Livros de autobiografias inspiradoras para ler 2020
No desafio literário de 2020, em Janeiro a ideia é que a gente leia um livros de autobiografias. Eu coloquei no desafio autobiografias de pessoas que você admira, mas não precisa ser somente isso. Pode ser pessoas que você acha que são interessantes, que você tem curiosidade ou apenas uma história que queira conhecer mesmo.
Como me comprometi no post do desafio, todos os meses foi trazer uma lista de livros com referência ao tema do desafio de cada mês. E com esse mês, eu resolvi fazer uma lista de autobiografias inspiradoras para mim. Livros que li e gostei, ou livros de pessoas que eu admiro muito ou tenho curiosidade em conhecer mais a fundo.
Livros de autobiografias inspiradoras:
Minha História, da Michelle Obama
SINOPSE:
![]() |
448 páginas |
Em suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e com uma narrativa envolvente, Michelle Obama convida os leitores a conhecer seu mundo, recontando as experiências que a moldaram — da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo. Com honestidade e uma inteligência aguçada, ela descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas, e conta toda a sua história, conforme a viveu — em suas próprias palavras e em seus próprios termos. Reconfortante, sábio e revelador, Minha história traz um relato íntimo e singular, de uma mulher com alma e consistência que desafiou constantemente as expectativas — e cuja história nos inspira a fazer o mesmo.
-
Vou começar pelo livro que eu vou ler esse mês: Minha História, da Michelle Obama. Esse livro causou burburinho desde o lançamento e está entre os livros mais vendidos do ano, vendendo só esse ano 85 mil cópias no Brasil.
É um livro grande de 448 páginas, mas a edição da Sextante está lindíssima e, como eu tenho muita curiosidade sobre a Michelle Obama, estou ansiosa para ler!
Livros de autobiografias inspiradoras:
Prólogo, ato, epílogo, da Fernanda Montenegro
SINOPSE
![]() |
342 páginas |
Na turma de jovens que circulavam pela rádio estava Fernando Torres, que ela reencontrou nos ensaios da peça Alegres canções na montanha, quando começaram a namorar. Fernando largou a Panair, Fernanda largou a Berlitz, e o casal se entregou de corpo e alma à arte, paixão de uma vida. Constituíram uma família e realizaram juntos um sem-número de peças, ao lado dos principais nomes do teatro brasileiro. Em páginas de grande emoção, ela relembra os desafios de criar os filhos sobrevivendo como artistas; a busca permanente pela qualidade; a persistência combativa durante os anos de chumbo; a capacidade de constante reinvenção; o padecimento de Fernando; o inesperado sucesso internacional nos anos 1990; a crença na terra que acolheu seus antepassados imigrantes e a devoção por esse país.
Fernanda encarna o melhor do Brasil. Não surpreende que alguém que passou a vida memorizando textos tenha desenvolvido notável capacidade de rememorar com sutileza fatos ocorridos décadas atrás. A atriz que há anos encanta multidões em palcos e telas pelo mundo agora se mostra uma contadora de histórias de mão-cheia.
-
Outro livro que tem se tornado muito famoso é o da Fernanda Montegro. A famosa atriz que fez 90 anos em 2019, lançou uma autobiografia com um título icônico e que faz jus a sua vida! A Fernanda tem uma genialidade artística e é um ícone da cultura brasileira. Acredito que para quem a admira e também quem tem interesse em conhecer melhor a mente dos grandes artistas, vai se interessar muito pela história.
Livros de autobiografias inspiradoras:
Eu Sou Malala, de Malala Yousafzai
SINOPSE
![]() |
342 páginas |
Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã.
Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente. “Sentar numa cadeira, ler meus livros rodeada pelos meus amigos é um direito meu”, ela diz numa das últimas passagens do livro. A história de Malala renova a crença na capacidade de uma pessoa de inspirar e modificar o mundo.
-
Acredito que vale a pena a leitura para quem gosta de falar sobre luta de igualdade de direitos para homens e mulheres, entender melhor sobre a situação das meninas que vivem no Paquistão e, claro, conhecer a história de uma mulher incrível que lutou pelos seus direitos com muita bravura. Com certeza esse deve ser um dos livros de autobiografias inspiradoras que faz a diferença na vida de quem lê!
#GIRLBOSS, de Sophia Amoruso
SINOPSE
![]() |
248 páginas |
-
#GIRLBOSS era um dos livros de autobiografias que eu mais queria ler desde que a série foi lançada na Netflix, em 2017. Diferente da adaptação, o livro não foca tanto assim na vida da Sophia e nem mesmo passa por relacionamentos, amorosos nem de amizade.O livro é totalmente focado na trajetória profissional dela, contando sobre como ela cresceu com seu negócio mesmo antes de imaginar que seria possível transformar aquilo em uma empresa. A Sophia não é exatamente a inspiração na qual nos espelhamos, especialmente pelo começo de sua vida, mas é um livro interessante para quem gosta de estudar e conhecer mulheres empreendedoras.
