podcasts literários

Um hábito que tentei criar em 2019, mas não teve muito sucesso foi o de ouvir podcasts. Eu até conseguir ouvir alguns, mas não com tanta frequência quanto gostaria. Então, isso também será uma meta de 2020. Mas, para conseguir cumprir eu resolvi separar alguns podcasts sobre livros para ouvir durante o ano que vem.

Afinal, eu já consumo conteúdo literário em diversos formatos: blogs, redes sociais, YouTube... Por que não também ouvir podcasts literários

Podcasts sobre livros em português

Quando eu tive essa ideia, eu pensei logo em treinar meu inglês.  Assim, colocava duas metas em uma só. Isso porque eu vi que tem muito podcast sobre livros incríveis em inglês e até então eu conhecia apenas dois em português.

Porém, conforme fui pesquisando por curiosidade podcasts literários no Spotify, eu descobri que tem muito brasileiro fazendo conteúdo de qualidade nesse formato também!

E, como vocês sabem que eu adoro compartilhar essas coisas aqui no blog, fiz uma lista de podcasts que quero conhecer mais em 2020 e ouvir com frequência. Vamos lá!

Rabisco - Podcast Literário




Eu resolvi começar pelo podcast mais recente que conheci e que também mais me chamou a atenção: Rabisco - Podcast Literário. Ele é feito por dois escritores, a Jéssica Balbino e o Tadeu Rodrigues, com episódios de 40 minutos, em média.

As temáticas do podcast me parecem ser bem específicas e, particularmente, eu gosto de me aventurar por coisas diferentes e que fogem do padrão. Então, me interessei bastante por conhecer esse projeto em 2020. 


Estudos Literários


Esse foi um verdadeiro achado! O podcast Estudos Literários analisa algumas histórias e obras, em projetos que - pelo que entendi - são de leitura coletiva. Não tem muitos episódios ainda, mas pelo que pude ver não é um podcast abandonado (teve um episódio logo no começo do mês de dezembro!).  

Eu achei a iniciativa super legal porque ele tem a intenção de ter um embasamento crítico, analisa histórias diferentes, fala sobre ficção e também teoria literária. Então, para mim que sou leitura e escritora, parece ser um podcast interessante de acompanhar :)

Curta Ficção



Esse é um podcast muito interessante para quem: 1) é escritor; 2) tem curiosidade sobre como as pessoas escrevem histórias. Tem episódio de meia hora até uma hora de duração, com a média em geral de 40 minutos. É muito bom para quem quer conhecer mais do mercado editorial, entender a profissão de escritor e desafios de escrever histórias. Vale a pena conhecer!

Quarta Parede Podcast



Link do programa

A proposta do Quarta Parede é bem bacana e interessante porque as meninas que fazem (Anna Lívia e Larissa Siriani) uma análise sobre histórias e personagens de ficção tanto de livros como também de séries e filmes. Tem como não amar e querer ficar ouvindo o dia todo? Pois, eu não vejo como não fazer isso!

Tem episódios sobre literatura nacional, tem de clássicos, tem jovem adulto, tem filme da Disney, tem Harry Potter... Tem de tudo!A média de tempo dos episódios é de 40 minutos à 1h

Clube do Livro por Antônio Fagundes


Link do programa


A Globo tem investido também em outras formas de conteúdo e, quem assiste televisão e novela, já sabe sobre esse podcast. Na novela Bom Sucesso, o Antônio Fagundes interpreta o personagem Alberto, que é dono de uma editora e um apaixonado por literatura. Acontece que Fagundes também ama ler! Então, eles uniram o útil ao agradável e criaram esse podcast super interessante!

O episódios são bem curtos, com uma média de 10 a 20 minutos, no máximo. Cada episódio fala sobre um gênero, por exemplo: Distopias; Livros que foram parar na TV; Literatura Nacional e etc. Me parece ser um podcast bom para quem gosta de ler, mas não tem o hábito ainda de consumir conteúdo nesse formato.


Por que ouvir podcasts? 

O podcast é um formato que está ganhando muito sucesso ultimamente e acho que veio para ficar, sabe?

Eu percebo que as pessoas tem cada vez menos paciência para assistir coisas no YouTube e esse formato permite que você ouça e consuma um conteúdo enquanto faz outras coisas. Por exemplo, você pode ouvir um episódio enquanto lava a louça, se arruma para sair, está dirigindo... Enfim, são muitas possibilidades e tem mais acessibilidade

Além disso, muitos podcasts estão em diferentes plataformas, como Spotify (que indiquei nesse post) e outros aplicativos de streaming. Ou seja, é gratuito, tem qualidade e tem variedade.


E aí, você já tem o hábito de ouvir podcasts? E quais são os podcasts sobre livros que você mais curte ouvir? Me recomenda mais aqui nos comentários que eu vou amar conhecer! E, além disso, quero saber se vocês também curtiriam uma postagem de podcasts sobre livros em inglês! :) 


Se inscreva na newsletter e receba conteúdo exclusivo


8 Comentários

  1. Oi, Lex!
    Eu adorei suas dicas, pra quem gosta desse formato acho que é muito útil. Não é meu caso, porque não gosto de poadcast, eu sempre fujo deles KKKKK Mesmo assim posso dar uma olhadinha futuramente pra ver como é.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lex,
    Adoro ouvir podcast, já anotei suas dicas e vou ouvir depois! Eu gosto muito de Harry Potter, inclusive escuto um podcast só disso, mas nunca achei um legal sobre livros em geral.
    Obrigada pelas dicas!
    Beijos
    http://www.queriaestarlendo.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lex! Tudo bom?
    Eu tô entrando na onda de podcasts agora. A Bibs ama um chamado My Favorite Murder, tá na listinha também. Esse Curta Ficção é MUITO elogiado, tô bem curiosa!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse formato é muito bacana, principalmente porque nem sempre sobra tempo para ler nessa correria danada do dia a dia, amei esses 5 que você selecionou! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Gostei das indicações, apesar de eu não escutar muitos podcstas. Acho que só escutei um até hoje.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Aléxia.
    Eu ouvi o do Fagundes por causa da novela confesso e gostei. Mas não sou muito fã nem de ouvir musica hehe. Acho que por isso também não gostei de audiobook.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Lex, que interessante sua listinha, eu gosto de podcast, mas geralmente escuto de futebol, não estava atenta a área dos livros também. Vou verificar e espero gostar de todos.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oii, eu nem sabia disso, mas uma pena eu não conseguir me concentrar ouvindo assim. Parece ser bem legal.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir