frases do livro o poder do hábito

O Poder do Hábito é aquele livro que a gente não pode ler sem ter em mãos post-it e marca-texto. Pelo menos a minha edição está toda marcada! Como sei que muita gente gosta de livros de desenvolvimento pessoal e esse é um gênero em expansão, resolvi selecionar algumas das melhores frases do livro O Poder do Hábito para trazer aqui!

Os hábitos nunca desaparecem de fato. [...] O problema é que nosso cérebro não sabe a diferença entre os hábitos ruins e bons, e por isso, se você tem um hábito ruim, ele está sempre ali à espreita, esperando as deixas e recompensas certas.
Hábitos especialmente fortes [...] geram reações semelhantes às de vícios, de modo que "o desejo evolui para um anseio obsessivo" que pode forçar nossos cérebros a entrar em piloto automático, "mesmo diante de fortes desincentivos, incluindo perda de reputação, emprego, lar e família". 
Muitos dos termos tratados nessa leitura são bastante técnicas. Mas O Poder do Hábito é aquele livro que tem MUITA pesquisa, muitos termos diferentes e científicos, muitos estudos... Não é uma leitura tão simples, exige bastante atenção para que você consiga compreender direito o que está sendo dito. Embora o autor escreva da força mais descomplicada o possível.
Há algo de poderoso em grupos e experiências compartilhadas. As pessoas talvez sejam céticas sobre a sua capacidade de mudar se estiverem por conta própria, porém um grupo pode convencê-las a suspender a descrença. Uma comunidade cria fé.
frases do livro o poder do hábito

Para que um hábito continue mudando, as pessoas precisam acreditar que a mudança é possível. E na maior parte das vezes, a fé só surge com a ajuda de um grupo.
Os hábitos angulares dizem que o sucesso não depende de acertar cada mínimo detalhe, mas, em vez disso, baseia-se em identificar umas poucas prioridades centrais e transformá-las em poderosas alavancas.
A autodisciplina tem um efeito maior do desempenho acadêmico do que o talento individual.
Para mim, essa foi uma das partes mais marcantes do livro. Nós muitas vezes nos focamos muito só no talento, achando que talento basta para sucesso. Mas mesmo as pessoas mais talentosas em algo (música, desenho, escrita...) precisam estar sempre treinando, praticando, aperfeiçoando. E isso exige muita autodisciplina para que você tenha constância e veja melhorias.
Força de vontade não é só uma habilidade. É um músculo, como os músculos dos seus braços ou pernas, e ela fica cansada quando faz mais esforço, por isso sobra menos força para outras coisas.
Conforme seus músculos da força de vontade se desenvolveram, os bons hábitos parecem transbordar para outras partes de sua vida.

Outra lição valiosa que eu consegui tirar dessa leitura foi justamente sobre a força de vontade, que não se trata apenas de um sentimento ou algo que você tem/não tem. Mas sim, que é algo que  você treina - e quando mais você coloca força de vontade em algo, mais você fica cansado. Sendo necessário, por isso, guardar força de vontade para o que realmente exige muito de você e que é a sua prioridade!

Gostou das frases do livro O Poder do Hábito? Conheça o livro completo!

frases do livro o poder do hábito


Há duas décadas pesquisando ao lado de psicólogos, sociólogos e publicitários, cientistas do cérebro começaram finalmente a entender como os hábitos funcionam – e, mais importante, como podem ser transformados. Embora isoladamente pareçam ter pouca importância, com o tempo, têm um enorme impacto na saúde, na produtividade, na estabilidade financeira e na felicidade.

Com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de trezentos cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas, o repórter investigativo do New York Times Charles Duhigg elabora, em O poder do hábito, um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte. Duhigg conclui por que algumas pessoas e empresas têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras o fazem da noite para o dia. Descobre, por exemplo, como hábitos corretos foram cruciais para o sucesso do nadador Michael Phelps, do diretor executivo da Starbucks, Howard Schultz, e do herói dos direitos civis, Martin Luther King, Jr.: “Eles tiveram êxito transformando hábitos. Todos começam com um padrão psicológico. Primeiro, há uma sugestão, ou gatilho, que diz ao seu cérebro para entrar em modo automático e desdobrar um comportamento.

Depois, há a rotina, que é o comportamento em si. Para alterar um hábito, é preciso modificar os padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Entendendo isso, você ganha a liberdade – e a responsabilidade – para começar a trabalhar e refazê-los”, diz o autor.

A prática é um dos segredos para a mudança: “Tarefas que parecem incrivelmente complexas no início, como aprender a tocar violão e falar uma língua estrangeira, podem se tornar muito mais fáceis depois de executadas inúmeras vezes. Maus hábitos, como fumar e beber demais, são superados quando aprendemos novas rotinas e a praticamos incessantemente.”

Há ainda, segundo Duhigg, os chamados “hábitos mestres”, capazes de desencadear uma série de reações no modo da pessoa organizar sua própria vida.

COMPRE O LIVRO AQUI.

E aí, você já leu O Poder do Hábito? Qual dessas frases você mais gostou?

Se inscreva na newsletter e receba conteúdo exclusivo


4 Comentários

  1. Esse livro deve ser incrível, eu quero ler.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros de desenvolvimento pessoal e autoajuda, mas eu não sei porquê, eu sempre via esse livro nas livrarias e ele nunca me chamou atenção. Na verdade, agora eu fiquei bem curiosa com ele apenas por causa do seu post, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. As frases são lindas e muito motivadoras!
    Deu até vontade de ler o livro. *--*
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro. Gostei bastante do seu post e dos trechos selecionados.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    ResponderExcluir