Eu amo assistir filmes para estudar história! Comecei esse hábito em 2015, quando estava no pré-vestibular, e nunca mais parei. Acho que é uma forma muito boa de a gente conhecer sobre temas que, muitas vezes, passam batido e não conseguimos compreender bem. O melhor: tudo isso enquanto a gente relaxa e tem um pouco de entretenimento.

Foi pensando nisso que selecionei essa lista com filmes INCRÍVEIS de diferentes momentos da História. Tem filme da 2ª Guerra Mundial, filme da história do Brasil, da segregação racial dos EUA, e muito mais! Alguns desses filmes são mais marcantes, com o contexto histórico como foco, enquanto outros tem apenas um pano de fundo como contexto histórico.

Filmes para estudar história 

Moça com Brinco de Pérola (2003)

Passado no século XVII, o filme retrata a história da Gwen, uma moça holandesa protestante que é obrigada a trabalhar na casa do pintor Johannes Vermeer, um renomado pintor da época. Aos poucos, Johannes vai começando a prestar atenção em Gwen e faz dela a sua musa para a pintora do seu famoso quadro, Moça com Brinco de Pérola.

Esse é aquele filme que tem um contexto histórico muito grande, especialmente focado na arte da época. É uma história fictícia baseada em um quadro real e trata de alguns temas bem marcantes da época, como a divisão entre católicos e protestantes na Holanda.



Os Miseráveis (2013)

Na França do século 19, o ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido ao longo de décadas pelo impiedoso policial Javert por ter violado sua liberdade condicional, busca redenção pelo seu passado e decide acolher a filha da prostituta Fantine. 

Esse é um filme COMPLETO, mas um tanto dificil de assistir: tem uma história densa, muito drama e mais de 2 horas e meia de duração. Porém, vale muito a pena!



Filadélfia (1993)

Andrew (Tom Hanks) trabalha em um renomado escritório de advocacia, mas quando seus colegas descobrem que ele é portador de HIV, ele é automaticamente demitido. Andrew contrata Joe Miller, um advogado negro e homofóbico, para defender seu caso no tribunal contra o escritório no qual trabalhava.

Esse é um dos meus filmes preferidos da vida! Extremamente tocando, o filme inteiro trata sobre todo tipo de preconceito: homofobia, racismo... E o mais interessante é a riqueza da construção dos personagens, especialmente Joe, o advogado que sofre com racismo e é homofóbico. Além disso, o filme tem um bom contexto histórico.




Metrópolis (1927)
O filme de 1927, Metrópolis é um filme futurista que se passa em uma cidade dividida entre a classe trabalhadora e os planejadores/empresários. O filho do mestre da cidade se apaixona por uma profeta da classe trabalhadora, que prevê um salvador para mediar a diferença entre classes.

Esse é um clássico dos clássicos de filmes para estudar história. É um filme mudo e em preto e branco (afinal, é de 1927!!), mas muito bom de assistir e impressionante em vários aspectos. Recomendo demais especialmente para quem gosta de estudar sobre luta de classes.


Duas Rainhas (2018)
Com duas indicações do Oscar, Duas Rainhas tratam da disputa pelo trono da Escócia, no século XVI. Mary, ainda criança foi prometida ao filho mais velho do rei Henrique II, Francis. Mas quando Francis morre, anos depois do casamento, Mary sai da França e volta para a Escócia, na busca de retomar seu trono que está com sua prima Elizabeth I, Rainha da Inglaterra.






Guerra de Canudos (1997)
Logo após a proclamação da República, Antônio Conselheiro e seus seguidores tornam um movimento simples em algo grande demais. Com a ordem da Republica, militares são enviados para destruí-los. O filme é contado pela perspectiva de uma família que está envolvida com os seguidores de Antônio Conselheiro, mas que discordam em muitos pontos do movimento.




Guerra e Paz (1956)
Durante a invasão do exército de Napoleão à Rússia, a doce Natasha (Audrey Hepburn) se apaixona pelo conde Pierre Bezukhov (Henry Fonda), mas este se vê à mercê de um casamento de obrigações com a voluptuosa Helene (Anita Ekberg). Voltando do front, Andrei (Mel Ferrer), amigo de Pierre, recupera a alegria de viver ao se apaixonar por Natasha. Baseado no clássico romance homônimo de Leon Tolstoy.


Jackie (2016)

O filme trata sobre a vida da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy os quatro dias posteriores ao assassinato do presidente John F. Kennedy, o então presidente dos Estados Unidos.


Filmes para estudar história dos anos 60, EUA: Segregação Racial

Histórias Cruzadas (2012)

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.




A Vida Secreta das Abelhas (2008)

Após a morte da sua mãe e sofrendo com a violência do pai, a jovem Lily resolvi fugir de casa junto com a enfermeira Rosaleen, para uma pequena cidade na Carolina do Sul, que guarda segredos do passado de sua mãe. Lá, elas se hospedam com três mulheres negras que lhe ensinam tudo sobre apicultura, mel e Madona Negra.

O filme também se passa no período da segregação racial dos Estados Unidos, falando muito sobre racismo, mas também sobre violência e os direitos das mulheres. Sensível, a história trata de temas pesados de uma forma leve.


Filmes para estudar história da 2ª Guerra Mundial


A Vida é Bela (1999)

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Se você quer estudar 2ª Guerra Mundial e chorar muito: esse é o filme! Emocionante, a história tem um bom background antes e depois dos campos de concentração.





Olga (2004)
Um dos filmes brasileiros de grande sucesso de bilheteria, Olga conta a história da a militante comunista, alemã e judia Olga Benário que, ao ser encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixona e engravida de Prestes. Ambos são presos, mas aos 7 meses de gestação Olga é enviada pelo governo Vargas para a Alemanha Nazista.

É um filme muito marcante, que conta muito sobre esse período específico da história e especialmente para quem quer estudar sobre o Brasil. Quase 3 milhões de pessoas assistiram no cinema, quando lançou em 2004.





O Coração Corajoso de Irena Sendler (2009)

Irena Sendler foi uma assistente social polaca que durante a 2ª Guerra Mundial ajudou a salvar 2.500 crianças judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia. O Coração Corajoso de Irena Sendler é sobre essa história real.



A Espiã (2006)

2ª Guerra Mundial. Rachel Stein é uma linda cantora judia, que está escondida. Quando o local em que está é destruído por um bombardeio ela e um grupo de judeus decidem atravessar Biesbosch para chegar ao sul da Holanda, que já está livre da ocupação nazista. Entretanto o barco deles é interceptado por uma patrulha alemã, que mata todos a bordo com exceção de Rachel. A partir de então ela se une à resistência, adotando o nome de Ellis de Vries. Notando o interesse de um oficial alemão, ela se aproxima dele e consegue um trabalho. Enquanto isso a resistência elabora um plano para libertar um grupo de prisioneiros, onde a participação de Ellis será fundamental.






Adeus, Lênin! (2003)

A Sra. Kerner, uma comunista ferrenha, entre em coma pouco antes da queda do muro de Berlim. Ao acordar em 1990, a Berlim Oriental está bem diferente do que era. Mas, seu filho Alexander, com medo de como será a reação da mãe e as consequências em sua saúde ao descobrir o triunfo do regime capitalista, decide esconder o que aconteceu enquanto ela esteve em coma. Mas os problemas surgem quando ela decide começar a assistir televisão e Alex precisa recorrer à ajuda de um amigo diretor de vídeos.



E aí? Quais desses filmes você já viu? E qual adicionaria na lista? Comenta aqui embaixo e deixa suas dicas também! ♥



Se inscreva na newsletter e receba conteúdo exclusivo


15 Comentários

  1. Oi, Aléxia! Que post incrível, eu adorei!
    Eu gosto muito de assistir filmes sobre histórias, principalmente porque eu pouco me lembro sobre certos períodos, então aprendo muito com os filmes. Já assisti Os miseráveis e a Moça do brinco de pérola, duas obras me irritaram muito pelo que a classe trabalhadora sofria, mas o que eu menos gostei foi a história do quadro. Esse pintor me irritou horrores!
    Eu não gosto de filmes sobre a Segunda Guerra, eu prefiro mil vezes assistir um documentário, porque os filmes me deixam mega sensível. Nunca assisti A vida é bela mas minha irmã comenta muito sobre a obra. Também assisti O menino do pijama listrado uma vez na aula de História e sai de lá arrasada. Outro filme que eu gosto muito é A Outra, que conta a história das irmãs Maria e Ana, que acabaram se envolvendo com o Rei Henrique V, que também me deixou abismada com o final
    Haha, eu poderia ficar falando aqui por anos... realmente gosto muito desse tema!
    Amei as indicações.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey Lex! Tudo bem?
    Acredita que não li nenhum livro dessa lista? Preciso mudar isso já e seu post vai me ajudar muito com isso.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Se cuida e Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  3. Oi Lex, tudo bem? Que postagem maravilhosa! Amei! Eu me acabo de chorar toda vez que vejo Filadélfia e A vida é bela. Duas Rainhas eu gostei bastante tb, assim como Jackie! Aproveitei para adicionar A vida secreta das abelhas na listinha de filmes pra ver!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei a listinha, temas históricos é muito a minha praia!
    Eu AMO Os miseráveis, Histórias cruzadas, A vida secreta das abelhas e A vida é bela!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. quanta indicação INCRIVEL por aqui! eu amo filmes históricos, algo que nos faça aprender algo sobre algum período, a maioria desses que vc indicou eu já vi e gostei muito, valem mesmo a pena assistir

