Como trocar livros no Skoob

Teve uma época da minha vida em que eu comprei dezenas de livros que nunca li - e poucos dias após comprar, já tinha perdido a vontade de ler. Resultado? Fiquei com uma estante abarrotada de histórias que eu não tinha o menor interesse em ler. E o que me salvou foi ter aprendido como trocar livros no Skoob.

Eu já tinha ouvido falar do sistema de trocas do Skoob anos atrás, e até tinha tentado uma vez. Porém, não deu tão certo e eu acabei deixando pra lá. Só que ao ver a minha estante cheia de livros que eu não queria ler e a minha lista de desejados só crescendo, eu resolvi investir em colocar meus livros para troca e tentar fazer isso dar certo.

E como deu! Toda semana eu conseguia trocar vários livros, mandando para outras pessoas os livros que não queria mais e recebendo em casa livros desejados.

Como eu sei que muitos outros leitores passam pela mesma situação e não fazem ideia de como trocar livros no Skoob (e muita gente nem sabe o que é Skoob!), resolvi fazer esse guia completinho para vocês. Espero que seja útil!

O que é Skoob?

O Skoob é uma rede social brasileira para leitores. Lá, você faz seu cadastro (pode usar Facebook para entrar!), cria seu perfil e vai organizando suas leituras: livros lidos, que está lendo, que quer ler, que deseja ter, que abandonou, que está relendo, que quer ler ainda esse ano... Aí você adiciona pessoas para ser seus amigos, entra em grupos com fóruns de discussões sobre determinados temas, acompanha lançamentos das editoras, participa de sorteios e troca livros.

Ufa, dá para fazer muita coisa no Skoob!

Como troca livros no Skoob?

Por ser uma rede social que permite você adicionar pessoas e conversar com elas por mensagens, você pode trocar de modo informal: mandando mensagem para alguém e perguntando se a pessoa tem interesse em algum livro que você está trocando e vice versa. Porém, não é aconselhado! Afinal, e se a pessoa não cumprir? Se ela só receber seu livro e não mandar o dela? E se o livro dela estiver em péssimo estado? Pois é, não há garantias desse modo.

O Skoob criou um sistema de trocas que se chama Skoob Plus. E vou fazer um passo a passo de como você pode adicionar os livros para troca, encontrar livros, solicitar e etc. No final, eu conto minhas experiências, ok? Vai acompanhando aí.

Adicionando livros para troca

Como trocar livros no Skoob

Primeiro você vai em sua estante de livros que você marcou como "tenho". Em seguida, clique no + que aparece quando você passa o mouse em cima do livro (se você estiver no computador). Então, clique no ícone de "troco". Se você estiver pelo celular, você acessa o livro, clica no + em azul que está ao lado da capa, clica em "mais opções" e em seguida e "organizar", adicionando seu livro como "tenho" e "troco". A imagem a seguir ilustra bem:
Como trocar livros no Skoob

Pode parecer algo complicado, mas não é! Você faz isso super rapidinho e de forma bem prática, então não se preocupa. Em seguida você vai acessar a página do Skoob Plus  e vai ativá-la (como no print abaixo). Assim que você ativar vai aparecer todos os livros que você marcou para trocar. E se você quiser, pode desativar temporariamente alguns livros para troca.

Como trocar livros no Skoob



Como funciona esse sistema de trocas?

Pronto, agora nós podemos falar exatamente do sistema em si.

O Skoob Plus usa um sistema de créditos que permite que você faz trocar. Cada livro pode custar $1 ou $2 créditos, isso depende da pessoa que colocou o livro para troca. Entende-se que livros que custam $2 são livros mais caros, edições mais difíceis de serem encontradas ou mais pesadas (custa mais para enviar).

Quando você se cadastra você não tem nenhum crédito, então você espera alguém se interessar por um livro seu para solicitar. Quando você aceita, envia e a pessoa recebe o livro, você recebe o crédito cobrado pelo livro. E assim vai constantemente a troca de créditos através da troca de livros!

Você vai pesquisando dentro dessa mesma página os livros que tem interesse e, se tiver alguém trocando o livro pelo plus, vai aparecer ali com a informação se é 1 ou 2 créditos. Aí você pode solicitar direto, se quiser.

