura e lindíssimas, perfeitas para presentear alguém (ou a si mesmo!).

Se quiser presentear, aproveita aqui:



O Livro do Bem & outros

Para quem ama livros com mensagens positivas, a série de livros lançados pela Ariane Freitas e Jessica Greco, do @indiretasdobem, é uma excelente opção de presente. Além disso, pode ser uma boa opção também para quem curte poesias no estilo de Instagram e quem ainda não tem o hábito de ler.

Compre os livros na Amazon:

Livros para presentear quem ama organização

Se você quer presentear uma pessoa que ama organização eu recomendo demais os livros da Thais Godinho, autora do Vida Organizada. São livros muito fáceis de ler, com dicas que podem ser adaptadas a diferentes realidades e com vários exercícios práticos.



E para organização da casa, também vale a dica da Marie Kondo (que, aliás, tem até série na Netflix sobre!).
 

Livros para mudar a vida

Eu acho muito difícil dar de presente livros de ficção, especialmente quando 1) a pessoa não gosta tanto de ler, ou 2) não sabemos muito sobre o gosto literário. Por isso, eu sempre acho interessante dar livros que podem ajudar de alguma forma a pessoa a mudar a visão dela sobre a vida ou que podem ajudar em alguma coisa no seu desenvolvimento pessoal. Dois livros muito interessantes que cumprem esse propósito são Mude seus horários, mude sua vida e A coragem de ser imperfeito.




Livros com boas mensagens 

Por fim, se você quer mandar um livro que são cheios de mensagens positivas e reflexivas, esses dois aqui também são incríveis! Super fáceis de ler, com textos curtos, mas cheios de sentimento - perfeito também para quem ainda não tem o hábito de ler!



E aí? Qual livro desses vocês gostariam de ganhar? E qual livro indicariam para a lista? Comenta aqui embaixo!



Se inscreva na newsletter e receba conteúdo exclusivo


9 Comentários

  1. Eu dei um dos livros do Indiretas do Bem pra minha mãe e ela amou demais, tadinha. Dei o Gratidão. Ela ficou muito feliz!
    Também acho que livrinhos tipo aquele Extraordinárias: Mulheres Que Revolucionaram o Brasil dão super certo pra dar de presente. <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lex
    Eu queria era ganhar presentes KKKK Poxa, por que ninguém me dá?? Eu super compraria esse Uma pergunta por dia, parece bem o estilo de livro que eu gosto, só não sei se teria ânimo para escrever nele.
    Amei as indicações! Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ainda não li nenhum desses livros, mas iria adorar se ganhasse de alguém. Boas dicas :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Todos parecem tão legais! Eu aceitaria todos de presente kkkkkkk.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Sim, o melhor presente que você pode dar é livro. ♥ E amei as sugestões porque agradam a todos mesmo, pelo menos eu acho. Esse de uma pergunta por dia é incrível. Aliás, há séculos não preencho hehehe. E os livros do Insta do Bem são incríveis. Enfim, amei a sua seleção. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum desses mas queria esse uma pergunta por dia. Rola até fazer umas brincadeirinhas com as perguntas kkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do #SorteiodaAmizade no twitter; três livros, um ganhador

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lex!
    Adorei a ideia do post.
    Também amo dar livro de presentes.
    Sempre que sei que a pessoa gosta pelo menos um pouquinho eu dou livros.
    Tenho o Listografia e o Uma Pergunta Por Dia.
    Mas amei a premissa do "me conta sua história".

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Esses livros interativos são ótimos para presentear! Em 2014 eu estava tendo crises de ansiedade e eu tinha um amigo com o mesmo problema. Nós conversávamos e jogávamos juntos todos os dias. Eu sou uma pessoa que AMA presentear, ver a cara de surpresa e felicidade da pessoa não tem preço. Daí eu queria presentear esse meu amigo por ele ser tão legal e companheiro. Acabou que comprei dois exemplares de "Destrua Este Diário", um pra mim e outro pra ele. Conforme os dias passavam a gente dividia nosso progresso com o livro. Desafiar a nossa criatividade foi ótimo pra nossa ansiedade, e a gente fez isso juntos.
    Nessa mesma época ganhei da minha mãe o livro "Ansiedade - O mal do Século", esse que veio a ser um dos meus livros favoritos!
    Dei para o meu marido "O Livro do Bem" e dentre outros ele me presenteou com o "Uma Pergunta Por Dia", mas o último que pedi pra ele foi o "Adulta Sim, Madura Nem Sempre", tô esperando, haha.
    Como percebe-se, livros como presentes é comum na minha vida.
    Amei seu post, achei suas dicas muito válidas!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que legal essa ideia do livro de perguntas para pai, mãe e avó! Já quero dar de presente pra eles, mas o problema é eles responderem. Eles não são muito de ler livros só uma vez em nunca :( só se eu ficar com o livro atrás fazendo as perguntas e anotando, haha! Inclusive vou pensar seriamente nisso... ahhaha! AAAAA eu tenho esse ma Pergunta por Dia, ganhei da minha amiga de aniversário e uso até hoje, já tem 2 anos que uso ele. Não sei o que farei quando completar 5 anos :( acho que teria que comprar outro, hahaha! Poderia ter uma 2ª versão desse livro com outras perguntas. Também tenho esse O Livro do Bem, tenho o primeiro (da capa azul) foi o primeiro interativo que comprei quando vi em uma resenha, ainda não completei ele, as vezes abro em umas páginas aleatórias pra escrever, haha! Sou louca por esse livro da Marie Kondo, mas acho que minha irmã tem ele no Kindle, vou pedir emprestado, haha! Adorei todas as indicações de livros!!! Vou mandar esse post quando me perguntarem o que quero de presente de aniversário :P
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir