Livros que se passam na faculdade

Eu não sei vocês, mas quando se trata de romance eu adoro livros que passam na faculdade. Eu também leio bastante romance escolar, porém eu prefiro uma temática com personagens mais maduros e os outros enredos que envolvem esse período de universidade: novas amizades, transição para vida adulta, sair da casa dos pais...

Sempre que eu vejo que um livro se passa nesse momento, eu acabo tendo mais interesse em ler! A maioria desses livros que passam na faculdade se categorizam mais como New Adult (NA), que é um livro com a narrativa focada na transição da vida adulta, busca pela independência e etc. Geralmente, livros NA tratam de temas mais pesados, como depressão, sexualidade, problemas familiares, primeiro emprego, faculdade, medo do futuro...

Mas também entre os livros que passam na faculdade encontram um outro sub-gênero de Young Adult (YA), que normalmente tá mais comum entre os enredos que se passam na escola. O YA é uma ficção juvenil, tratando muito sobre primeiros relacionamentos, conflitos dentro de casa e os personagens normalmente tem entre 14 a 18 anos.

Mas, enfim. Tudo isso foi para falar que ao longo desses 12 livros que passam na faculdade teremos dicas de alguns que são YA, outros que são NA. Mas todos tem em comum o básico: são romances e os protagonistas estão na faculdade!

1. Fangirl, de Rainbow Rowell

Cath é a clássica menina introvertida que sofre com um pouco de ansiedade. Por isso, quando ela e sua  irmã gêmea entram na mesma faculdade, Cath tem um choque ao descobrir que Wren não quer compartilhar mais o mesmo quarto e Cath precisa agora dividir seu quarto com uma desconhecida - e aparentemente seu namorado que passa mais tempo no quarto das duas do que onde ele mora.

Esse é um livro super sensível que trata de temas tensos e pesados do começo da vida adulta. Fala sobre saúde mental, problemas familiares, dificuldades de mudança e adaptação... Porém, nada disso é falado de uma forma muito direta e dura, sendo bem sutil. E ainda tem um romance super gostoso que se desenvolve no alojamento da faculdade.

2. Lilían e Gregório e a Segunda Chance, de Denise Flaibam 


O primeiro ano de Lilian na faculdade foi conturbado: entrou em um curso que não gostava para agradar a família e manter seu posto de menina de ouro e pisou feio na bola com o Gregório, seu então namorado. Agora, Lilian volta para a faculdade, cursando o que ela realmente quer e tendo que encarar Gregório e descobrir se ainda resta uma segunda chance para o amor deles.

Esse é aquele livro que você quer devorar e não quer que acabe, sabe? Romântico, você consegue se apaixonar pelos personagens, torcer muito por eles, se identificar demais (especialmente quando às escolhas erradas e todo o medo que ronda essa fase da vida). Além disso, tem um certo "mistério" quanto ao que realmente aconteceu com Lilian e Gregório que move a história e nos faz querer chegar até o fim para descobrir tudo.


3. Boa Noite, de Pam Gonçalves

12 Livros que se passam na faculdade

Alina aproveita a chance de começar a faculdade, fazer novos amigos e sair da casa dos pais para ser uma menina diferente da que ela foi durante a escola. Assim, ela se insere em uma rotina de festas, bebidas e um novo mundo que a cerca. Mas quando mensagens sobre abusos e drogas na faculdade começam a ser divulgadas em uma página na internet, Alina não imaginava como poderia estar envolvida - e a diferença que sua voz poderia fazer.

Esse é um livro que tem romance na faculdade, mas que trata de temas muito mais relacionados ao começo da fase adulta - especialmente temas pesados. Tem um foco grande em personagens secundários, do grupo de amigos da protagonista. É um livro bem ambientado na faculdade e trata de uma forma jovem e leve dos temas dessa idade.

OU COMPRE O LIVRO FÍSICO

4. Os 12 Signos de Valentina, de Ray Tavares

Livros que se passam na faculdade

Os signos de Isadora e Lucas já indicavam que o relacionamento deles muito provavelmente não daria certo. Mas ela só descobriu da pior forma possível as traições do ex namorado. Ao começar a pesquisar sobre os signos que combinavam com o seu, Isadora tem a brilhante ideia de entregar como trabalho final da faculdade de Jornalismo um projeto sobre os 12 signos do zodíaco, onde ela relatará a experiência através de um blog.

Esse é um dos livros que passam na faculdade, mas um pouco mais para o fim da graduação. É aquele livro leve, divertido, com romance que conquista o coração de quem lê e faz você ficar querendo por mais! Vale super a pena especialmente para quem ama signos!

5. O Diário Secreto de Lizzie Bennet, de Bernie Su 


Lizzie é uma estudante de comunicação que usa seu vlog na internet como um trabalho de faculdade, onde mostra sua vida e de suas irmãs. Mas a sua vida começa a mudar completamente quando dois amigos ricos chegam à cidade. É nesse momento que Lizzie começa a se tornar uma figura pública e precisa lidar com sentimentos novos e algumas confusões...

Nessa releitura moderna de Orgulho e Preconceito, O Diário Secreto de Lizzie Bennet é um livro que compõe a história que vemos na websérie The Lizzie Bennet Diaries. Não tem como esse livro dar errado!

OU COMPRE O LIVRO FÍSICO AQUI!


6. Peripécias de uma Estudante de Moda, de Lydia Rayanne

12 Livros que se passam na faculdade

Susana acaba de ganhar uma bolsa para ser estudante de moda, só tem um problema... ela não entende nada sobre esse universo! Ao ingressar na faculdade, Susana precisa começar a adquirir rapidamente esse conhecimento e descobrir como esse mundo funciona, para poder melhorar logo a sua vida financeira. O que ela não espera é que todo o seu mundo vá mudar...

Esse livro faz parte de uma série que até o momento já está no 4º volume, acompanhando cada semestre da vida de Susana na faculdade. Ou seja, é super ambientado nesse universo e fala bem sobre o início da vida adulta, novas amizades, paixão... É aquele livro bem gostosinho de ler.

OU COMPRE O E-BOOK AQUI!

7. Sociedade Secreta: Rosa e Túmulo, de Diana Peterfreund

Livros que passam na faculdade

Amy é subdiretora do jornal da faculdade e espera ansiosamente pelo convite para fazer parte da sociedade Pena & Tinta. Mas sua vida muda completamente quando ela é convidada para fazer parte de uma das mais poderosas sociedades secretas, a Rosa e Túmulo. Ao ingressar na sociedade, sua vida muda para sempre e em breve ela terá que tomar a liderança de uma conspiração que envolve muito poder e pode destruir a sua vida pra sempre...

Para quem gosta de livros que passam na faculdade dos EUA e que tem todas essas histórias de sociedade secretas, drama, conspirações e etc., a série sociedade secreta (composta por 4 livros) é perfeita! A leitura flui super rápida e é aquele livro que você quer ler até o final.



8. A Bandeja, de Lycia Barros

Livros que passam na faculdade

Quando Angelina se muda de Petrópolis para o Rio de Janeiro, não imaginava que sua vida mudaria tanto. Morando em uma república, vivendo com uma colega desorganizada que tem hábitos bem diferentes dos seus e agora se apaixonando pelo seu professor de linguística, Angelina resolve entrar de cabeça em uma paixão que vai contra tudo que seus pais sempre lhe ensinaram...

Esse é o primeiro livro da série Despertar e trata de questões bem pertinentes relacionadas à vida na faculdade: novas amizades, dificuldade de convívio quando você sai da casa dos pais, novas paixões e interesses, mudança na sua identidade... Vale muito a pena ler!


9. Talvez Um Dia, de Colleen Hoover

Livros que passam na faculdade

Sydney está na faculdade, divide um apartamento com sua melhor amiga e tem o namorado dos sonhos. Até que descobre uma traição... De repente, a garota fica sem ter com quem morar e acaba caindo no apartamento apartamento de Ridge, um garoto que ela sempre via da varanda do seu apê e que é um músico extremamente talentoso. O único problema é que Ridge tem uma namorada...

Eu gostei bastante desse livro da Colleen, embora não seja meu preferido da autora. Ele não se passa tanto dentro da faculdade, mas a protagonista tem 22 anos, então temos bastante coisa sobre esse momento de começo da vida adulta. Além disso, tem aquela química incrível entre os dois e toda aquela aflição que somente Colleen é capaz de escrever, né?

10. Raio de Sol, de Kim Holdem


Kate nasceu em uma família problema, mas isso foi motivação para que ela buscasse sempre fazer diferença, buscando ver tudo pelo lado positivo. Quando escolhe a sua faculdade, ela resolve trocar de cidade e estado, indo viver em Minnesota. É lá que ela conhece Keller e descobre o amor - única parte da sua vida que ela nunca se atreveu a ser otimista. Mas, em meios aos sentimentos, tanto segredos dela, quanto dele começam a ser revelados...

Raio de Sol é aquele livro que você já sabe que tem que começar lendo com lecinhos do lado para secar as lágrimas que vão surgir. Então, se você gosta desse tipo de história... Já sabe, né?

OU COMPRE O LIVRO FÍSICO AQUI!

11. Paraísos Selvagens, de Camila Dornas


Olívia é uma jovem revolucionária nos anos 70. Em meio ao caos do país, soldados nos corredores da faculdade, livros proibidos escondidos, e a volta do seu ex-violento que busca por vingança, o que pode salvar Olívia?

Se você gosta de livro com contexto histórico (especialmente ditadura militar do Brasil), com certeza esse vai ser um prato cheio. Além de ser um dos livros que passam na faculdade, é aquela história que envolve muitos debates interessantes.

OU COMPRE O E-BOOK AQUI!

12. Como num filme, de Lauren Layne


Ethan e Stephanie não tem nada a ver, mas quando precisam fazer um trabalho juntos para a faculdade de Cinema eles resolvem fazer um acordo: Stephanie precisa de um lugar confortável e Ethan precisa de uma namorada de mentira. Quando começam a morar juntos e Stephanie precisa fingir ser alguém que não, a realidade se confunde exatamente com o filme que eles estão criando. Mas quando sentimentos surgem, vem a dúvida: isso é real ou apenas uma criação da própria mente deles?

Eu gosto muito de livros que passam na faculdade de cursos diferentes, como Cinema. Por isso, esse já tem um ponto comigo. Mas todo o enredo de namorada de mentirinha, morar juntos e etc. já me conquista bastante também. E se você gosta desse tipo de história, com certeza vai gostar!


Todos os livros que passam na faculdade:

  1. Fangirl, de Rainbow Rowell
  2. Lílian e Gregório e a Segunda Chance, de Denise Flaibam
  3. Boa noite de Pam Gonçalves
  4. Os 12 Signos de Valentina, de Ray Tavares
  5. O Diário Secreto de Lizzie Bennet, de Bernie Su
  6. Peripécias de uma estudante de moda, de Lidia Rayanne
  7. Sociedade Secreta: Rosa e Túmulo, de Diana Peterfreund
  8. A Bandeja, de Lycia Barros
  9. Talvez um Dia, de Colleen Hoover
  10. Raio de Sol, de Kim Holden
  11. Paraísos Selvagens, de Camila Dornas
  12. Como Num Filme, de Lauren Layne
Ufa, bastante coisa, né? Eu gostei muito de fazer esse post e espero que vocês tenham curtido também as dicas! Vocês já leram algum desses? E quais outros livros que passam na faculdade você acham que podem ser adicionados na lista? :) Comenta aqui embaixo!