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Alguns filmes eu vi e me comoveram muito, como Olga por exemplo que eu vi no cinema.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  7. Oi Aléxia, tudo bem?
    Eu amei essa lista, sério mesmo! Curto muito História e gostei da seleção de filmes, os temas são muito instigantes. Filadélfia foi, disparado, o que mais me causou curiosidade: além da época, o paradoxo de um advogado preconceituoso e que sofre preconceito ao mesmo tempo me fez querer conferir os desdobramentos da situação.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gostei demais das indicações, quero assistir todos que ainda não assisti, excelente post. Eu amo filmes que se passam antigamente, de época mesmo, aprendemos muito além de ser uma forma diferente de expressar arte.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita curiosidade em relação ao filme os miseráveis, jackie e duas rainhas.Mas com certeza os que vou assistir o mais breve possível será o da Olga Benário e a Guerra de Canudos. Estudar a história nacional é simplesmente incrível. Dá mais perspectivas para entender ainda mais o cenário atual. E pra completar, A vida é bela quebrou meu coração em mil pedaços quando eu era mais nova. Impactante.

    Mil beijos, @batomdamanda
    batomveermelhoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Aléxia

    Engraçado que história era algo tão chato pra mim, mas a medida que a maturidade vai surgindo a gente vai compreendendo a importância do passado. Já assisti alguns filmes aqui mencionados como Moça com Brinco de Pérola, Os Miseráveis, Histórias Cruzadas, A Vida Secreta das Abelhas, A Vida é Bela e Olga. Quero muito assistir Duas Rainhas!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Vários filmes desses eu nunca assisti e já estou mega curiosa. Já salvei a listinha toda.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Criei o hábito de assistir filmes e séries para aprender história desde muito cedo. Aliás, além dos meus professores de história e filosofia, meu professor de literatura também sempre indicava filmes. Fiquei tão craque nisso que mesmo hoje, assistindo filmes apenas com o objetivo de passar o tempo, eu consigo entender o contexto histórico deles e descubro o ano em que se passa o filme apenas por isso e as vestimentas, haha.
    Moça com Brinco de Pérola está na minha lista para assistir, e eu já vi alguns dos filmes que você listou. O único que eu ainda não tive mesmo coragem de assistir é A Vida É Bela, creio que vou cair em lágrimas com ele.
    Te indico O Sorriso de Monalisa, é um filme que fala sobre as perspectivas femininas nos anos 1950/1960, até tem resenha dele no blog ;)
    Beijo (de longe), Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  13. Assisti "METROPOLIS", vale a pena. Recomendo um atual, que assisti ontem, " JOJO RABBIT". A trama se passa durante a segunda guerra. É a estória de um menino de 10 anos que é fã de Hitler, e que quer fazer parte da juventude hitlerista. Ele acaba descobrindo que sua mãe esconde uma menina judia no sotão da casa. Recomendo.

    ResponderExcluir
  14. de todos esses, só não assisti ainda Adeus, Lênin!, preciso assistir...amo filmes históricos....tenho o habito de assistir pesquisando cada detalhe, o que é história, e o que é ficção, dentro da trama...

    ResponderExcluir
  15. Ótima lista! Desses só vi Metropolis, o único que não é exatamente histórico kkkk mas li Os Miseráveis e Guerra e Paz, fiquei curioso para ver as adaptações.

    Recentemente assisti ao filme Tatuagem (2013), tem como pano de fundo a contra-cultura e a repressão em Recife nos anos 70. Tem pra alugar por 6 reais na google play! Vale a pena, ótimas atuações, figurinos, enredo.

    ResponderExcluir