A Fúria e a Aurora, de Renée Ahdieh | Resenha #48
A cada nova manhã, uma família perde uma filha. O jovem Khalid, rei de Khorasan, o assassino, se casa com uma nova moça a cada novo dia para matá-la na próxima aurora. Mas quando a melhor amiga de Sherazade, Shiva, se torna mais de dezenas de vítimas, a jovem se oferece para ser a nova noiva do rei - não somente para sobreviver à aurora, como também para por um fim ao reinado de Khalid. A cada nova aurora, Sherazade seduz Khalid com novas histórias, garantindo mais um dia de vida. Mas a qualquer momento pode ser a sua última aurora.
Autor: Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Páginas: 336
Ano: 2016
Nota: 4/5
Inspirador em Mil e Uma Noites, a Fúria e a Aurora é aquele livro sedutor, com uma protagonista forte e um mistério que ronda todo enredo, as páginas fluem com facilidade em uma escrita poética, envolvente, fluida.
Neste livro, Renée Ahdieh nos conta uma história dolorosa desde o primeiro capítulo: a cada dia uma nova mulher é assassinada a mando do rei, sem nenhum motivo, nenhuma explicação. O que nos faz odiar desde a sinopse Khalid. Mas assim que somos apresentados ao personagem nos primeiros capítulos tem algo errado. Por que ele não parece ser um assassino tão cruel? Por que o leitor simplesmente não consegue odiá-lo?
Escrever resenha de livros desse tipo é sempre complicado, pois qualquer informação pode contar como um spoiler e estragar a experiência da pessoa que ainda vai ler o livro. Por isso, essa resenha vai ser um tanto quanto vaga em explicações sobre a história e mais acerca sobre as minhas sensações durante a leitura.
Quanto mais uma pessoa afasta os outros, mais evidente se torna a sua necessidade crítica de ser amada.
A minha incapacidade de sentir ódio, repulsa e nojo de Khalid foi o que mais me atormentou no começo da leitura. Afinal, ele é um assassino! Mas a dinâmica que há entre Khalid e Sherazade, as faíscas, os segredos, intrigas veladas, a conexão, o mistério, tudo isso faz com que o leitor desperte seu sexto sentido e saiba que tem algo a mais, claro que tem. E é esse algo a mais que me fez ler rapidamente o livro, enquanto eu me via envolvida em uma trama que a cada momento ficava mais intrigante.
O livro conta com alguns elementos fantásticos que são apresentados em pequenas doses e sem muita relevância até o final da história, quando tomam uma proporção de transformar todo o enredo. Mas o mais fantástico de toda a leitura para mim foi a capacidade da autora criar personagens misteriosos tão carismáticos e com um enredo entrelaçado.
Eu entendo como é difícil colocar o coração nas mãos de outra pessoa. Mas, se não fizer isso, como poderá realmente conhecê-la?
Embora alguns pontos da história sejam bem previsíveis, e o final que revela o mistério não seja tão surpreendente (embora eu mesma não tivesse pensado nessa explicação sabia que teria uma explicação), a história inteira consegue prender a atenção e envolver o leitor nos sentimentos dos personagens e nos acontecimentos da trama. Por isso, minha nota foi 4 estrelas - se fosse um pouco mais surpreendente, com um pouco mais de reviravoltas, seria 5 estrelas.
Mas esses elementos todos ficaram apenas nos últimos capítulos, com o final que me roubou o fôlego e me fez pensar que eu perdi alguma explicação no meio do caminho, despertando um desejo incontrolável de ler logo a continuação e descobrir imediatamente qual é o desfecho.
Leia também A Fúria e a Aurora:
Você já leu A Fúria e a Aurora? Comenta aqui embaixo se gosta desse estilo de livro!
12 Comentários
Oi Aléxia!! Eu amo demais esse livro, mas eu sou preguiçosa e até hoje não li o segundo KKKKKK Todo plot onde tem uma mocinha tentando matar o possível vilão, e acaba se envolvendo com ele, eu me interesso. Sou apaixonada demais!!
ResponderExcluirTenho que terminar o outro logo! Beijo
http://www.capitulotreze.com.br/
Oiii Aléxia
ResponderExcluirEu li essa primeira parte faz um bom tempo, e acabei esquecendo de dar continuidade e agora meio que desanimei por ja ter esquecido um monte de coisas na trama, ainda assim lembro que quando li o que mais me encantou foi a ambientação, eu adoro! A escrita da autora é boa, prende mesmo, e mesmo com seus momentos mais previsiveis, eu lembro que gostei bastante do desenvolvimento do romance.
Beijos, Ivy
www.derepentenoultimolivro.com
Oi, Aléxia!
ResponderExcluirNunca ouvi falar nesse livro, mas gostei da premissa!
O autor deve ser muito bom pra que o leitor não odeie o vilão! Já fiquei super interessada porque eu sou mais difícil nesse aspecto haha
Sua resenha ficou ótima e já estou seguindo aqui <3
Estante Bibliográfica
Oi! Eu li esse livro logo que foi lançado e amei, mas até hoje não li a continuação e acho que preciso reler para lembrar os detalhes. Pelo visto foi uma boa leitura, que legal! Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Olá, Aléxia.
ResponderExcluirEu comprei essa duologia em uma promoção. Mas acredita que desanimei de ler por conta de algumas resenhas negativas que li dele? Agora me deu vontade de ler novamente. Quem sabe eu leia nessa quarentena hehe.
Prefácio
Eu sempre quis saber a história completa de Mil e Uma Noites, então já coloquei esse livro na minha lista. Gostei muito da resenha!
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
OI Alexia, tudo bem? Na época do lançamento eu fiquei com muita vontade de ler, deixei pra depois e acabei esquecendo. Me parece que o universo que ela constrói é ótimo, adoro Mil e uma noites! Apesar da ressalva, mantenho meu interesse rs
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Eu lembro vagamente de quando esse livro saiu aqui. Eu quase não reconheci por causa da capa, que acho um tanto simples até. Um dia pretendo ler por conta do universo das Mil e Uma Noites e como a autora utilizou dos elementos.
ResponderExcluirBeijos
Balaio de Babados
Que dica de leitura mais interessante! Boa resenha!
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Oi Alexia
ResponderExcluirFiquei bem curiosa para ler. Vou colocar na lista para ler em breve.
Beijos
www.queriaestarlendo.com.br
Oi miga!
ResponderExcluirNossa, eu amo esse livro demais. Eu não consegui sentir tanta raiva do Khalid porque eu logo imaginei que teria alguma coisa por trás dos acontecimentos. Mas assim, realmente, ele não deixa de ser um assassino, né? Mas um trem que eu gostei o livro todo foi a dinâmica entre Sherazade e Khalid, é uma coisa de doidoooooooooooo. A forma como o livro termina faz a gente querer morrer, né? Espero que você consiga ler o segundo logo, affff.
Beiju!
https://www.roendolivros.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEsse livro é lindo, a capa é linda. está na lista de minha próximas leituras, espero mesmo conseguir ler em breve.
Gostei da sua resenha e concordo que é difícil escrever sem contar todos os fatos. E amo livros que tenham muitas reviravoltas ao longo do livro e não só nos últimos capítulos, acho que vou gostar desse já que o final podemos esperar uma surpresa.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/