boa noite de pam gonçalves

Boa Noite, de Pam Gonçalves, é um livro jovem adulto nacional que despertou meu interesse desde quando foi anunciado seu lançamento. No entanto, a história foi bem abaixo das minhas expectativas. 

Título: Boa Noite
Autor:  Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 340
Ano: 2016
Nota: 2/5

Alina sempre foi a boa filha, boa aluna, a garota que todos sabiam o que esperar. Mas ao passar para a faculdade e se mudar para a república, em outra cidade e longe da família, ela quer deixar a fama de "certinha" para trás e se redescobrir.

Com seus novos amigos na república e no curso de Engenharia da Computação, em que ela é uma das poucas mulheres cursando, Alina imagina que vai viver novas experiências, mas não faz ideia do que está por vir. De repente, diversas mensagens sobre assédio, abuso e drogas começam a surgir na universidade e Alina acaba se vendo envolvida em meio a tudo isso.


Quando Boa Noite foi lançado, eu tive muita vontade de ler. Sempre gostei das indicações literárias da Pam e a história dela me passava a ideia de que seria algo no estilo de Sarah Dessen (uma autora que eu AMO). Mas acabou sendo um tanto quanto decepcionante para mim.

Logo de cara eu achei os personagens muito superficiais e a história bastante corrida. Uma impressão que persistiu ao longo de toda a história. Não consegui me apegar muito a ninguém, pois os diálogos são rápidos e, em muitos casos, achei levemente forçado um certo humor.

Eu esperava que a história fosse mais elaborada sobre a Alina, especialmente com motivos claros do motivo dela queria ser essa pessoa tão diferente de quem ela sempre foi. Além disso, achei todos os outros personagens bem superficiais e ao longo da história vai surgindo umas problemáticas que não são bem desenvolvidas.

A impressão que me passou foi que a história foi escrita correndo e não dava tempo de aprofundar nos personagens, em suas características realmente, apresentando as coisas e não apenas contando. Claro que o lado positivo disso é que a leitura fluía com uma grande facilidade, mas quanto mais eu passava as páginas lendo rapidamente, mais vontade eu sentia de que houvesse uma conexão profunda minha com o que estava sendo escrito.

Do meio para o fim surge toda a problemática do assédio, abuso e uso de drogas que envolve a universidade e eu achei ótima a forma com que a Pam inseriu isso em um livro jovem adulto, mas confesso que também senti vontade de que as coisas fossem mais aprofundadas e não ficasse apenas na superfície. 

Foi um tanto decepcionante para mim. Eu realmente esperava uma história mais elaborada e aprofundada, especialmente considerando que todo o enredo era interessante e tinha muitos elementos para fazer dar certo. No entanto, a história foi - em minha opinião - corrida. Por isso, 2 estrelas. 

Compre 'Boa Noite', de Pam Gonlçalves:

11 Comentários

  1. Olá
    Então ser uma pessoa previsível é muito chato, entendo Aline, já até tentei não ser tão previsível, mas não consegui.
    Confesso que não achei esse livro interessante, porque você não deu nenhum ponto positivo sobre ele, mas se não tivesse isso sua resenha, e somente a sinopse me interessaria sim.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tive muita vontade ler esse livro e nem sei explicar os motivos.
    Talvez não tenha simplesmente me chamado a atenção.
    Agora lendo sua resenha não tão positiva, acredita que deu vontade ler? rs
    Eu adoro quando um livro não agrada a um leitor, sinal que sim, pode agradar a outro!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Você tem lido bastante os livros dessa autora, né? Acho muito legal e importante apoiarmos autores nacionais, ainda mais no seu caso, que a autora já foi (ou é? Não a acompanho mais) uma "colega da booksfera" hahah. Uma pena o livro ter te decepcionado, ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que não tenha funcionado para você, Lexi.
    A temática é super importante e necessária. Mas talvez tenha faltado algo para abordar melhor.
    Sobre a "rebeldia" de Alina, me pareceu solta e sem nexo

    ResponderExcluir
  5. Oiii Alexia

    Eu ja havia visto outras opiniões bem parecidas com a tua, por isso não quis conferir o livro, fico bem frustrada quando os personagens são rasos e dá a impressão de trama corrida, sem aprofundar realmente. Uma pena, a premissa do livro era boa. Tenho curiosidade em ler algo da Pam, mas vou deixar pra ler outro livro dela.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa amiga, na época que eu li gostei demais. Na realidade é o único livro da Pam que eu realmente gostei... Porque eu sou muito fã de livros que abordam a problemática do abuso sexual e questões de gênero, quanto é prum público mais jovem então... Acabou superando minhas expectativas, hahaha! É uma pena que você não tenha gostado tanto.

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tem períodos que eu dou uma bela sumidinha do mundo dos blogs e grupos literários, acabo sem saber de muitas novidades. Por exemplo, não tinha ouvido falar desse livro até agora, e já tem anos de lançado hein.. mas uma pena que você não gostou. Confesso que eu odeio a sensação de estar correndo, como se fosse dado a autora apenas um número exato de páginas e ela não pudesse ultrapassar.

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Sempre que posso vejo os vídeos no YouTube da Pam, mas não li nenhum livro dela.
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita dela, vou dar uma chance para esse livro. Mas vou sem expectativas porque já é a segunda pessoa que vejo que se decepcionou com esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii,
    Já tentei ler ele 3x e não fluía, desisti mesmo.
    Achei também os personagens e diálogos muito corridos e superficiais.
    O tema é interessante, mas não rolou pra mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oii!
    O único livro da Pam que li foi um conto e gostei bastante. Esse tenho ate interesse de ler mas só não sei quando. A premissa parece ser interessante e tal. não sou muito de ir com expectativas porque sei que irei me decepcionar.

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  11. Ola
    Conheço o trabalho da Pam como booktuber mas náo conhecia esse livro .talvez o fato de abordar varios assuntos problematicos na trama impossibilitou a autora de ir fundo nas questoes .Mas o livro possui 340paginas .náo é pouca coisa . Talvez se ela se concentrasse em um unico assunto o livro seria mais interessante

    ResponderExcluir