Os livros estão em bom estado?

Depende!

Eu sempre peço antes de solicitar o livro, fotos. Afinal, depois que você solicita você "perde" seu crédito e só recebe de novo se a pessoa para quem você solicitou não aceitar o seu pedido de troca.

Então, eu sempre peço que a pessoa me mande fotos no WhatsApp e a maioria é bem simpática e envia :) Até o momento eu nunca tive muitos problemas com isso. Já recebi livros em estado perfeito, como se tivesse acabado de sair da livraria, já recebi livros com marcas de tempo e também já recebi livros bem velhinhos (mas foi avisado e eu estava consciente do estado do livro!).


Essa questão do bom estado do livro depende de como você lida com isso. Eu sou acostumada a comprar em sebo, então não me importo se o livro está amarelado, se a capa já não tem aquele brilho de livro novo...


É caro para enviar? Demora?

Esse era um medo enorme que eu tinha. Afinal, não ia querer mandar os livros se fosse R$15 ou mais, né? Porém, não é tão caro assim se você enviar como IMPRESSO. O preço é calculado pelo peso do pacote. Livros de 300 a 350 gramas, por exemplo, custa R$5,25! Mas se você for enviar com registro (que possibilita a outra pessoa ter certeza de que você enviou o livro), sai um pouquinho mais caro. Aqui você confere a tabela de preços dos Correios.

Quanto ao tempo, depende muito! Eu já recebi livro na mesma semana e já teve caso de eu demorar quase três semanas para receber o livro... Quanto a isso, é bom ter paciência! E, por isso, eu sempre envio com registro (mesmo sendo mais caro), pois tenho mais tranquilidade.

Minha experiência

Até hoje eu já enviei 12 livros meus e já recebi 9. Para mim tem sido uma experiência muito, muito vantajosa. Eu tinha livros que eu nunca ia ler e agora está na casa de pessoas que tem o interesse em ler essas histórias. Além disso, muitas pessoas são super simpáticas e gentis, enviando os livros com mimos, como marcadores e recadinhos! É bem especial ♥

Para mim, vale muito a pena trocar livros no Skoob e é algo que eu recomendo para todo mundo. Afinal, a mesma história que está parada na sua casa pode acabar encantando muitas pessoas por aí - e nisso a gente ainda economiza lendo!

Você já pensou em trocar livros no Skoob? Ou troca? Conta aqui embaixo!

8 Comentários

  1. Oi Aléxia, ótima postagem, eu já troquei muito livro no skoob, eu adorava!
    Basicamente consegui quase todos os livros da série Marcada, hoje em dia tenho lido mais no meu kindle mesmo!
    Deu uma nostalgia sua postagem...

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aléxia!

    Eu também gosto bastante de trocar livros pelo skoob, só tive uma experiência negativa, o livro chegou todo amassado, mas foi uma ocasião à parte, das demais sempre deu certo, é econômico, prático e bem bacana o esquema!! Adorei o seu post, muito bem explicado!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uau, que dica bacana Aléxia, não fazia ideia de que tinha como trocar livros no Skoob! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já fiz muita troca de livro pelo skoob, mas hoje em dia dificilmente faço :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá1 Eu tenho conta no SKOOB há muitos anos mas, há pouco tempo que me tornei assídua ao usar, esses dias estava procurando como trocar livros e achei incrível, amei seu post bem explicado.
    Eu acabei não tendo tempo de trocar livros e desistindo de fazer um sorteio no blog porque o custo estava acima do meu orçamento, então doei mais de 40 livros que tirei da estante.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Aléxia.
    Eu resolvo meu problema de livros parados na estante que não vou ler doando eles hehe. Como para mim é impossível ir até o correio postar o pacote, não consigo trocar, dai acabo dando mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma amiga que tem perfil no Skoob e faz troca. Eu tenho também mas não abro mão dos meus livros.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  8. Oi, Aléxia! Eu achei sua postagem super conveniente pra quem quer aprender a trocar por lá. Eu faço muitas trocas no skoob, mas vejo muitos problemas também e por isso não me empolgo tanto quanto antigamente. Mas é sempre uma boa opção pra adquirir livros novos.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir