Há muito tempo eu já queria montar aqui no blog um desafio literário. Eu normalmente não consigo ler por pressão e, por isso, eu raramente participo de maratonas (quando participo, é só flopando). Mas eu queria montar algo que fosse divertido e fácil de conseguir acompanhar.

Por isso, criei um desafio temático por mês, sendo apenas 1 livro para ler a cada mês do ano. A ideia é que cada mês tenha seu tema próprio e a gente tente achar leituras que se encaixem dentro dos temas apresentados.





Como vocês veem, eu tentei seguir alguns meses com o calendário brasileiro, pois acho que seria bacana a gente tentar ler coisa de autor nacional e valorizar nossa literatura - seja clássica ou contemporânea, ok?

Então, fevereiro focando em carnaval; maio, por ser o mês das noivas, com uma temática nesse lado; junho por causa das festas juninas, pensei em focarmos mais no nordeste; setembro focar totalmente em literatura nacional por causa do 7 de setembro...

Eu sei que alguns meses serão bem mais difíceis que outros para encontrar livros, como no caso de fevereiro, agosto e dezembro. Porém, a minha ideia é fazer todo começo de mês (até o dia 3!) uma postagem com dicas de livros (pelo menos, 4 livros diferentes) que entrem na temática daquele mês, sempre alternando também os livros entre gêneros diferentes.

Por exemplo, em fevereiro eu já achei 4 livros, entre romance e comédia romântica e até mesmo fantasia. Aliás, se alguém tiver livros para indicar para o tema de carnaval, comenta aqui embaixo!

Além disso, ninguém é obrigado a participar todos os meses - nem participar de nada, se não quiser. A ideia do desafio é conseguir promover leituras fora da zona de conforto, viajando por temas diferentes e talvez fazendo com que a gente leia histórias que normalmente não leríamos. Além disso, não é obrigado a ler livros inteiros, se você achar contos que entrem nesses temas, pode ser também!

Durante o ano, estarei postando no Instagram do blog (@osdeliriosliterariosdelex) sobre o desafio: o que estou lendo, dicas de outros livros, repostando tudo que vocês postarem e me marcarem. E no Twitter (@lecalexis) provavelmente eu vou fazer o mesmo, mas com a diferença de estar fazendo diário de leitura do que eu estiver lendo.

É isso! Comenta aqui embaixo o que você achou dos temas e se ficou interessado em participar também. Ah, se tiver alguma dica de livro para o desafio literário de qualquer mês, não deixa de indicar também!

10 Comentários

  1. Oi, Aléxia! Eu achei maravilhosa a ideia e super apoio, só não participo porque eu não consigo fazer maratonas, acabo me auto sabotando porque nunca pego algo pra ler na pressão que nem você haha fico postergando e isso é chato, mas eu super gostei!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aléxia.
    Achei muito legal a sua ideia de maratona! Eu sempre tenho vontade de participar, mas acabo desistindo porque minha vida é muito corrida e fico com receio de não conseguir cumprir as metas.
    Boa sorte pra você e para todos que forem se jogar nessas leituras!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos 😘 !!

    Meu Blog: Apostando na Loteria

    ResponderExcluir
  4. Oi
    legal a ideia do seu desafio, também sou péssima com eles por não ser de fazer maratonas e quando faço é sem obrigação, espero que consiga realizar ele, seguindo seu instagram para acompanhar seu desafio.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alexia tudo bem? Muito bacana essa ideia da maratona. Pena que nem todos possam participar por motivos diversos não é mesmo. De todo modo a iniciativa por si só já é louvável. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Aléxia.
    Acho muito legal essa ideia de usar as festas temáticas para as leituras. Só não vou participar porque já estou participando de dois desafios nesse ano hehe. Boa sorte para gente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Lex, tudo bem?
    Adorei o desafio e os temas selecionados.
    Eu nunca entro nesse tipo de desafio porque não consigo lidar com a ansiedade de cumprir rs. Mas minha meta pessoal é sempre ler ao menos 1 livro por mês. ♥
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  8. OI Alexia.Bem legal o seu desafio.

    É bem difícil achar livros natalinos que se passam lugares tropicais mesmo.Eu até agora só li dois passados no Brasil.Um na verdade é um conto da Carolina Munhoz e não gostei muito e o outro foi "A mulher do Papai Noel " que é um infanto-juvenil que se passa tipo em uma cidade do interior .
    Mas ainda da tempo e deve ter alguns desse tipo por autores independentes no Kindle.
    O de carnaval eu pensei na mesma coisa,essa vai ser difícil.Você disse que encontrou alguns e eu acredito que é os mesmos que eu sei :um é "Noir Carnavalesco" e o outro é um da Luiza Trigo que o nome é "Carnaval " mesmo, mas não li nenhum dos dois

    Boa sorte com os desafios
    Beijão

    Mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  9. Adorei o desafio, mas não me arrisco pois tem algumas categorias que não curto muito.
    Ano passado eu fiz um parecido, mas era com os encalhados da estante.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  10. Oi Alexia
    Sou a louca dos desafios literários!!! cada um que olho quero seguir, mas haja tempo, né? Acho que não consigo participar de todas a categorias, mas algumas com certeza vou seguir e acompanhar por aqui. Desafios sempre me impulsionam a ler mais e sair da minha zona de conforto. Um grande abraço

    ResponderExcluir