Onze anos após o casamento, Lauren e Ryan percebem que já não vivem mais feliz há um bom tempo. Buscando uma solução para salvar o casamento, os dois decidem passar um ano separados sem qualquer contato, para descobrirem mais sobre si mesmos e, quem sabe, conseguirem voltar a viver juntos.

Título: Depois do Sim
Autor:  Taylor Jenkins Reid
Editora: Paralela
Páginas: 320
Ano: 2020
Nota: 4/5

No livro, somos apresentados a história de Lauren e Ryan desde o começo: quando se conheceram na faculdade, o namoro, os primeiros anos de casados e, por fim, o que os levaram a se separar por um ano. Vamos acompanhando também toda a trajetória de Lauren, nossa narradora, durante esse ano: a dor da separação, a busca por se reencontrar, novas paixões e hobbies, descobertas sobre si mesma e, por fim, a ressignificação de todo seu casamento.

"Não é interessante", ele diz, "quando a gente consegue se desvencilhar das expectativas de como a vida deveria ser e aceita as coisas como são?"

Taylor Jenkins Reid consegue escrever, ao mesmo tempo, um texto de uma forma tão simples quanto envolvente, que me fez grudar nas páginas do livro. Ao mesmo tempo em que você torce pelos personagens, você também quer entrar no livro e dar um sacode em cada um - mostrando o quanto a autora também consegue construir personagens reais, cheios de qualidades e defeitos quanto qualquer ser humano.

Para mim, o mais valioso nessa leitura foi o conjunto de ensinamentos sobre relacionamentos.

Lauren e Ryan são o exemplo claro do que o problema de comunicação pode fazer com um casal que se ama muito. Desde o começo do relacionamento, é perceptível que os dois possuíam dificuldade extrema em serem abertos e conversarem sobre tudo, falando especialmente de suas expectativas na relação. O que eles ocultaram um do outro foi justamente a razão que fez todo o amor ruir e a convivência ter passado a ser insuportável.

Só porque dá para levar a vida sem uma pessoa não significa que a gente queira isso.

Depois do Sim foi uma leitura que me deixou bastante envolvida, o que me faz considerar uma leitura muito rica, pois mexeu com minhas emoções completamente e diversos acontecimentos do livro acabaram gerando muitas reflexões.

Com certeza, recomendo para todo mundo que deseja ler um romance diferente, em que o começo do amor não é o ponto central da história, mas, sim, a sua reconstrução. 


2 Comentários

  1. Oi, não conhecia o livro, mas adorei conhece através da sua resenha.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Descobri este site essa semana e já estou adorando os conteúdos, são ótimos!

    Parabéns! 👏

    Meu Blog: Sonhei Com

    ResponderExcluir