Se inscreva na newsletter e receba conteúdo exclusivo


19 Comentários

  1. Oi Lex!
    Acredite, eu ainda não li todos os livros citados hahahah
    Pra mim os livros que passam em universidade são os melhores, porque eu AMOOOOOO esse universo, ainda mais por que me sinto na pele dos personagens, já que estava estudando até o ano passado.
    Eu só li 7 dos livros, e eu super amei Raio de Sol e Talvez um Dia, são os meus preferidos dos citados.
    Eu também indico as obras da Elle Kennedy, porque toda a série se passa na faculdade de Briar e é maravilhosa!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lex! Tudo bom?
    Chorei sim vendo Lílian aqui na listinha, obrigada por gostar tanto dessa história :')
    O Diário Secreto é meu FAVORITO AKJNFASUGBAUOBGSABGSA eu vivo e respiro por essa releitura, uma das melhores que já existiu.
    Não sei se tu costuma ler em inglês, mas, se sim, te indico I'll Meet you There! É quaaase na faculdade e tem um drama TÃO BOM, um casal tão maravilhoso que aaaaaa <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ai eu amo Talvez Um Dia, aliás, amo todos os livros da CoHo!
    Morro de vontade de ler esse livro da Pam, vive na minha lista de leitura <3.

    Beijão
    Leitora Cretina!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexia,
    Eu amo um livro que se passa na faculdade! KKKKKKKKK
    A série Amores Improváveis também poderia estar aí, tem esse universo e eu a adoro!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. mt bacana ver sua seleção de livros que se passam na faculdade, acho que qq um que passou por essa fase se identifica facilmente

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Eu AMEI essa lista! Amo romances e quase não li nada de romances na faculdade. Já vou salvar essa listinha para ir lendo. Arrasou nessa postagem!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Correndo para ler o livro Peripécias de uma estudante de moda!! Sou formada na área e quero muito ler, será que vou me identificar?
    Beijo grande,

    Marcelamirandadesigner.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Aléxia!
    Gostei do modo como você selecionou esses livros, embora não tenha lido nenhum deles (tenho o Fan Girl há anos e nada dele sair da lista do "pra ler".

    Quem sabe um dia, não é?

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  9. Adorei a seleção. Desses só li os 12 signos de valentina e adorei. Já anotei a dica dos outros, pois adoro essa temática de escola e universidade...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi
    desses ai eu li poucos livros, adoro histórias que se passam na faculdade e gosto muito do casal Lilían e Gregório, agora tenho muita curiosidade em ler FanGirl só leio resenha positivas desse livro.
    Gostei da listinha.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Aléxia.
    Eu já fui muito fã de livros que se passam na faculdade, hoje em dia não mais. Principalmente se for New Adult. Já li quase todos os livros citados na postagem. E amei ver o livro da Denise ali que amo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Eita, não li nenhum dos livros que citou. Preciso muito sair da minha zona de conforto literária. Já li muitos livros que se passam em escola ou faculdade mas faz tempo que não faço isso, estou pensando em fazer voltar a ler um pouco mais, principalmente YA.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  13. Só livros maravilhosos, tem vários que me deu vontade de ler. Estou na vibe de ler livros mais adultos, fases da vida kkk.
    Boa noite é um dos livros que mais gostei de ler no ano passado, a escrita da Pam é simples e gostosa, tenho vontade de ler os outros livros dela.
    Amei o post <3

    Beijos
    https://garotaeraumavez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lex! Eu amo histórias em ambiente estudantil e já li alguns da sua lista. Como Num Filme é lindo e Sociedade Secreta eu tenho imensa vontade de ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Olá, Aléxia

    Eu gosto bastante do gênero, mas não especificamente de histórias que são ambientadas neste cenário. Dentre os da lista li apenas Como Num Filme e gostei bastante. E amo os da Elle Kennedy, que não estão na lista mais são ambientados neste local.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Muito legal essa seleção *_* Fangirl e Lilían e Gregório e a Segunda Chance parecem bem legais ^^

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Instagram

    ResponderExcluir
  17. Confesso que não curto romances, mas sabe que esses livros parecem bem legais?!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  18. ''Paraísos Selvagens'' pareceu ser muito bom. Fiquei interessado em ler.

    www.malivros.blogspot.com

    ResponderExcluir