Autobiografia, da Agatha Christie
SINOPSE
![]() |
568 páginas |
scolhendo os momentos e as experiências cuja rememoração lhe era mais prazerosa, esta contadora de histórias nata reflete sobre sua infância na Inglaterra do final da era vitoriana, sua juventude no período eduardiano, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial; a experiência de criar a filha única, os primeiros passos na carreira literária, o sucesso estrondoso que levou sua obra a ser traduzida em mais de cem línguas, a relação com as próprias obras e seus editores, as expedições que realizou a fim de acompanhar o segundo marido, Max Mallowan, arqueólogo catorze anos mais novo que ela. Como que numa conversa espontânea com um amigo, Christie revela pessoas e fatos que inspiraram alguns de seus personagens e enredos, o que estava acontecendo em sua vida enquanto escrevia determinado romance e também sua sensível percepção sobre um mundo e uma sociedade que, ao longo de sua vida, passaram por mudanças drásticas.
Destas deleitáveis páginas, repletas de ternura, emerge, sim, uma mulher madura e feliz, relembrando o próprio passado, mas sobretudo uma mulher ousada, à frente do seu tempo, que trilhou seu próprio e inusitado caminho, numa existência tão interessante quanto literariamente exitosa.
-
Como escritora, eu tenho muito interesse em conhecer mais sobre as histórias de grandes escritores e artistas em geral. Fiquei surpresa em descobrir esse livro e com muita vontade de lê-lo. Para quem também gosta da Rainha do Crime, acho que vale a pena a leitura.+ Livros de autobiografias
Os próximos livros foram que eu encontrei enquanto pesquisava para trazer mais histórias que possam interessar a mais leitores que querem participar do desafio, então vou deixar a capa e sinopse para vocês conhecerem ♥Enquanto eu respirar, de Ana Michelle Soares
![]() |
240 páginas |
COMPRE NA AMAZON
Mindhunter, de John Douglas e Mark Olshaker
![]() |
348 páginas |
Em detalhes assustadores, Mindhunter mostra os bastidores de alguns dos casos mais terríveis, fascinantes e desafiadores do FBI. Durante as mais de duas décadas em que atuou no FBI, o agente especial John Douglas tornou-se uma figura lendária. Em uma época em que a expressão serial killer, assassino em série, nem existia, Douglas foi um oficial exemplar na aplicação da lei e na perseguição aos mais conhecidos e sádicos homicidas de nosso tempo. Como Jack Crawford em O Silêncio dos Inocentes, Douglas confrontou, entrevistou e estudou dezenas de serial killers e assassinos, incluindo Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein. Com uma habilidade fantástica de se colocar no lugar tanto da vítima quando no do criminoso, Douglas analisa cada cena de crime, revivendo as ações de um e de outro, definindo seus perfis, descrevendo seus hábitos e, sobretudo, prevendo seus próximos passos. Com a força de um thriller, ainda que terrivelmente verdadeiro, Mindhunter: o primeiro caçador de serial killers americano é um fascinante relato da vida de um agente especial do FBI e da mente dos mais perturbados assassinos em série que ele perseguiu.
COMPRE NA AMAZON
Falando o mais rápido que posso, de Lauren Graham
![]() |
240 páginas |
COMPRE NA AMAZON
3096 dias, de Natasha
![]() |
224 páginas |
Tentei unir diferentes tipos de histórias de livros de autobiografias, de modo que possa agradar a diferentes gostos. Por exemplo, empreendedorismo, artes, saúde, suspense e mistério, comédia e etc. Claro que para participar do desafio ninguém é obrigado a ler nada disso e é por isso que quero saber de você: Qual outra biografia você indica ou tem desejo de ler? Comenta aqui embaixo!
*os links para compra na Amazon são patrocinados, de forma que o blog ganha um pequena comissão que é revertida para melhorias do próprio site :) Portanto, se você gosta do conteúdo e deseja que ele continue, por favor compre com nossos links ♥
5 Comentários
Oi Alexia,
ResponderExcluirAmei o post e me foi muito útil, já que esse ano estou no propósito de ler mais livros do gênero, na verdade começar, né já que até pouco tempo eu só lia romances. Alguns desses livros eu não conhecia, outros não sabia a que categoria pertenciam. Esse post é de utilidade pública. Parabéns pelo excelente conteúdo. Bjs
Não sei se a leitura vai me prender, mas vou ver se pego algum desses pra ler, parecem títulos bem interessantes!
ResponderExcluir___________
- Conhece meu cantinho? Te encontro lá, hein?
Blog Meu Baú de Estrelas
Meu Canal no Youtube
Instagram
Twitter
Blog Bilhetes de Busan
Nossa, to babando pela biografia da Malala e Mindhunter tem séculos mas ainda não consegui ler. Não costumo ler muitas biografias não mas as poucas que li me marcaram muito então queria voltar a ter esse hábito. Obrigada pelas dicas.
ResponderExcluirAbraço,
Larissa | Parágrafo Cult
Oi, Aléxia
ResponderExcluirEu gostei da dicas mas eu não gosto de livros autobiográficos, acho que só li um até hoje e foi uma exceção, mas é o tipo de literatura que eu pretendo conhecer mais futuramente, até porque quero sair da zona de conforto.
Beijo!
https://www.capitulotreze.com.br/
Estou namorando a meses o livro da Michele Obama, essa mulher é inspiração pura, queria muito ser amiga íntima dela, te tanta coisa que podemos aprender com ela. Outras biografias que quero ler é da Agatha Christie, autora sensacional e o livro da eterna Lorelai que tanto amoooo.
ResponderExcluirAmei o post e a iniciativa. Boas leituras.
Garotaeraumavez.blogspot.com